terça-feira, 29 de setembro de 2009

O rumo pela positiva

Durante a sua actuação no jantar de apresentação dos candidatos do MDI, Luís Represas disse: Sagres inspira!
Não posso estar mais de acordo. Existe algo de mágico e transcendente em Sagres. A luz do sol que é mística, o cheiro da maresia carregada pela quase omnipresente nortada, as cores do ar, das falésias e do mar que as abraça são elementos que incutem misticismo neste cabo do mundo. E há outros elementos que são indissociáveis de Sagres, embora, para os sentir e perceber, seja necessário estar sintonizado na frequência correcta.

Eu nasci em Sagres, na casa dos meus pais. Não fui nascer a nenhum hospital nem a nenhuma maternidade. E talvez nesse momento o meu sintonizador tenha captado essa frequência, que prevalece até hoje sobre todas as outras.

Não sei se devo chamar a isso um privilégio, mas é com certeza um privilégio viver em Sagres e poder sentir esses elementos 365 dias por ano.

Esse privilégio alimenta o sentimento de gratidão que tenho para com Sagres, gratidão essa que tento transformar em actos e atitudes concretas que divulguem Sagres, que preservem Sagres, mas, acima de tudo, que prestigiem Sagres.

Penso que, de certa maneira, tenho conseguido isso, nomeadamente através do meu trabalho fotográfico que venho realizando há alguns anos, sobre o vasto Património Natural que Sagres detém.

Entretanto, eis que aparece o MDI e com ele a proposta para encabeçar a lista para a Junta de Freguesia de Sagres. No início recusei pois não estava para aí virado — para as questões políticas. Mas, depois de alguma ponderação e análise, e de ter falado com algumas pessoas que vieram a integrar a lista candidata à Junta de Freguesia, resolvi aceitar o desafio. Porque, entre outras razões, é uma oportunidade de efectivar essa gratidão.

Tendo em conta a minha maneira de ser, estar e pensar, esta candidatura será uma candidatura de ruptura com o que até agora tem existido.

De ruptura, porque sendo uma candidatura de gente jovem, as propostas que são apresentadas reflectem uma maneira diferente de estar e pensar a realidade actual mas também problemas antigos que se arrastam há demasiado tempo.

De ruptura, porque é necessário resolver coisas que estão mal mas também coisas que não estando mal podiam estar melhores.

De ruptura, porque é necessário fazer mais do que apenas os serviços mínimos.

De ruptura porque não podemos ficar parados enquanto outros que nada têm que ver com Sagres, beneficiam dos nossos recursos e potencialidades sem nada contribuírem para o desenvolvimento da freguesia.

Por fim, resta-me dizer a todos aqueles que sentem e pensam Sagres como eu, mas também aos outros noutra sintonia, que no próximo dia 11 de Outubro, só haverá um rumo para Sagres: O rumo pela positiva. O rumo do MDI.

João Pedro Costa
Candidato MDI à Presidência da Junta de Freguesia de Sagres

4 comentários:

Anónimo disse...

O João Pedro vai ser um bom Presidente da Junta em Sagres! Força, MDI!

Anónimo disse...

Bom texto...meu caro João,espero que sejas capaz de marcar a diferença pela POSITIVA,que a Junta da Vila seja uma inspiração para vcs...também na Vila quando o Luis concorreu pela primeira vez muitas duvidas se levantaram...hoje as pessoas percebem o que ganharam com a mudança...eu voto em vcs...FORÇA MDI.

Anónimo disse...

Existem características que são raras na maioria das pessoas mas que o João Pedro tem: a honestidade, a lealdade e a vontade incondicional em dignificar Sagres e apoiar a sua população. Estas qualidades resultarão em grande competência se no dia 11 ajudarem o João a conquistar a Junta de Freguesia, tenho a certeza. E acho que os habitantes de Sagres o devem fazer porque é urgente mudar para melhor e porque são muito poucas as oportunidades na vida em que podemos realmente confiar em alguém. Força João, grande abraço de alguém que de longe, vê com esperança um futuro para Sagres.

Jorge

Anónimo disse...

Belas as palavras que traduzem o teu "estado de alma" em relação a esse espaço mítico e profundamente inspirador e verdadeiras as que revelam os teus propósitos. Um grande abraço PELA POSITIVA!

IC (Lagos)