terça-feira, 21 de julho de 2009

Bombeiros

A Associação dos Bombeiros de Vila do Bispo está colocada no centro da polémica. Nada que não se esperasse.
Inauguração do quartel marcada antes das eleições para a direcção da Associação e inauguração cancelada. Dava mais jeito para as autárquicas!
Nova inauguração marcada e nova inauguração cancelada. Mas parece que não era bem uma inauguração, era só a colocação de uma placa e a assinatura de um protocolo. A inauguração a sério ficava para depois. Mais uma voltinha, mais uma festa. E o povo a pagar.
O quartel está pronto. E é para usar ou não? Ou é para abusar? Parece que é mais para abusar e os bombeiros, que é o que menos interessa, que esperem. Bonito!
Depois sai um comunicado do PS. Culpas para lá, culpas para cá e a festa continua.
Uma tristeza. Uma vergonha. E a Associação não merecia passar por isto. Os “espertos” do costume fazem dos outros parvos. E há quem saiba e cale e consinta tudo isto. Como no passado e com os resultados que se conhecem.
Parece um jogo de espelhos. O Gilberto olha para o Adelino e vê-se ao espelho. E antecipa uma jogada. E o povo paga. Como sempre.
Desculpas e mais desculpas com as habituais trapalhadas burocráticas pelo meio.
Mas só há uma explicação para tudo isto – a partidarização das instituições. Nos Bombeiros não se sabe onde acaba a Associação e começa o Partido Socialista. Na Câmara não se distingue onde termina esta e onde começa o PSD. E à custa do dinheiro público lá vão fazendo a sua propaganda. Se um inaugura, porque é que o outro não deve inaugurar? Se um traz ministro, porque é que o outro não deve trazer? É o reino do vale tudo. Merecemos isto? Talvez. Pela indiferença, pela resignação, pelo medo, pelo consentimento.
Vamos permitir que esta pouca vergonha continue?
É por estas, e por outras, que criámos o MDI. Porque basta de caciquismo e do uso e abuso das instituições por parte do PS e do PSD.
Não nos limitamos a criticar e a denunciar as situações. Assumimos a nossa responsabilidade. Somos uma alternativa. Pela Positiva.

21 comentários:

Anónimo disse...

Li com atenção, a posição do MDI sobre a matéria,não podia estar mais de acordo, com aquilo que é dito...sei que o Adelino queria fazer a inauguração agora, mas os Bombeiros não iam ainda para o novo quartel...talvez só para o ano que vem...fazia jeito a festa ser agora,mais e talvez só para o interesse dele Adelino,um espertalhão com muita manhosisse, escola que tem refinado com a relação ao SR. Guilherme Rosadinho da Raposeira...mas sei também, que o Gilberto Viegas agiria diferente caso fosse um PSD que estivesse à frente...afinal, aqui o que lhes interessa aos dois é a sua vidinha...Bombeiros,são um mero meio para atingir um fim pessoal...será que o povo vai perceber isso??...eu por mim e pela minha e pelas minhas gentes,vou estar com o MDI,vou estar consigo com redobrada esperança,acredito na sua honestidade,acredito nas suas capacidades...e sei o quanto o Dr. José Deus ama a sua terra e o quanto respeita estas gentes...Que DEUS nos proteja,pois nós todos precisamos dessa protecção...Obrigado MDI.

Anónimo disse...

Esta maneira trafulha do Sr. Adelino avaliar os factos ou criar factos para se vitimizar desculpando-se com os restantes, não é próprio de alguém com verticalidade ou seriedade para ser presidente de Câmara, nem , provavelmente Presidente da Associação H. Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.
Pensemos com visão de futuro colectivo, e especialmente os sócios que também são eleitores no Concelho.

lx disse...

O MDI devia passar este comentário a papel e colocá-lo na rua.É preciso resistir a esta gente e acabar com a pouca vergonha a que se chegou.Esta gente é ignorante mas profundamente manhosa e em aldeias como este concelho vão tomando conta da vida politica e cívica como se os partidos fossem donos da sociedade.Forç MDI!!!

Anónimo disse...

CIDADÃO PREOCUPADO

Claro que também estou de acordo com o texto do MDI.

É uma vergonha o que se está a passar neste Concelho em relação ao episódio - Bombeiros, inauguração, cancelamento.

Parece mentira mas é verdade, mas aqui o mais grave vem da parte do Sr. Adelino.

Fazer a inauguração sem estar de posse das licenças correspondentes.

Vem alegar agora que a inauguração é uma coisa mas a utilização do quartel por parte dos bombeiros é outra. Ele disse que os bombeiros não iam pró Quartel novo depois de inaugurado. Se não iam então para quê inaugurar, com ministro e tudo o resto?

Não se percebe muito bem a história dos 170 mil euros que seriam atribuídos pelo governo?

Então se o Ministro viesse à Vila do Bispo, doava o dinheiro e assim não? Porquê?

Existe aqui algo muito mal explicado.

É pena que esta gente utilize a Associação Humanitária, para tirarem proveitos próprios, políticos e partidários.

A Politica e os Partidos deveriam ficar de fora, porque as pessoas responsáveis somente se deveriam interessar pela Instituição em si.

O Sr. Adelino e os outros, foram eleitos para os órgãos sociais da Associação dos Bombeiros.

Ninguém os obrigou.

Assim deveriam agir, apenas como dirigentes associativos e não como elementos de um Partido.

Está à vista que o Adelino, Presidente da Associação, apenas se preocupa com o partido e com a sua candidatura à Câmara Municipal e para isso utiliza os "Bombeiros" para se promover.

Por acaso ele já se preocupou com o real interesse da Associação?

Que é a Emergência, o combate a incêndios, etc... Não, não tem essa preocupação.

A Direcção dos Bombeiros existe para resolverem os problemas relacionados com o exclusivo serviço de Protecção e Socorro.

Os sócios e a população em geral, não sabem que no novo quartel, não existe ainda o gabinete das transmissões? Nada deste equipamento está instalado ainda.
No entanto ele queria inaugurar o quartel.

Também não sabem que a instalação eléctrica não está em condições.
No entanto ele queria inaugurar o quartel.

O Adelino disse na reunião de Novembro passado que houve um benemérito que doou à Associação a quantia de 20 mil euros para a aquisição de um GERADOR.

Os sócios e a população em geral, não sabem, é que eles Direcção já gastaram o dinheiro e não compraram nenhum GERADOR.

O que os Sócios e a população em geral não sabem, é que as ambulâncias estão quase no final das suas vidas, qualquer uma delas têm mais de 1 milhão de Km e já com 10 anos de vida.

O que os Sócios e a população em geral não sabem, é que o dinheiro proveniente da Bomba de gasóleo da baleeira tem servido para comprar mobiliário de luxo para o bar e para pagar a Estátua já apelidada por alguns como "Monstro de Ferro que faz doer os olhos".
Como se isso fosse uma prioridade.

O que os Sócios e a população em geral não sabem, é que o Corpo de Bombeiros já não tem capacidade de resposta face aos serviços que lhe são solicitados.
Aconteceu à bem pouco tempo com o Sr. da Fonte dos Monteiros, que pediu uma ambulância para ir a Lisboa a uma consulta e foi negada.
O mesmo aconteceu num café da Vila do Bispo, um Sr. sentiu-se mal, chamaram a ambulância, esta foi negada e só apareceu uma hora depois.

Estas preocupações são legitimas, e os senhores da Direcção não se preocupam com isso.

Anónimo disse...

Boas a todos. eles que nao se sirvam dos bombeiros para campanha politica. Que aja alguem que realmente ponha o quartel a funcionar pois o mais importante e os bombeiros estar nele e nao so uma mera inalguraçao do quartel. Pois se os altos dirigentes passasem la as noites no quartel velho je se preocupavam mais com o pessoal bombeiro. nisso peço a populaçao que abra os olhos e veijam o intereice do senhor Adelino.

Anónimo disse...

Mais uma pedrada no charco e desta vez bem grande. Nao e so da inauguraçao do quartel da Associaçao dos bombeiros que se trata. Mas tratamos deste precalço do Sr Adelino e companhia. Como e que e possivel marcar-se uma data pa-ra a inauguraçao primriro sem saber se tudo esta em ordem, depois se as entidades intervinientes ou convidados estao disponiveis ou nao para estar presentes. Isto e coisa de moços pequenos e nao de homens com barbas. Quanto ao resto se e necessaris a licença de utilizaçao ou nao compete ao Presidente da Camara justificar isso e esclarecer todas as acusaçoes que esta a ser alvo atraves do comunicado que nao e do P. Socialista e tambem nao e do Associaçao dos BOMBEIROS e de 4 ou 5 mafarricos que sob a capa e abusando do partido que pertencem tem e continuam a cometer toda especie de incurias e abusos. politizar a Associaçao e nao so tem sido a ideia de alguns orofessores do Sr ADELINO, que pela sua falta de sabedoria politica vai aceitando tudo o esses professores lhe impingem. Coitado Que grande candidato a Presidente da Camara e o que seria do Concelho de Vila do Bispo . Se estamoa mal tudo iria de mal a pior. Compete ao MDI ESCLARECER INFORMAR A POPULAÇAO DOS PERIGOS QUE TODOS CORREMOS.Concordo com alguem que diz que o comentario do MDI sobre a inauguraçao do qualter deve passar ao papel e ser distribuido como comunicado a populaçao do Concelho. Pela positiva , pela verdade pela competencia e por justiça iremos ganhar. SOMOS DO POVO E TRABALHAMOA PARA O POVO.

Anónimo disse...

A história do adelino nos bombeiros será, com toda a certeza, contada um dia com toda a verdade.O adelino tem utilizado os bombeiros em proveito pessoal como se comprovou com a bomba da vila,alterou o contrato existente,ninguém sabe com que beneficio para os bombeiros,mas conseguiu colocar a sua mulher que tem o nono ano como encarregada.Os seus sinais exteriores de riqueza,casa,carros,loja,adquiridos depois de estar nos bombeiros, também não são compativeis com o seu ordenado e da esposa,mais dúvidas surgem quando os custos do quartel vão para o dobro do previsto.A forma fácil e ilegal como se fazem alguns pagamentos a pessoas que por lá estão ou têm passado é um sinal de que é fácil desviar dinheiro,o contabilista deve saber do que estou a falar.Veja-se como o saraiva lá tem estado a receber dinheiro,mas há outros exemplos.É uma situação legal,mas estúpida,os bombeiros pagam há muito tempo o ordenado de uma psicologa não se sabe bem para que fim,sobretudo quando não pagam o gasóleo,não pagam o quartel,e muitas outras dividas que existem,por exemplo a casa onde vivia o encarregado da obra,o mendes está a arder com umas centenas de euros e são bombeiros que assumiram o compromisso de pagar,não é o mendes.Aliás,é curioso porque quem devia pagar era o mendes,mas o adelino disse ao proprietário que os bombeiros é que pagavam.Será que é alguma troca de favores? Portanto não só a embrulhada das ilegalidades do quartel,é a embrulhada completa,que um dia virá à luz tal como aconteceu na associação de pais onde fez a maior porcaria e de onde teve que ser empurrado porque não queria sair.Alguém vai ter que denunciar publicamente o ele tem feito.

Anónimo disse...

Que o MDI seja a diferença pela POSITIVA...com competência,com rigor,com sentido de justiça e dedicação a causas nobres...sem Partidos...pela nossa TERRA...mas para isso o MDI vai precisar de todos nós,do nosso apoio,do nosso contributo para um futuro mais risonho para todos....José Deus o nosso Presidente...Viva o MDI.

Anónimo disse...

Analisem as contas dos Bombeiros...talvez tenham uma surpresa...em nome da transparência,quem não deve não teme...onde foram gastos os 400.000 euros de trabalhos a mais??...talvez fosse tempo do sr. Adelino dar explicações??...parece que existe um saco azul??? quem sabe disto??...de muita coisa nem os outros da direção sabem. VERDADE PARA A OPINIÂO PUBLICA...Já

Anónimo disse...

Estou a gostar. Parece que começa a haver muitos interessados sobre o estado das contas dos bombeiros e naó só.Isto e bom sinal. Eporque todos desejam que a Associação progrida e melhoretodos os pretigiosos serviços que presta a população.Honra seja feita a todos os interessados, alias isto já devia ter acontecido ha mais tempo. A Associação tem tido pouca sorte com os presidentes das direcções que por ela tem passado. Muita conversa e obra zero. Favores compadrio etc etc. Como alguem atras disse aproveitamento pessoal . Vamos ao que mais interessa. Para se saber as continhas como estão e tudo o que se tem passado , o caso da bomba, o caso do gerador, ou melhor do dinheiro para o comprar, basta haver meia duzia de s-ócios que peçam aos serviços do Ministerioou aos Serviços do Ministerio Publico. Aqui fica a sugestão. Pela Positiva, força MDI. Tudo o que e necessario melhorar para bem do Concelho e do povo que nele vive ha que lutar custe o que custar para o conseguir, só na luta se vence só na pratica se convence, isto e dedicado ao amigo dr. Jose de Deus

Anónimo disse...

Se alguém ainda tinha dúvidas, fiquem sabendo que o comunicado do PS sobre a falhada inauguração do Quartel dos Bombeiros foi feito NAS instalações dos bombeiros e fotocopiado NA FOTOCOPIADORA dos bombeiros. Ou seja, para além de toda esta vergonha publicitada na imprensa nacional, são os bombeiros que, ainda por cima, andam a "financiar" a campanha do senhor Adelino.

Cidadã escaldada

Anónimo disse...

Isso é verdade, sempre assim tem acontecido.
O aproveitamento da Associação para fins próprios ou partidários é uma constante.
O fotocopiador e o papel A4 daquela Associação tem servido para o Sr. Adelino.
Pensam que as pessoas não sabem, mas as pessoas já vão abrindo os olhos, até altas horas da madrugado, já por diversas ocasiões lá estão no quartel a tratar assuntos políticos/partidários.
O que me espanta, são os próprios bombeiros que consentem com tudo isto?
Até quando?

Anónimo disse...

Soube que o senhor Adelino tentou passar para a comunicação social uma sondagem falsa em que ele ganhava a Câmara da Vila. He, he, he, he...

Cidadã escaldada

Nuno Rocha disse...

O sonho comanda a vida, felizmente ainda não se paga para sonhar! A realidade por vezes é dura. No mundo dos sonhos tudo é possível.

Anónimo disse...

A sede operacional da campanha do adelino funciona nos bombeiros,tudo o que foi dito nos comentários sobre o assunto corresponde totalmente à verdade.A do gigi funciona na câmara.Quando vocês tiverem conhecimento ds listas do gigi vão perceber 2 coisas:1- os funcionários da câmara que aguardam melhoria da sua situação profissional,por exemplo passar a efectivos etc.,vão aparecer nas diversas listas do psd(eu depois digo quais são,mas são muitos).Por esta razão é que o gigi queria aprovar em fim de mandato o novo mapa de pessoal(há 4 nos fez a mesma coisa).Mas as listas do gigi também vão ter gente a quem não foi atribuida casa no respectivo concurso,vamos ver se após a revisão que está a ser feita ao concurso estas pessoas das listas gigi vão ou não ficar com casa.Eu vou garantir desde já,e com todas as letras, que foram garantidas casas a pessoas que aceitaram ir nas listas do gigi.Portanto....

batwoman disse...

Agora vocês estão a ver. esta palhaçada toda de truques e contra truques à dimensão de um País!

Vá lá vai até a barraca abana!!!!

Anónimo disse...

tenho acompanhado este blogger do MDI desde o inicio e sei que tudo aquilo se diz do sr adelino soares com respeito aos bombeiros é verdade so que nimguem liga porque pensam que é so politica,mas a verdade é que so já são cerca de vinte bombeiros e porque são proficionais, os voluntários estão todos a meter carta para a reserva excepto dois ou tres,se tem duvidas perguntem individualmente a cada um voluntario e comfirmom que é verdade.
Mas voltando ao que intressa eu pessoalmente comcordo com alguem que já referio neste blogger uma auditoria as contas da associação e deveria ser o MDI a mandar efectuala uma vez que a camara municipal ou seja GILBERTO VIEGAS
não tem curagem,então deixo uma sugestão:todos sabemos que o MDI não é um partido politico e não sendo não tem finaciamento certo,então poderia ser criada uma conta bancaria para os intereçados em saber a verdade fazerem depositos para pagar a auditoria, e assim seria aqui publicda toda a verdade,e assim todos ficariam a saber aquilo que eu sei não é so politica não há mais ui ui...

Anónimo disse...

Cheguei para férias á vossa terra, Vila do Bispo,e tentei ir à praia do Castelejo, digo tentei, porque quando foi para estacionar o automovel, acabei por me ir embora, os carros já estavam estacionados na própria estrada até meio da subida.
Fui para a Cordoama, disseram-me que tinha uma estrada nova.
A mesma coisa carros a bloquerem a entrada no parque, bem! uma confusão que acabei por me ir embora, fui para Lagos.
Que ENGEHEIRO é este senhor que parece chamar-se Gilberto que quando manda fazer estes parques de estacionamento, não pensa nos meses de grande afluencia.

Anónimo disse...

Eu colocar o dinheiro pra outros fazer auditoria! há-de ser, desculpe mas essa eu não entro.há-de ser a vergonha na praça publica durante alguns anos que vai ser a auditoria! O meu dinheiro é mt pouco e mal chega para oferecer o que mais quero à minha familia! Nem pensar!o apontar o dedo serve perfeitamente e eu adoro apontar!

O 3º Candidato disse...

O "Anónimo 27 de Julho de 2009" termina com uma grande verdade "...apontar o dedo...", grande feito, sim senhor.

Tornar-se sócio, pagar as quotas, falar no sítio certo, participar na sociedade, etc, etc., tá quieto ó malandro.

Apontar o dedo, si señor, isso si.
Porém todos esquecem, QUEM APONTA UM DEDO AO PRÓXIMO APONTA 3 PARA SI E UM PARA "CIMA".

'Mas tirando isso, tudo bem...'

"El Chato"

Anónimo disse...

Houve uma reunião entre a Câmara Municipal e a Direcção dos Bombeiros.
Segundo se consta foram lá ditas umas certas verdades por parte da Câmara que o Sr. Adelino não gostou de ouvir.
E parece que os restantes elementos da Direcção não estavam ao corrente da realidade sobre os assuntos referentes ao financiamento do quartel e também sobre a suposta inauguração.
Sabe-se pouco dessa reunião, ouviu-se falar da boca dum director mas pouco.
Como não foi do agrado do Adelino, não existe comentários.
Funciona uma tentativa para que o Povo esqueça o episódio do quartel e tudo o que a ele está associado.
Não tem interesse positivo politico/partidário?
Até quando é que os demais Directores dos Bombeiros consentem na marosca?
Se forem compinchas vão ter que com ele responder.