sexta-feira, 24 de julho de 2009

A informação, a isenção, a mentira e...
o rabo de fora

O PS de Vila do Bispo tentou passar uma sondagem falsa para a comunicação social. Nessa sondagem o PS ganhava a Câmara de Vila do Bispo e o MDI não elegeria um único vereador. O mais grave nesta matéria, para além do “chico-espertismo” em desespero do senhor Adelino Soares — depois da vergonha que os Bombeiros de Vila do Bispo passaram por causa da falhada segunda inauguração do quartel — é alguma comunicação social ter publicado tal “sondagem” sem se ter preocupado em confirmar, como foi o caso do Canal Lagos.
O MDI soube entretanto que outros órgãos de comunicação social receberam a mesma falsa sondagem enviada pelo senhor Adelino, mas, ao pedirem a ficha técnica da sondagem (obrigatório por lei para a sua publicação), o mesmo senhor recuou.
O Canal Lagos publicou a falsa sondagem quando a recebeu, juntamente com o texto que o senhor Adelino enviou, como sendo “o mais recente estudo de opinião realizado no Concelho de Vila do Bispo sobre as próximas eleições autárquicas”, realizado entre os dias 6 e 8 de Julho à população do concelho de Vila do Bispo, e que daria a vitória ao candidato Adelino Soares. Mas Adelino foi mais longe. Dizia ele nesse texto que considerava estes (falsos) resultados “extremamente animadores e motivadores, para uma campanha que se afigura difícil e combativa, onde a desinformação por parte de algumas forças políticas e independentes vai tentar tudo para contrariar a onda positiva que agora se começa a formar junto da candidatura de Adelino Soares”.
Toda esta palhaçada só é possível com quem não está na política de forma séria. De que onda positiva está Adelino Soares a falar? A onda da mentira? Ou será a onda “positiva” em que se encontram os Bombeiros de Vila do Bispo perante toda a opinião pública do país? Bombeiros esses que o senhor Adelino usa para fazer campanha eleitoral, chegando mesmo a utilizar as instalações, o equipamento e o material dos Bombeiros para fazer os comunicados da sua candidatura à Câmara?

O MDI, assim que tomou conhecimento da publicação de tal “sondagem” fraudulenta, enviou um pedido de esclarecimento ao Canal Lagos (com cópia para toda a comunicação social) para que nos esclarecessem em que condições publicaram tal coisa. Assim que o fizémos, o Canal Lagos retirou imediatamente o artigo em questão e contactou-nos para prestar esse esclarecimento.

Quanto a alguma comunicação social regional algarvia, o que se nos apraz dizer é: o Movimento Democrático Independente tem pouco mais de 3 meses. Neste curto período criou um blogue — já com mais de 20 mil visitas — realizou acções de porta-a-porta e sessões de esclarecimento por todo o concelho, um jantar com mulheres apoiantes do movimento, um jantar de empresários, e até uma Festa Popular no 25 de Abril. O MDI tem estado em movimento, tem contactado com a população e pensamos já ser impossível, nesta altura, a comunicação social ignorar a existência deste Movimento de Cidadãos. Até porque durante todo este tempo enviámos informação, com bastante regularidade, sobre todas as acções, propostas e opiniões do MDI para toda a comunicação social regional e nacional.

É preciso lembrar que este é um Movimento Independente de Cidadãos, que não é suportado (nem economicamente nem estruturalmente) por nenhum partido político, e que para além de não ter direito a apresentar um símbolo no boletim de voto no dia das eleições, não tem sido tratado com isenção ou igualdade por uma boa parte dos jornais algarvios. Isto para não falar das manobras de diversão da oposição que envia boatos para a comunicação social (como aconteceu recentemente, em que enviaram para os jornais a “informação” de que o cabeça de Lista do MDI, José de Deus, tinha desistido em favor de outra pessoa).

Cabe-nos esclarecer a população que nos lê, no blogue ou nos — poucos — jornais que publicam notícias sobre nós, que o MDI ao longo destes 3 meses de existência enviou para os jornais nacionais e regionais muitas dezenas de comunicados, notas de imprensa, artigos de opinião e notícias. Em suma, a imprensa regional tem sido informada de todos os passos do MDI desde que se organizou como Movimento. Para além de todo o material de informação que tem circulado por todo o concelho como convites, manifestos, folhetos de informação, t-shirt’s, autocolantes, etc.
Ao contrário de algumas excepções de profissionalismo como O Algarve, Barlavento, Costa a Costa, Notícias de Lagos, Correio de Lagos, Observatório do Algarve (e o próprio Canal Lagos), não percebemos porque os outros jornais nos continuam a ignorar, apesar de receberem a mesma informação — como é o caso, por exemplo, do Jornal do Algarve e do Jornal Região Sul. Estes dois últimos jornais continuam, no entanto, a publicar, por exemplo, tudo o que Gilberto Viegas faz como presidente da Câmara e que, afinal, não passa de propaganda do PSD de Vila do Bispo. É estranho constatar que, anteriormente, estes jornais até falavam de José de Deus, muitas vezes baseados em rumores, sobre a sua possível candidatura pelas listas do PS. Desde que é público que José de Deus encabeça um movimento de cidadãos independentes, nem uma palavra sobre este candidato ou este Movimento publicaram.

Onde começa a isenção e acaba a informação? Vão continuar a ignorar-nos?
Quanto aos mentirosos, que lançam boatos e que tentam publicar falsas sondagens, o que vale é que deixam sempre o rabo de fora!

O Gabinete de Imprensa do MDI,
24 de Julho de 2009

(Nota: Este texto foi enviado, como habitualmente, para toda a imprensa)

30 comentários:

batwoman disse...

O fado dum coelho! Pra quê esta palhaçada? Realmente...que vergonha!

Anónimo disse...

Ora, pois! Muito bem! Quem fala assim, não é gago! Parabens pela coragem!

Anónimo disse...

Razão tinha o Zé de Deus quando dizia,na brincadeira, que ia levar o Delfino "Rufia" para adjunto. Para lidar com "borregos" destes só um pastor. Mas que não se esqueça da funda.

batwoman disse...

Porra, a onda positiva é nossa!

A ONDA POSITIVA É NOSSA!

ONDA POSITIVA É DO MDI...a onda positiva não do PS!!!!

Ai ai ai, que eu vou-me a eles...passa-me assim uma coisa pela mona e vou-me a eles! Acho que este ano vai haver porrada à moda da malta do centro/norte!

ai ai ai...tou-me a passar!

invejosos! Onda Positiva...olha queriam...

ehehehe

Anónimo disse...

Por esta e por outras eu já espero tudo deste Adelino.
Então o "garoto" anda a enganar a opinião pública com falsos boatos sobre sondagens?
Que Chico esperto.
Segunda inauguração falhada. Falhada sim, mas não é a segunda, porque o que consta já vai na quarta.
Eles fazem as patifarias, mas quem sofre são sempre os Bombeiros.
" Bombeiros de Vila do Bispo, alguns - que razões existem para que vocês estejam ainda a acreditar
neste tal de Adelino?
Gostaria muito que algum de vocês viesse a este Blogue e esclarecesse a opinião publica afim de perceber-mos.
Depois do que ele os tem feito sofrer, das vergonhas que têm passado por culpa dele, explicam-nos lá o porquê dessa paixão?

Anónimo disse...

Pois e ainda por cima esse chico esperto do Adelino está a planear demitir-se depois da direcção dos bombeiros para deixar as contas para os outros pagarem...

batwoman disse...

agora reparei, que faz o rabo do meu gato neste blogue?

eheheh
o meu gato faz malandrices também, mas depois atira-se ao chão com ar de desgraçadinho e pronto leva-me no bico e eu sou enganada. É do tipo engana-me que eu gosto.

Mas neste caso , em concreto não achei piada.

Isto tem de chegar às casas das pessoas.

Anónimo disse...

Nota. o sr Adelino esta a meter-se em problemas que ainda nao pensou e nao pensa no que tudo isso lhe pode custar. Eum irresponsavel tanto quanto sao todos aqueles que o incitam a cometer toda a especie de asneiras. Ha alguem que levantou o probleme do pedido de demissao da Direcçao dos bombeiros man-dando para os vindouros a responsabilidade que ele incoerentemente assumiu. Naturalmente que so um incauto e que se ira meter nesse sarilho sem primeiro pedir um auditoria as contas e a actividade nao dos operacionais mas sim a actual e anterior direcçao, Alias que ja alguem colocou a questao de ser pedida essa auditoria. Ninguem pode consentir que esses sugeitos andem a brincar e aoroveitar-se a seu bele prazer ds associaçao. Como todos sabemos a mesma palhaçada se passou com a associaçao de pais de onde o responsavel por tudo isso sr. Adelino Soares foi vergonhosamente posto fora. O Movimento nao pode ficar calado sobre as mentiras, falcatruas do sr. Adelino e dos seus acolitos. Chiça que belo candidato que o PS arranjou, sabera ele politicamente onde tem a braço esquerdo, ou o primeiro verso da I. Socialista. Ainda bem que foi criado um movimento de Cidadania para as autarquias de Vila do Bispo. Força Ze de DEUS.

Anónimo disse...

Sabiam que os 2 telemóveis do senhor Adelino (que ele usa para fins pessoais) são pagos pelos bombeiros?
Eu até costumo votar no PS, tanto para o Governo como para a Câmara, mas garanto-vos que desta vez, NEM PENSAR!!!

Anónimo disse...

AS FERIAS FORAM BOAS ! EU VOU AGORA,PAULA TU FASES MUITA FALTA NESTES DEBATES? Ó PÁ EU ESTOU PARVA PORQUE OS SERVIÇO DE FESCALIZAÇÃO NÃO FUNCIONÃO BEM PARA DODOS DA MESMA MANEIRA ?ENTÃO O GIGI PASSAVA ALI TODOS OS DIAS E NÃO VIA QUE ESTÁVAM A SER CONSTRUIDAS TANTAS GARAGEM LOGO 3 COM UMA BOA ARIA A MAIS QUE COSNTA NO PROJETO? PORQUE NÃO FOI O FESCAL VER E NÃO MANDOU APRESENTAR PROJECTOS DE ALTERAÇÃO DO EDIFICIO E CONTINUAVA A OBRA E TUDO SERIA RESOLVIDE DE BPA FÉ? SIM O GIGI PENSOU BEM COMO LHE FAZER AFOLHA O GIGI TÊM CORAGEM PARA TUDO MAS TAMBEM TÊM CULPA DESTA PALHASSADA TOUDA PARA TIRAR TRUFES POLITICOS SÂO OS DOIS IGUAIS FORA COM OS 2 E VENHA DE LÁ ALGUEM COM UMA CARA LAVADA E SEM ARRONGANCIA ? ENÓS POVO PRESISA DOS SOLDADES DA PAZ QUE É O QUE NÂO HÁ LA´MAS ISSO É OUTRA MUNDANÇA ? DIMESSÃO TUTAL DOS CORPOS PARA ACABAR COM TANTAS RATAZANAS QUE Á LÁ

Anónimo disse...

boas a todos e força mdi, força Jose de deus e não lhes dês tréguas...
em resposta ao anonimo do dia 24julho das 20:59h.
aqui não há paixão nos bombeiros, temos é o miudo Adelino L`presidente cubano que contratou um L`comandante do regime,que deu 100€ a 6 ou 7 dos seu acólitos para assim que tomem conhecimento de que algum bombeiro se manifeste contra o regime estes imformam o L´comandante que de imediato reune com o L´presidente cubano, mandam chamar os revoltosos e é feito um julgamento. Depois de lida a sentença fazem-se ameaças de despedimento, despromoções entre outras ameaças...
para resumir isto aqui nos bombeiros neste momento é como antes do 25 de abril,chiça está a chegar um dos que recebe 100euros....voltarei mais tarde se me safar ao regime... ;-)

Anónimo disse...

O drº José de Deus mostra aquilo que na realidade ele é onesto e serio aqui têm o isemplo, quando os outros andou com comunicados porcos sim sâo os dois iguais Gigi e Adelino o Zé fica no seu canto e penso e bem que poderá tirar alguns trofes desta boa postur´, sim é presiso as pessoas pensar bem no ratazana do gig que ele quer é dividir para vencer é presiso o POVO VER QUÊM VAI VOTAR SIM NÓS SAMOS ZÉ FORÇA AO HOMEM DO POVO??'

antónio disse...

Esse trunvirado ou triunvirato do ps-adelino,amado e gordo da raposeira- quando se juntam deve ser para dizerem uns para os outros:nós somos muito espertos! mas o que são é "chicos espertos".Tentar inventar uma sondagem para iludir os seus conterrâneos? que princípios são os destes indivíduos? passa pela cabeça de alguém que estes três indivíduos mesmo à sombra do ps,ou parte dele,possam ganhar a câmara? querem melhorar o concelho com o adelino? Espero que o mdi vá em frente porque deixar as possibilidades de escolha reduzidas ao gigi e seu staf. de lagos e aljezur e ao adelino,amado e gordo,seria um enorme sinal de pobreza deste povo.Espero que o josé de deus,o luis costa,o leal,o sebastião,o carlos ,o marques, o vidal e muitos outros que nâo sei o nome façam o sacrificio de nâo deixar o povo reduzido á escolha de um daqueles candidatos,seria um triste sinal do nível a que este concelho chegou.Obrigado pela vossa dedicação a esta causa!

Anónimo disse...

Na assembleia dos bombeiros foi votado favoravelmente um empréstimo de 250.000 euros para pagar as obras a mais que o Sr. Adelino mandou fazer sem estarem no projecto e por isso os bombeiros vão ficar com um encargo mensal de 4000 euros.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos. Queria dizer-vos que sou socialista e que me sinto envergonhado por causa desse senhor Adelino, que de socialista não tem nada. Se tinha alguma dúvida, com as últimas trapalhadas desse senhor já não tenho dúuvida nenhuma de que irei votar em vós. E tal como eu, há mais socialistas com o mesmo sentimento. Boa sorte a este Movimento de Cidadãos.

Anónimo disse...

Ora até que enfim que alguém veio falar na falta de isenção dos jornais! É verdade, sim senhor! muitos deles estão feitos com o poder, é um compadrio desgraçado! Há raras excepções como as que foram aqui faladas, mas de resto, eu tenho acompanhado: publicam tudo o que recebem do PSD e PS e o resto, népia!!!
Não admira que vocês se sintam discriminados. Um movimento independente de cidadãos tem sempre de lutar com muitas injustiças e discriminações. Força MDI!

Anónimo disse...

Já para não falar da falta de combustível na momba do porto da Baleeira que abastece os pescadores porque a Direcão dos Bombeiros (senhor Adelino Soares) não pagou as dívidas e provocou a paralisação da actividade da pesca em Sagres.
Nunca isto tinha acontecido até o senhor Adelino (rapazinho completamente irresponsável) ser presidente da Associação dos Bombeiros.
Por isso eu pergunto: como é que ele nos cartazes diz que vem fazer mais e melhor? Só se for menos e pior. Ora bolas, para melhor, está bem, está bem, para pior, já basta assim!
Nem os bombeiros nem os pescadores devem pagar pelas trafulhices do rapazote Adelino!

Cidadã escaldada

Anónimo disse...

Sabendo de antemão que dificilmente este comentário será publicado, escrevo-o na mesma para que se saiba que não é contando falsidades que se chega ao moínho!
Acusam o PS de publicar um estudo de opinião alegadamente falso mas, ao contrário do que disseram no blog, O PS pode provar os resultados e mostrar o referido estudo de opinião. Eu próprio vi esse estudo e lhes posso garantir que é verdadeiro. Mas também vi a sondagem paga pelo Sr. Sousa Cintra e vi os seus resultados.
Apesar de na realidade o Sr. Adelino Soares não ganhar nessa sondagem que vi, também é verdade que o MDi está em 3º lugar e a alguma distãncia do PS.
Reconheço que a tentativa de denegrir a imagem dos outros é fácil, mas não fica bem à vossa candidatura. Poderiam ir longe, mas assim começo a acreditar que é dificil. E os responsáveis pelo MDi bem sabem do que estou a falar!

Em vez de se tentar aproveitar politicamente os eventuais erros, talvez fosse bom trazer provas a público e se não as tiverem devem ficar sossegados e lutar pela positiva como dizem.

Anónimo disse...

O ps tramou-nos com esta candidatura do adelino,confirma-se e agrava-se o cenário que todos sabiamos menos o miguel freitas:o adelino não está preparado nem tem maturidade para ser presidente da câmara.À irresponsabilidade nos bombeiros,junta-se a mentira e espreteza saloia de enviar para os jornais sondagens falsas.Que pouca vergonha!Haverá alguem no concelho que acredite que o adelino está na frente das intenções de voto e o mdi não metia nenhum vereador? é para que todos vejam onde chega o mau carácter do rapaz.Perdeu completamente a vergonha por esta e por outras,passa os dias no seu horário de trabalho reunido com o afonso,o paulo josé, a gracinha, reunidos no gabinete da assembleia,a receber o ordenado dos nossos impostos.Quando não está com estes está com o gordo na esplanada da maria em horário de trabalho é claro.Um regabofe, uma pouca vergonha.O gigi também tem culpa no que se está a passar,pois a câmara tornou-se um local sem respeito pelos cidadãos e um local sem dignidade para aqueles funcionários que querem levar a sua profissão a sério,nunca vi tamanha desgovernação,está pior que no tempo do merlo,mas,estranhamente, o gigi vai voltar a ganhar as eleições.Miserável povo que não és capaz de aproveitar o voto para tentar mudar o teu destino.

Anónimo disse...

Dizia bem o anonimo que acusava o povo de não ser capaz de mudar o seu destino.Pensem nisto,já está em marcha a montagem de uma mega-tenda que deve ser para os fados,e os celeiros para que servem? com os milhares de euros gastos em tendas não podiam ter sido recuperados? tantos programas comunitários que tinham dinheiro para o efeito,mas não,ali estarão até cair porque o gigi não vai valorizar uma coisa que outros compraram .E este povo não vê? será cego ou definitivamente burro?

Anónimo disse...

Eu também sou socialista e também vou votar no MDI. Porque considero que esse é que é o voto útil, uma vez que o meu partido arranjou o pior candidato a esta Câmara. O Adelino não vai ter votos quase nenhuns. Ninguém acredita nele. Temos de nos juntar todos é contra o Viegas e concentrar num único Movimentos os votos que o irão derrotar. Os socialistas que votarem no Adelino vão estar a desperdiçar votos que poderiam servir para tirar o Viegas da Câmara. Pensem nisto.

Anónimo disse...

Uma resposta ao amigo anónimo do dia 25 de Julho de 2009 21:11 (que é provavelmente o próprio Adelino, não me espantaria nada):
Como vê o seu comentário foi publicado. Não porque ele valha alguma coisa, mas porque este é um espaço democrático e não temos nada a esconder. Diga-se de passagem que este é o único espaço político deste concelho de liberdade e pluralidade.
Então o caro anónimo diz que o PS pode provar os resultados dessa tal “sondagem”? ENTÃO PROVE!!! Deixe-nos aqui essa sondagem, mas não se esqueça da autoria, da ficha técnica e da autorização da empresa que a fez, ou seja, faça-o na legalidade!
Caso contrário, passarão a ser apelidados no concelho como MENTIROSOS!
Ficamos à espera! (ansiosos)

Anónimo disse...

"Então o caro anónimo diz que o PS pode provar os resultados dessa tal “sondagem”? ENTÃO PROVE!!! Deixe-nos aqui essa sondagem, mas não se esqueça da autoria, da ficha técnica e da autorização da empresa que a fez, ou seja, faça-o na legalidade!
Caso contrário, passarão a ser apelidados no concelho como MENTIROSOS!
Ficamos à espera! (ansiosos)"

ENTÃO AONDE ESTÀ ESSA CORAGEM?

UM SOCIALISTA PREOCUPADO

Pela verdade e pela Positiva

Anónimo disse...

Pescadores de Sagres estão novamente sem gasóleo...culpa da irresponsabilidade do Adelino...alguém que ponha termo a esta vergonha.chega das palhaçadas desse rapaz...uma vergonha para todos nós que as coisas não se resolvam...DEMITA-SE JÁ e deixe que alguém com juizo trate do assunto...os pescadores estão revoltados com o sr. Adelino,mas é também a boa imagem dos Bombeiros que fica em causa...DEMITA-SE sr. Adelino.

Anónimo disse...

O anónimo não sei das quantas já que tem provas pois então prove, que a gente pede desculpas...prove que depois de provado a malta cala-se e temos de fazer o pedido de desculpas publicamente e nos jornais!


Força antes eu se fosse a si fazia isso, alias era logo o que tinha feito. Tinha logo posto aqui as provas ali escarrapachadinhas e a malta tinha de se calar...

Ficamos à espera RAPIDAMENTE pois que uma calunia não deve ficar como verdade se é mentira.

Agradecia a rapidez da provação!

Anónimo disse...

Eu sou do MRPP e tenho uma sondagem em que o MRPP ganha a Câmara da Vila por unanimidade. Estes resultados são muito animadores e só provam as ondas positivas que existem na praia do Castelejo. Pronto! Tomem!

Anónimo disse...

Sondagem de ultima hora,confirma que o Adelino ganha a Camara e já tem equipa formada: ele será o Grande Chefe,o Almeida será o adjunto para a área das excurções e venda de rifas,mas dá sempre jeito ter o Almeida caso a Camara fique ingovernável com as dívidas,o Adelino pode sempre demitir-se antes da bomba rebentar e o Almeida assume para levar com os estilhaços...o Gordo será o assessor para o ambiente,pois é rapaz que faz bom ambiente em tudo onde está metido,mais ainda é pessoa muito respeitadora do ambiente,não joga beatas para o chão,nem faz obras de impermeabilização de solos clandestinas...terá o Gordo como adjunta para o ambiente e espaços verdes a Fátima Climaco, muito experiente a lidar com arvores especialmente PINHEIROS...o Gilberto de Sagres terá a pasta do Turismo,tratando-se de uma área tão importante só podia ser entregue a alguém tã inteligente e experiente como o Gigi da pastelaria...o Saraiva fica com a responsabilidade dos mercados dos ciganos,podendo ajudar nas vendas sem recorrer a altifalante...O Barbeiro fica com a área da imagem,podendo cortar o cabelo e aparar as barbas sempre que ache necessário...o Vitinho mais papista que o Papa,será o conselheiro-mÔr e terá a responsabilidade de puxá-los pa tráz sempre que fôr necessário...o cérebro será o Amado-nuno,fazendo pequenos intervalos para vender umas pranchas pelo meio...mas sempre de olho no inimigo,pois em terra de cegos quem tem olho é REI...sobre o resto da lista ainda nada sabemos,parece que o resto será por conta do Paulo-Zé e Assildo...Socialistas desde pequenos e que tal como o Gordo da Raposeira só estavam no PSD para disfarçar a coisa.,..Grandes homens de esquerda. Viva a miséria e a pobreza de espirito.

Anónimo disse...

deixem-se de alcunhas e de bocas foleiras | chamem as pessoas pelo nome | cuidado com os comentários que em nada vêm contribuir para a causa do mdi | sejam construtivos | queremos politica séria |

Anónimo disse...

Caro campanga anónimo de 25/7 Às 21.11
PAra si tão fervorozo defensor de que o que foi feito em nome do Partido Socialista é correcto, devo aquilatar se o mangerico sabe o que é ser socialista.
O Sr. sabe o que mandou publicar?
Tem noção da sua responsabilidade no processo?
Não se esqueça que foi enviado do mail do PS Vila do Bispo.

Desconheço os valores absolutos ou relativos da suposta consulta de opinião.

Mas o Sr. também desconhece as responsabilidades do que publicou.
E publicou o quÊ?

publicou, demagogia. Outra coisa não poderia sair de Si MEstre demagógico...

batwoman disse...

"deixem-se de alcunhas e de bocas foleiras | chamem as pessoas pelo nome | cuidado com os comentários que em nada vêm contribuir para a causa do mdi | sejam construtivos | queremos politica séria |

28 de Julho de 2009 15:30"

Eu chamo-o(a) pelo seu nome se me disser qual é!daaahh!