domingo, 25 de outubro de 2009

Podemos fazer melhor II

Já aqui tínhamos feito um apelo aos visitantes (apenas uma semana após a abertura deste blogue) para que usassem as caixas de comentários num clima de intervenção política pela positiva (que é, afinal, o lema do MDI). Nessa altura removemos todos os comentários (mais de uma centena) e “começámos de novo”.
Pretendemos que este espaço continue a ser um espaço aberto à livre expressão de opiniões, à crítica construtiva, ao debate de ideias e à apresentação de propostas positivas. E que contribua para o aprofundamento da democracia e para a participação dos cidadãos.
Mas isso só depende do comportamento dos nossos visitantes e do tipo de comentários que aqui deixam. Apesar de a responsabilidade dos comentários ser de quem os produz, alguns desses comentários em nada contribuem (bem pelo contrário) para a criação de um clima de intervenção política pela positiva.
Pedimos, por isso, aos nossos visitantes que queiram deixar mensagens, que se identifiquem sempre que possível.
Apelamos à participação, mas responsável.

É possível fazer melhor.
Pela Positiva!

91 comentários:

Anónimo disse...

SENDO EU UMA PESSOA QUE COSTUMA ESCREVER NESTE BLOG MAS SEMPRE ANONIMO POR MOTIVOS OBVIOS, SOU FUNCIONÁRIA DA CAMARA E AGORA MAIS QUE NUNCA NÃO VOU DIZR O MAU NOME TALVEZ DAQUI A ALGUM O FAÇA MAS JÁ NÃO.
APOIO O MDI PODEM CONTAR COMIGO.NÃO ME IMPORTO SE NÃO PUBLICARAM O COMENTÁRIO.

Anónimo disse...

Concordo plenamente que haja pessoas para tudo, escondendo-se por de traz de um monitor causando um trabalho árduo aos moderadores.
Por outro lado fecha-se outra porta...
Como podem calcular há pessoas neste Concelho que têm medo de represálias e não vão falar.
( eu por exemplo... poderei perder o meu emprego e até alguns da minha família serem afectados, por isso vou usar o anonimato para este comentário).
Mais que nunca o Concelho está debaixo de pressão e com a experiência que temos sobre o que aconteceu nos Bombeiros etc...etc..
Agora ao fecharem esta porta também...muitas coisas vão acontecer sem nunca vir ao vosso conhecimento.
O povo vai-se sentir só e abandonado.
O blogue do PSD é e será sempre uma "coisa" fechada e só para dizer bem deles.( para dizer a verdade eu já estou a ter saudades do Gilberto. E eu não era o seu favorito nem ele o meu)
MDI peço-vos que tenham consideração com os que têm medo. EU por exemplo.
Há muita coisa nos bastidores que a oposição precisa de saber e este blogue era o único que nos ouviam.
Mais uma vez....NÃO A BOATOS...NÃO A COMENTÁRIOS OFENSIVOS..A VERDADE CRUA E CRUEL... para que a oposição possa averiguar e se informar PARA DE POIS ACTUAR.
Não sei se este comentário vai passar. Mesmo que não passe...ao o lerem ficam a saber o que a população está a atravessar.
POR FAVOR NÃO NOS CALEM.
Obrigado MDI

batwoman disse...

"só é livre o homem que liberta". Quem se cala perante a delação e o abuso está a inculcar o medo. Está a mutilar a sua liberdade e a ameaçar a liberdade dos outros. Ora isso é o que nunca pode acontecer em democracia."
" Agora e sempre contra o medo, pela liberdade."
(http://www.publico.clix.pt/Pol%C3%ADtica/contra-o-medo-liberdade_1300444)


Gente de Vila do Bispo, sois muito especiais!

Todas.

Não tenham medo.

Beijos.

Ana Paula

O 3º Candidato disse...

Se os Blogues serviram para o tempo de campanha eleitoral, com o propósito de ouvir a população, devem ser mantidos pela mesma razão: "Ouvir a população"

Esta é a opinião de um candidato eleito, embora por outra candidatura, mas que a partir de 11 de Outubro é um eleito para trabalhar em prol do Concelho de Vila do Bispo.

FLTB disse...

Boa Noite!

Existem muitas pessoas neste concelho que actualmente são funcionários da Camara e que por medo de represálias e possivelmente à perca do posto de trabalho, fazem imensos comentários aqui no blog do MDI e muito provavelmente no blog do PSD.
Não concordo sobre o que o comentário anterior diz sobre somente haver comentários que dizem bem do PSD e o resto ser banido, acredito sim que muitos dos comentários que são feitos no Blog do PSD, não sejam passados porque simplesmente não enriquecem e em nada diz respeito ao um concelho melhor!
Sou contra comentários que simplesmente banalizam todas as pessoas que passaram nesta campanha e que em alguma coisa fizeram com o intuito de melhorar ou contribuir para um concelho melhor, comentários que simplesmente servem de "bocas" desproporcionais...
Acho bem o PSD não deixar passar esses tipos de comentários, afinal quer-se um concelho melhor, ideias modernas e construtivas e não um "sitio" para se poder falar deste e daquele...

Não sou eu que modero os comentários do blog do PSD da Vila do Bispo mas se o fosse faria a mesma coisa assim como se o fosse daqui do MDI ou de uma outra força politica qualquer.

Estamos nisto é para que todos com os seus ideais levar o concelho a bom porto e não para simplesmente ser uma sala de "fofocas"...

Esta é a minha interpretação...

Força MDI
Força aqueles que querem um "Concelho com um Futuro Diferente"

Um abraço

Nuno Rocha disse...

Caso no futuro só seja permitido a publicação de comentários com identificação das pessoas, venho por este meio solicitar a todas as pessoas que por aqui passam, e que deixam presente aqui as suas dúvidas, opiniões, insatisfações e tudo mais, que, caso tenham plena confiança na minha pessoa que disponibilizo o meu email para que possam enviar os seus comentários para mim que prometo a todos o total anónimato.

Eu não sou politico e nunca o serei, apenas procuro estar ao lado das pessoas que como eu vivem os problemas deste Concelho.

Eu não temo nenhum tipo de represália, pois infelizmente estou desempregado e pior a nível profissional será díficil, e não só, pois acho, acredito e tenha plena convicção que a tudo o que se passa neste Concelho que influencia o bem a todos os níveis dos munícipes deve ser tornado público.

Respeito as pessoas que o fazem com medo dos efeitos secundários em relação aos seus comentários e por isso ao lado das pessoas que aqui vivem, aqui trabalham todos os dias procurando uma vida digna, eu Nuno Alexandre Ferreira Rocha quero estar com todos Vós e estarei ao vosso dispôr como meio intermediário para publicação dos vossos comentários.

Esses comentários terão que respeitar todas as pessoas, sem ofensas pessoais, sem usar palavras menos dignas, assim com toda a certeza irei enviar um a um colocando o meu nome.


P.S. Para quem não tiver confiança na minha pessoa, a solução será criarem um email sem identificação nenhuma.

Obrigado a todos

email: nunoalexrocha@gmail.com

batwoman disse...

Como não estive presente na tomada de posse, podem explicar-me o que aconteceu por lá pois soube que foi impugnada por vós.

batwoman disse...

Olá, é só para dizer que obtive já a explicação do ocorrido, pelo Carlos Costa.
Portanto estou perfeitamente esclarecida.
Obrigada.

Anónimo disse...

Eu tambem gostava de saber o porquê, se me pudessem esclarecer?

Anónimo disse...

Tambem gostava de saber o que se passou na tomada de posse?

Anónimo disse...

Eu tambem gostaria de saber qual é a profissão do Afonsinho neste momento na Camara Municipal e qual o horário dele e se tem um cartão para picar o ponto á entrada e saída?
Pois fui á Camara tratar de assuntos pessoais e encontro o Afonsinho de mão "espetada" para toda a gente.
Houve algum concurso para este lugar?
Peço as minhas desculpas mas estou muito confuso!e como sou um cidadão deste concelho com deveres e direitos, gostava de ser esclarecido.

batwoman disse...

Em Março deste ano nasceu na minha terra Natal, Moçambique, um Movimento.
O MDM ou Movimento Democrático de Moçambique. Fantástico a coincidência da data e da volta que este Movimento tbm está a dar lá pela minha terra, parece que está a colocar a Renamo para traz. Parece que a Frelimo se mantém, mas apesar de ser Frelimista tbm sei reconhecer a categoria deste Movimento e espero que saibam tirar tbm a arrogância que já deve existir na Frelimo dada a quantidade de anos no poder! NDN também com a designação de Moçambique Deve Mudar, tbm aqui nesta Vila se pretende que haja mudança. Alguma já houve eheheheh.
Beijinhos.

Nuno Rocha disse...

Município de Vila do Bispo

AVISO n.º33/2009

“PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONTRATAÇÃO DE 9 ASSISTENTES OPERACIONAIS
E 1 ASSISTENTE TÉCNICO NA MODALIDADE DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR
TEMPO DETERMINADO – TERMO RESOLUTIVO CERTO E DE 2 ASSISTENTES TÉCNICOS NA
MODALIDADE DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO ”

O Município de Vila do Bispo, ao abrigo do n.º1 do artigo 19º da Portaria n.º 83-
A/2009, de 22 de Janeiro, avisa todos os interessados que estão abertas inscrições, até ao
próximo dia 09 de Novembro de 2009, para contratação dos Assistentes Operacionais e
Assistentes Técnicos abaixo mencionados, conforme avisos n.º 19072/2009 e n.º 19073/2009,
publicados na II Série do Diário da República, n.º 207, de 26 de Outubro de 2009:

http://www.cm-viladobispo.pt/portal_autarquico/vila_bispo/v_pt-PT/menu_municipe/consultas_em_rede/Concursos+Admissao/Procedimento+Concursal+Comum/

Requerimento: http://www.cm-viladobispo.pt/portal_autarquico/vila_bispo/v_pt-PT/menu_municipe/consultas_em_rede/Concursos+Admissao/Requerimentos/Procedimento+Concursal/

Para mais informações deverá consultar a Secção de Recursos Humanos do
Município de Vila do Bispo, das 9.00 horas às 17.00 horas.
Vila do Bispo, 26 de Outubro de 2009.
O Presidente da Câmara
Adelino Augusto Rocha Soares

Anónimo disse...

estes lugares foram abertos ainda no tempo do gigi, conforme diz na publicação do diário da republica assinado pelo vice-presidente josé mateus.
as coisas continuam senhor nuno, e o actual presidente deu essa continuidade ou acha que se deveria anular o concurso?
os auxilares da acção educativa são uma obrigação legal uma vez que as funcionárias das escolas passaram a ser da responsabilidade da câmara e portanto...será a reintegração destas na autarquia.

Anónimo disse...

O Nuno limitou-se a dar conhecimento dos concursos para eventuais interessados, qual é o mal?
Olha eu não sabia e assim vou concorrer

Nuno Rocha disse...

Caro anónimo, coloquei aqui a informação para todas as pessoas que por aqui passam terem acesso a esta informação.
Visto que este blog é visitado por muitas pessoas pode ser uma boa forma de transmitir a informação.
E não acho que deveriam anular o concurso meu caro ou minha cara pois eu concorri a todos.
Não me deve conhecer de certeza absoluta, caso contrário nunca teria feito essa pergunta.

E pode baixar as armas pois eu não sou um alvo a abater, tenha calma e não pense que tenho intenções de prejudicar qualquer coisa.

Porque não se identifica, não vejo no seu texto nada que o possa prejudicar, por isso pode sair da sombra pois o sol já vai fraco.

Anónimo disse...

Caros amigos do MDI,fizeram uma campanha limpa,demasiado limpa,quase a roçar o puritanismo,a ingenuidade,em certos momentos deixaram a imagem de meninos de coro,agora vieram com restrições no blog,querendo que as pessoas assinem o nome,não vos chegava o poder de moderação e a possibilidade de cortar o que fosse ofensivo e pessoal...resultou daí que o vosso blog perdeu visitas,os comentários são quase inexistentes e os poucos comentários, parecem missivas natalicias,cheias de mensagens de paz e amor. Onde está a vossa coragem?Como pode o povo ver em vocês uma oposição firme? Como pode o povo sentir alguma proteção estando com vocês? Eu votei MDI,não estou arrependido,mas acho que o MDI precisa rever os seus métodos,assumam uma oposição construtiva,mas façam-no com firmeza e sem medos,assumindo as vossas posições com coragem.

Anónimo disse...

E o caro anónimo que deixou esta última mensagem sob anonimato é que está a assumir posições com coragem, com firmeza e sem medos? Então porque não deixou o seu nome? Ou afinal também não tem coragem nem firmeza e afinal também tem medos?
Se há alguma coisa que o MDI tem de explicar aos visitantes é o que que é que aconteceu afinal na tomada de poosse. Estou a estranhar tanto silêncio à volta deste assunto, ainda para mais quando os jornais já andam a dar explicações em que eu não acredito muito. Gostava de saber pelo próprio MDI o que aconteceu.

Anónimo disse...

Boa noite. A PAULA FOI ESCLARECIDA, MAS A MAIORIA DE NÓS E QUE VOS APOIAMOS APOIARAM NÃO SABEMOS O QUE ACONTECEU NO DIA DA POSSE NÃO SABEMOS SE O ZÉ DE DEUS É VEREDOR OU NÃO E NEM SABEMOS SE TUDO O QUE SE OUVE QUE SE FOI OU NÃO UM ACTO VERGONHOSO!
POR ISSO PEÇO QUE CONTINUEM A SER COERENTES E SEJAM VERDADEIROS E SE TIVERAM UMA ATITUDE TRISTE QUE ASSUMAM E PEÇAM DESCULPA. NOS ENTENDEMOS E SOMO CAPAZES DE PERDOAR.
OU ENTÃO EXPLIQUEM-SE E PERMITAM QUE CONTINUEMOS DE VOSSO LADO.
UM VOTANTE DO MDI QUE PREFERE SABER A EXPLICAÇÃO DO SR JOSE DE DEUS E NÃO DO COSTA.ÕBRIGADO.

Anónimo disse...

Eu estive na tomada de posse e penso que devem pedir explicações é ao BUZIO que não aceitou o requerimento do MDI para que naquele momento todo o povo tomasse conhecimento do que se passou, enfim, não teve a coragem de esclarecer as anomalias do processo TOMADA DE POSSE.
Pelo que sei, e sabem todos, o processo está em tribunal e ele irá decidir.
Era vergonhoso era se o MDI não tivesse a coragem de denunciar.
Eu por mim que votei MDI, confio e espero com paciência as conclusões de tudo o que se passou.

Ou querem já começar com irregularidades e tudo bem! e ninguem diz nada?

Ponham os olhos nos Bombeiros
que foi o "deixa andar" e deu no que deu!
Nada é vergonhoso quando se diz as verdades e quem não gosta de ouvir paciência, tape os ouvidos.

batwoman disse...

Bom dia gente linda!

Estamos a chegar a passos largos para o final de 2009.

Sejam tolerantes, solidários e invistam a vossa energia em coisas POSITIVAS!

Um abraço.

da amiga Ana Paula

Anónimo disse...

Ainda ninguem respondeu ao SR anonimo que esta tao interessado em saber o que se passou na tomada de posse. Ja alguem lhe respondeu que perguntasse ao Sr Busio. Mas tambem cabe perguntar tanto interesse porque nao esteve presente , ou sera que tambem nao soube que havia tomada de posse. Por outro lado devera esse amigo aguardar pelos acontecimentos ,porque com o tempo sabera o que se passou e as consequencias . Quanto ao resto os comentaristas sao livres de colocar ou nao a seu nome e eu acredito que nao o colocam por medo de alguem a nao ser que ainda haja por ai a caça as bruxas como se costuma dizer. continue amigo este espaço serve para se dizer as verdades e criticar aquilo que deve ser criticado para bem da transparencia e do bem comum. Ainda bem que o MDI criou este espaço aberto a todos quantos queiram colaborar. Qunto ao NUNO Rocha fez muito bem. De contrario os visitantes do MDI NAO SABIAM . FOI DE FACTO O eng. Gilberto Viegas que abriu o concurso agora veremos como vai ser.

O 3º Candidato disse...

Obrigado ao NUNO ROCHA e ao MDI.

Considero que a notícia tem todo o interesse.

Os Blogues que estão ao serviço da população do Concelho de Vila do Bispo devem servir para a divulgação e debate dos assuntos que aqui ocorrem.

Quanto mais um concurso, seja ele qual fôr, seja divulgado mais concorrentes podem concorrer e, embora o Juri tenha mais trabalho, tem também mais por onde escolher e que escolha os melhores profissionais para a área do ensino.
O tempo da divulgação por telefone, apenas para os amigos, felizmente, vai terminar, pelo menos enquanto existirem candidatos como o Nuno que, ao contrário de outros, mesmo sendo candidato divulga a todos.

É de pessoas com este espirito de saudável competição que o Concelho necessita.

FCortes

Anónimo disse...

pena que o blog nao sirva para esclarecer as tomadas de posse... pelos vistos é só para esclarecer "algumas coisas"...
o mdi deveria esclarecer o que é perguntado ou será que valeu a pena votar mdi.. começo a duvidar..

luis costa disse...

Ao que se nota, a atitude do MDI na tomada de posse tem suscitado muita curiosidade , o que se compreende ,pois está por explicar de forma pública e inequívoca. Neste momento quero apenas adiantar que do nosso ponto de vista houve irregularidades graves na convocação,nomeadamente foram aldrabadas datas em documentos essenciais por forma a que aparentemente se cumprissem prazos legais.O MDI procurou entregar no início dos trabalhos um requerimento sobre o assunto por forma a que este constasse em acta.O Presidente cessante não aceitou ouvir-nos, não recebeu o requerimento e mandou-nos para os tribunais.Esta atitude errada do Presidente da mesa teve como resposta do MDI o abandono da sala. Para nós o assunto não está encerrado.

Anónimo disse...

e foram para os tribunais ? e se foram o que acontesse a seguir? sou um ignorante nestas coisas preciso que me informam.

Anónimo disse...

Agora é esperar e ver, penso eu.
Mas com a justiça que temos...!
Sinceramente espero que se faça justiça e que tudo fique bem claro, ou seria um péssimo começo (quero dizer mais um).

Anónimo disse...

Nos últimos dias, o MDI tem sido pressionado atravéz do blog,a comentar a tomada de posse da Câmara e muito particularmente,da sua saida da sala no acto referido...não me cabe a mim explicar o sucedido,mas como apoiante activo do MDI,tenho o dever de responder a algumas das questões aqui colocadas...primeiro, acho que quem aqui vem falar sobre o assunto,é gente do PSSD...Partido Socialista Social Democrático...junção do PS, com os PSD desavindos com o Gilberto,aos quais devemos juntar uns quantos PSD,sempre prontos para os tachos e sempre disponíveis para apoiar quem estiver no poder...talvez estejam preocupados com o que o Tribunal pode decidir...vamos tranquilamente, esperar pela decisão do Tribunal,...Mas existe uma situação que é indesmentível,alguém do novo partido PSSD,aldrabou datas e assinaturas no Edital,que é obrigatório ser afixado nos lugares públicos,com 8 dias de antecedência...não foi afixado,não tinha sido feito,a menos de 48h da tomada de posse,foi finalmente afixado,mas não foi assinado pelo Presidente da Assembleia cessante...tudo feito como se de um Clube se tratasse,sem respeitar a lei,bem explicita nesta matéria...Talvez alguns achem que isto não é importante,como não é importante a maneira como os Bombeiros geriram as obras do Quartel,nem as obras sem projecto feitas no mesmo Quartel,nem as obras a mais,que excedem em muito os 20% que a lei prevê em concursos públicos...Para nós MDI,as coisas tem que ser claras e transparentes,vamos exigir rigor,vamos exigir que tudo seja feito na legalidade...independentemente de algumas pessoas acharem que tudo está correto,quando é feito pelos seus correlegionários...Agora vamos aguardar,vamos ver como reage o Tribunal às irregularidades cometidas,afinal foi o Presidente da Assembleia cessante que nos desafiou a levar o caso até aos Tribunais,recusando analisar e esclarecer o assunto na Assembleia,local próprio para o efeito...e cometendo ele outra irregularidade ao não aceitar o nosso requerimento,protestando a situação...o MDI abandonou a sala,mas não abandonou os cargos para que foi votado,assumiu e assumirá no futuro,os lugares para que foi eleito e falo-à com dedicação,rigor e respeito pelo Concelho, pelas pessoas e por nós próprios.......Carlos Costa

o povo disse...

Meu caro Carlos, gostei do teu comentário. Ser pela positiva, como o MDI demonstrou ser , é ser , também , pela legalidade , é isso que diferencia um estado de direito ,de uma qualquer República das bananas. Esse rigor deve ser posto em tudo o que é publico em nome da verdade e transparência. É evidente que os comentaristas que neste blogue continuamente levantam o assunto são os mentores desse grupo de interesses constituído em partido único que ´é o PSSD.São muitos, só na tomada de posse da Junta da VILA estavam uns 80. Viu-se o que fizeram, unidos e aos beijinhos,PS e PSD tomaram conta de tudo, menos da presidência da Junta porque a lei não lhes permite. Pareciam abutres à espera de carne podre. Não lhes basta a Câmara , os Bombeiros, a Misericórdia , querem também o nosso sangue. Confio no teu irmão , o Luis saberá , de acordo com a lei e democracia , fazer um trabalho digno e respeitado como sempre tem feito ., Depois do Zé é a pessoa do concelho com mais preparação para ser Presidente da Câ mara , quanto mais duma Junta. O MDI precisa de continuar o seu trabalho e este blogue tem que ser um espaço livre. Por não term divulgado a verdade , o Adelino acabou em presidente da câmara ,ainda hoje tive conhecimento que na associação da escola desapareceram 1000 euros quando ele lá esteve mas ninguém falou nisto na campanha e eles falaram mal de todos.

Anónimo disse...

Ao comentador que pergunta o que acontece após os tribunais ,devo apenas dizer que pode dormir descansado , pois ninguém lhe consegue tirar os 2500 euros do seu lugar de nomeação na Câmara. Porém ,talvez se consiga repor a legalidade e isso , também , tem importância , não é apenas o dinheiro.

Nuno Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
batwoman disse...

Olá Nuno, nunca percebi porque a Câmara não te aproveitou mas pronto.
Estive a ver o teu blogue e percebi que tinhas lá um contacto do João Pedro Jacinto, com possibilidade para eventual colocação um comentário já de meses, chegaste a explorar essa hipótese?

O 3º Candidato disse...

Boas noites, boas gentes

Nesta fase ouve-se de tudo, adivinhou-se tudo, muito antes de acontecer, nesta fase..., algo conturbada; da vida da Coligação, Movimento ou Partido; da vida do Concelho; da vida do País.

Todos os dias temos de trabalhar ou estudar, da mesma forma compete a TODOS os eleitos (e não só) continuar a trabalhar em prol do Concelho e da sua população.

A Democracia tem mais de 30 anos, "já é crescidita" e está na Hora de mudar de "roupagem", dito de outra forma, é urgente a mudança na forma de fazer Politica.

Todos os eleitos têm o dever, a obrigação de tudo fazerem pela população que os elegeu.

Na Assembleia Municipal, na Câmara Municipal, nas Assembleias de Freguesia, nas Juntas de Freguesia, nos nossos empregos, onde quer que estejamos é nosso dever “lutar” para benefício dos nossos concidadãos.

É natural, e até saudável, que existam diferentes formas de ver o mesmo problema, pois a partir desse momento está aberta a discussão e que ganhe a melhor solução. Mas… para que tal aconteça tem que existir uma abertura de mentalidades, aceitar que a nossa proposta pode não ser a melhor, mas não devemos reprovar as demais apenas porque não são nossas.

O Povo decidiu dar mais votos a determinada “equipa”, e a vontade popular é SOBERANA, como refere a nossa Constituição.

Princípios fundamentais

Artigo 1.o
(República Portuguesa)

Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade
da pessoa humana e na vontade popular e empenhada
na construção de uma sociedade livre, justa e
solidária.

Artigo 2.o
(Estado de direito democrático)

A República Portuguesa é um Estado de direito
democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo
de expressão e organização política democráticas,
no respeito e na garantia de efectivação dos direitos
e liberdades fundamentais e na separação e interdependência
de poderes, visando a realização da democracia
económica, social e cultural e o aprofundamento
da democracia participativa.

Artigo 3.o
(Soberania e legalidade)

1. A soberania, una e indivisível, reside no povo, que
a exerce segundo as formas previstas na Constituição.
2. O Estado subordina-se à Constituição e funda-se
na legalidade democrática.
3. A validade das leis e dos demais actos do Estado,
das regiões autónomas, do poder local e de quaisquer
outras entidades públicas depende da sua conformidade
com a Constituição.


Mas… o Artigo 2º termina com… << … e o aprofundamento da democracia participativa. >>

Sendo a Constituição da Republica Portuguesa, a Lei Primeira do nosso País e Nação, ao participarmos no desenvolvimento da Democracia apenas estamos a cumprir um dos seus Princípios Fundamentais.

Daí a importância da participação, de 11 a 17 de Novembro, nas cinco Freguesias do Concelho de Vila do Bispo, no Plano de Actividades e Orçamento para 2010.

Mas… não termina aqui o nosso dever, é em cada dia do ano que temos que estar alertas, a Democracia tem demasiados inimigos. Compete-nos a nós lutar por “Ela”.

Anónimo disse...

Agora é que este blog está interessante,tem uma média de um comentário de 15 em 15 dias,tem comentários fofinhos,sem mácula,sem controvérsia....entretanto,a Belinha do PSD juntou-se ao PSSD,talvez a mando do Caldeirada,traiu o Gigi,traiu quem votou no PSD,ninguém comenta,ninguém informa o Povo...vão falar no assunto daqui a 4 anos,entretanto o Adelino e os seus amigos:Afonsinho,Assildo,Paulo Zé,Guilherme Rosadinho e companhia vão fazendo as coisas como se tivessem a gerir a casa deles,ninguém diz nada,ninguém se prepara para lhes fazer frente...afinal o MDI é ou não uma força????na oposição a este estado de coisas...quero ver o MDI assumir o papel de consciência dos que não votaram no PSSD(Partido Socialista Social Democrata)...quero ver um MDI interventivo e activo...MDI com força e pela positiva sempre.

Nuno Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

pois é sr nuno mas nao é a primeira vez que escreve aqui neste blogue sobre a sua necessidade de emprego. na minha opinão fez bem, mas falsa modéstia não fica bem. caso queira saber se mandou o cv como diz insista meu amigo, pois quem caça com gato deve saber que o gato é mais astuto que isso, por isso se quer trabalho, não fique por enviar curriculos, vá lá marcar uma entrevista ;)
um velho do restelo

batwoman disse...

Boa tarde.
Estou em ligação ao meu País através dos blogues de Nero kalashnikov e Reflectindo sobre Moçambique.
Formas de luta muito parecidas com as nossas, onde se discute a forma de ser oposição, onde se colocam questões muito parecidas com as nossas.
Mas não desistem.
É essa a lição que estou a tirar.

Esta coisa das novas tecnologias faz isso aproximam as pessoas, os problemas e acima de tudo as soluções.

(Para ti Nuno boa sorte só quis ajudar e não bisbilhotar a tua vida. Sei dar valor a isso de procurar emprego.Não me esqueci. Um abraço.)

Anónimo disse...

boas ora bem dêm lá o recado oa PRESIDENTE para pagar os ordenados aos Bombeiros, que hoje já é dia oito e eles ainda não receberam o ordenado,já pediram fiado porque nao têm para pagar...

Anónimo disse...

Afinal temos um comentarista que alem de pretender ensinat as regras democraticas, que se alcunha de terceiro candidato, segundo parece tambem e ou quer ser Constitucionalista ao pretender ensinar tambem a Constituiçao da Republica. Se e terceiro candidato seja do for mesmo que tenha perdido nao tenha receio nem vergonha de dizer quem e. Um abraço amigo deputado.

Anónimo disse...

Parece-me bem que o 3º candidato com o seu grande conhecimento das leis esta-se a passar para o PSSD....
COMPREENDE-SE, POIS UM EMPREGOZITO PARA A ESPOSA DAVA JEITO.:)
Mais um a vender-se com a desculpa de trabalhar para o bem do Concelho?

POÇA O CONCELHO VAI FICAR MUITO BEM, com tanta gente a trabalhar desta maneira!!!

Anónimo disse...

Parece que o pessoal anda um pouco distraído, se forem um pouco mais acima nesta caixa de comentários verão que o terceiro candidato assinou o nome: FCortes

Paulo Ribeiro disse...

(Visto que o mesmo comentário aprece em varios blogues, nos que for vendo, vou respondendo...)

Sr. 3º candidato, (admito que goste de ser tratado assim)
A Constituição Portuguesa não pode ser evocada de forma tão leviana, não só porque a situação não o justifica, como os seu argumentos não são validos. E explico porquê:
A Constituição e todas as regras democráticas respeitam o principio da representatividade. E isto seria suficiente para lhe responder ao seu apelo, que considero ANTI-DEMOCRATICO!
Vou explicar ainda melhor:
A representatividade é a equação matematica que elege determinadas pessoas, que por sua vez representam o "universo" (isto é linguagem de sondagens, mas aplica-se aqui)das pessoas que foram votar. Deste modo,(e se o objectivo é ouvir a população) a primeira etapa que o Sr. Presidente da Câmara deveria percorrer era a de ouvir os que foram eleitos pela população. TODOS. Porque todos foram eleitos e representam todos e cada um, as várias correntes da população votante. Ao passar por cima desta condição e voltar a falar com cada um dos municipes,com cada um dos votantes, o Presidente da Câmara não está a respeitar os resultados das eleições, não está a respeitar os membros que foram eleitos, não está a respeitar a democracia...
Está somente a fazer, e uma vez mais, comicios e sessões de esclarecimento com o formato com que se fazem nas campanhas eleitorais. Fora de epoca...parece-me mal! Mas... admito que andamos todos nesta vida para aprender!
Vamos ver quem vai levar uma lição de democracia no fim disto tudo!

Paulo Ribeiro

Anónimo disse...

"Aliança PS/PSD viabiliza executivo municipal de Vila do Bispo"
...
"Para o autarca do MDI, a situação tem «uma gravidade extraordinária, já que nada tem a ver com a vontade dos eleitores expressa no dia das eleições. Estas negociações alteraram a realidade»."

in http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=37473

Sem dúvida Ana Bela Martins mostrou o que muitos já achavam dela com aqueles risinhos irritantes.
Parabéns ao Adelino que soube ser um bom estratega. Tiro-lhe o chapéu.

Ainda bem que votei MDI

R.S.

Anónimo disse...

Os bombeiros ainda não receberam? A partir de agora não vos vai faltar nada , a câmara paga todas as trafulhices do Adelino. Querem apostar que amanhã na reunião de câmara vai ser aprovado um subsidio para os bombeiros? Tudo está bem quando acaba bem.

O 3º Candidato disse...

Ao “8 de Novembro 23:27”
Que não me parece que seja o nome próprio, ou será???

1º Talvez que o/a Amigo/a nos possa dizer quantas vezes já leu a Constituição, ou qual a % da população Portuguesa que a leu. Parece-lhe interessante, ou é preferível que ninguém saiba?

2º Espero aprender dia-a-dia, até ao fim dos meus dias, e já agora, necessitam de Formador na área de Direito para Portimão, com urgência, quererá se candidatar?

3º Terá certamente mais conhecimentos de informática, e tempo disponível, para pesquisar, porque a possibilidade, eu disponibilizo, outros… não.

Continue participando, dando a cara, para o BEM do seu conselho, adorei os seus comentários, as suas propostas, as suas ideias, o seu modo de estar, de se apresentar, gente assim também faz falta.

Obrigado

Anónimo disse...

Sem dúvida Ana Bela Martins mostrou o que muitos já achavam dela.
Velha com a mania que é nova e boa e com aqueles risinhos irritantes.
Parabéns ao Adelino não diria, pois a corja que está por de traz a fazer dele palhaço é que manipulou toda esta situação.
O MDI que deveria ser o fiel desta balança, infelizmente não vai acontecer, mas não é para desmoralizar mas sim lutar.
Eu acredito no MDI e a luta tem que continuar, mesmo com os percalços dos vendidos por pratinhos de lentilhas bolorentas.
Força MDI, nós estamos para ficar.

Anónimo disse...

Reunião da Camara Municipal de10 novembro de 2009...Adelino propôs o aumento do IMI (Imposto Municipal Imóveis) com os votos dele,da Rute e de Anabela Martins foi aprovado,o Vereador do MDI,Dr. José Deus votou contra e bem...Adelino já começou a fazer mais e melhor...PAGA POVO...depois levava um apoio mal elaborado do ponto de vista da legalidade administrativa,para pagar aos Bombeiros e branquear a merda que lá fez...quando alertado para o facto da irregularidade, retirou o assunto...talvez o mesmo assunto volte na próxima reunião,aí já bem tratado do ponto de vista da legalidade,mas ferido de moralidade...com o voto da Anabela Martins o assunto vai passar,como passarão todos os outros assuntos,o Valter de Faro lá estará para fazer elogios,o Assildo,o Paulo-Zé,o Gordo da Raposeira,o Afonsinho Manhoso e todos os outros PSSD,são mais cuidadosos,aparecerão só de vez em quando,caso contrário o Povo vai desconfiar e isso ninguém quer.

Anónimo disse...

Politica à moda da VILA...segundo fontes anónimas mas fidedignas,a Dra. Anabela Martins aceitou trabalhar para o PSSD,a mando do sr. Caldeirada,com o apoio do Alfaiate de Faro,Assildo,Paulo-Zé,Guilherme Gordo e companhia,também deram um jeito...resumindo todos do PSSD.ganharam,ganharam porque ficaram com um aliado na Camara,ganhou a Anabela que assim mama um ordenado sem fazer nada,ganhou o Adelino que assim tem maioria absoluta...afinal só quem perdeu fomos nós Povo,vamos pagar para que os PSSD tenham a Camara na mão...e viva o POVO.

Anónimo disse...

Estive na reunião de câmara de hoje. Vi um homem com condições para ser Presidente de Câmara -José de Deus .Gostei de ver o Adelino- faça-se como o sr. vereador disse , registe-se o que o sr. vereador disso . Quando oiço o Adelino penso : qualquer um pode ser Presidente de Câmara ,mas quando oiço José de Deus percebo que uns podem mais que outros. Povo estúpido este!!!

O 3º Candidato disse...

Caríssimo Paulo Ribeiro

Tenho a lhe dizer que ainda não respondeu em todos os Blogues, mas respondeu certamente nos mais lidos.
Pelo que agradeço a sua disponibilidade.

(Quanto ao tratamento, esteja o amigo à vontade, enquanto o único interesse for o livre debate de opiniões/interpretações).

Tenho a informá-lo que a mesma Lei pode ter várias interpretações, conforme o interesse de quem a lê.

Já agora aproveito para lhe colocar mais uma questão: Quantas das pessoas, que foram nas diversas listas já leram a Lei nº 5-A/2002 de 11 de Setembro? Todas? É possível.

A Constituição da Republica Portuguesa e a Lei 5-A deveriam ser de leitura imprescindível para os eleitos, assim como muita outra legislação.

Todos sabemos, ou deveríamos saber, que existem muitas Leis anti-constitucionais apenas porque não passaram pelo Tribunal Constitucional. Mas esse facto não deve servir de desculpa para cada cidadão fazer o que bem entender.

Mas... voltando ao nosso "tema", como já referi, mais que uma vez, a minha interpretação da CRP, da Democracia, da forma de fazer politica poderá, e é possível que seja, diferente de alguns. Senão vejamos:

1 - A CRP, com todo o respeito, pela sua importância, não é uma divindade mas sim um conjunto de normas, pelas quais nos devemos reger, e às quais se devem submeter todas as outras normas.

2 - A CRP não foi referida para OBRIGAR ou COMPROMETER ninguém, mas apenas para referir que a democracia participativa não é uma invenção nova (não fui apurar se o texto é de 2 de Abril de 1976 ou de versões seguintes), mas creio ser já tempo de a aplicarmos, principalmente quando tão elevada percentagem da população portuguesa se está "nas
tintas" para a politica (o que até interessa a muito boa gente).

3 - O que para mim é ANTI-DEMOCRÁTICO: O desaparecimento de informações destinadas aos cidadãos, as diversas tentativas de redução da autonomia das autarquias, a falta de verdade nas campanhas eleitorais, a falta de debate dos projectos eleitorais, a falta de informação aos eleitos, o tratamento diferenciado baseado na cor politica, na religião, etc, etc.

4 - TODOS é um termo de que, também, gosto muito. E estaria de acordo, ou melhor dizendo, estou de acordo, se... (o raio do se) TODOS estivessem "dispostos" a "participar".
ESSA É UMA DAS MUITAS ALTERAÇÕES QUE A POLITICA NECESSITA. A tal "participação em benefício do Concelho" mas... (também este) "quem ganharam não foram eles, então, eles que pensem".
(Aproveito aqui para fazer outro tipo de parentices: Adorei as intervenções do Dr. José de Deus, hoje, na Reunião de Câmara (mais uma frase para criticar porque elogiei alguém que não é da minha "cor") pelo facto de ter alertado para documentos que não estariam "correctos")

AVISO: Reuniões às terças, pelas 09:00.

Voltando ao nosso ponto 4, qual a Lei que refere que a oposição, ou o poder, devem votar contra uma proposta quando não for da mesma "cor", ou onde é referido que o mandato acaba 6 meses antes das eleições e "tudo" o que aparece é para "chumbar".

Para terminar, que a conversa já vai longa, vamos ao ponto

5 - Quando o eleitor vai votar não escreve no boletim de voto "só quero ser representado por A e não por B", a lei permite que sejam atribuidos pelouros a vereadores da oposição, a lei não obriga que eleitos aceitem os cargos.
Sobre moralidades partidárias ainda é cedo para conversarmos, há-de chegar o dia.


Nota: Os pontos são meros indicadores para possivel resposta, aqui ou em oterceirocandidato@gmail.com (para poupar tempo e pesquisas).

Anónimo disse...

Ola SR. terceiro candidato. Se o sr. deputado e quem alguem disse. muito bem de facto o amigo so falta ir para a cõr do PCP, porque me parece que ja correu todos menos esse. Mas enganou-se com o DR. Jose de Deus porque ele e do PS E SEGUNDO CONSTA O AMIGO TAMBEM JA PERTENCEU A ESSA FORÇA POLITICA SERA VERDADE. POR OUTRO LADO TAMBEM O VIRAM EM QUASE TODAS AS SESSÕES DO MDI SERA TAMBEM VERDADE. BOM COMO O AMIGO DIZ QUE TODOS DEVEM TRABALHAR PARA O CONCELH FICA-LHE BEM USAR TODAS ESSAS BANDEIRAS. A DRA ANABELA TAMBEM PENSOU NISSO. MAS ESSA NAO DA LIÇÕES DE CONSTITUCIONALIDADE E DEMOCRACIA, GUARDA A SABEDORIA PARA ELA. PERMITA-ME UMA PERGUNTINHA SO PARA NOS ANDARAM NA MESMA ESCOLA. ADEUS AMIGO PASSE BEM E VA SEMPRE ENSINANDO AQUELES QUE PROVAVELMENTE SABEM MAIS DO QUE O SR DEPUTAD 3º JA ME IA ESQUECENDO.

Anónimo disse...

A festa começou logo na 1º reuniao condenavam o GIGI por ter o imposto sobre a habitação alto um dos mais altos do algarve e não sõ o Adelino segui-lhe os passos do grupo PSSD Gordo Amado etc etc.o que se espera e ainda melhor com o voto da mais Bela. Claro que o MDI tem uma palavrinha para mandar para a imprensa a esse respeito desponsabilizando-se por essa medida. Tem a responsabilidade de informar pelo menos aqueles que acreditaram votando nas suas listas.Os outros teem aquilo que merecem mas ainda irão ter muito mais. Para ~já foram enganados pensaram que votaram no PS e afinal votaram numa lista PSD, pior do que a lista do GIGI,excluindo a Bela que mesmo perdendo agarrou o tacho que andava a procura todos sabem porque, incitada pelo patrão. Sobre isto veremos o comportamento do SR. Presidente. O MDI penso tomara conta das ocorrencias assoim esperamos

Paulo Ribeiro disse...

Amigo Cortes,
Nem ando, nem vou andar á sua procura. Nem neste, nem noutro blogue...
Já percebi que está irredutvel!
Já vi este filme numa sala onde estivemos juntos, e há pouco tempo... e as pipocas são as mesmas (sabem mal)!!
(Se fosse no Blogue do PSD, isto não passava, mas já que estamos aqui, vou em frente...)
Se quer seguir o caminho do resto da comunidade, não se escude em falsos moralilismos, assuma, amigo fernando, depois a cobrança poderá ser pior...(não minha, que não sou cobrador, mas eles existem)

Agora um reparo GRAVE:
Não vou enviar mensagem nenhuma para um e-mail privado, se a conversa começou publica para mim continua publica, não devo e muito menos temo!
No seu ponto 4º confunde-se a si proprio, quanto mais o leitor, mas no seu ponto 5º, parece uma "cerejinha" no topo do bolo... Você, amigo Cortes, não sabe mesmo
o que é uma democracia representativa. Ou melhor, foi eleito numa, mas parece uma criança birrenta... não se sabe comportar!!!
Vamo-nos encontrar lá... (e agora digo com orgulho: TODOS!)
Se aquilo com que as pessoas o elegeram (ainda foram algumas cruzes) você diz que não vem lá nome A, B, C, e a partir dai pode fazer o que quer do seu mandato, devo dizer-lhe uma coisa:
NÂO CONHECE O METODO DE Hondt, (onde se apuram os eleitos)
mas eu sei que conhece... e não se vai espantar (você não!) que sabe que votei em si, que vou acampar á sua porta para que defenda o programa do PSD, que andou apregoando!!
Voltamos á REPRESENTATIVIDADE!!!
(isto parece pedra no sapato, não?)

Se me falhar naquilo que me representa, terá que responder por isso, publicamente!! E publicamente é ali mesmo, á sua porta!!! quer queira ou não....!

Deveria ser assim, não...?
SE assim fosse, as ruas onde moram alguns politicos estavam sempre cheias....né?

POIS...

Havemos de falar sobre isto...
talvés noutra altura...

Por mim. não procuro mais. tive a minha resposta. Sei com o que conto.

Abraço... na mesma!
Paulo Ribeiro

Anónimo disse...

Eu penso que esta coisa da construção do orçamento participativo deveria ser efectuado quando em termos financeiros a Câmara esteja mais confortável, que não é o que acontece, tal como diz o actual presidente num determinado jornal.
Por isso O F.Cortes cai na real e deixa-te dessas coisas que isso nem parece de alguém que pertence e pertenceu à assembleia municipal.
A verdade é que o adelino não pensou que ganhava e agora anda a distrair-se com cenas dessas achando que encontra respostas e o teu candidato deixou a Câmara na penúria!!!!
Cresçam raios!

Anónimo disse...

gostei de ouvir as intervenções do Dr. José de Deus na reunião de Câmara, espero e desejo que o Dr. José de Deus continue a ter inervenções de igual qualidade, para nos esclarecer, quando as coisas são menos claras. Dr. José de Deus o POVO conta consigo.

Anónimo disse...

Porra,amigo Cortes você é um graxa do pior que já conheci,então você não sabe a merda que o Adelino fez na Associação de Pais??...então você não sabe o que ele fez nos Bombeiros??...claro que sabe,mas como ele agora está no Poder,você só lhe dá é graxa...porra homem,assuma-se como homem vertical e honesto...tenha coragem e fale das coisas com coragem,com verdade e caso não tenha essa coragem,então cale-se e não diga parvoices...você até é um homem com algum conhecimento,alguma capacidade,na vida você é um lutador...então porque é tão cobarde e graxa na politica??...na tentativa de agradar a Gregos e Troianos,até aos seus lhes mete nojo a sua conversa...você é capaz de fazer melhor...então faça,porra.

Anónimo disse...

Iluminação de Natal,não vai haver este ano...acho bem,afinal temos que poupar dinheiro,ainda falta arranjar dinheiro, para um tacho para a namorada do Nuno Amado,outro para o Afonso Nascimento e outros a quem temos de pagar favores politicos...temos que poupar,pois esta malta precisa de tachos...O Nuno Amado andou a trabalhar com os miudos do Body-board na Fundação da Dina,mas só enquanto houve dinheiro,depois quando acabou a teta,ele foi à vida dele,agora que tem teta aí está ele de novo,quando acabar a teta,aí vai ele de novo...acho bem,um gajo como ele não se deve desgastar à borla,isso da borla é coisa de otários e otário é coisa que o menino Amado não é...o Afonso era PSD e Gigi ferrenho,mas só quando havia teta,agora mudou as razões ideológicas dele...pudera,somando as razões ideológicas dele e da esposa,dá quase 4000 razões ideológicas por mês...como todos podem ver são muitas razões ideológicas...e viva a ideologia.

O 3º Candidato disse...

Boa noite ao Paulo Ribeiro e a todos os CORAJOSOS e democratas que se identificaram e debateram os destinos do SEU Concelho com elevação.

Embora de ideias contrárias (apenas nalguns pontos) cá vamos debatendo alguma coisa, sem ofensas.

Gostei de "passar" por aqui.

E se vou estar ausente, por tempo indeterminado, fiquem descançados que não é para voltar costas ao que tanto gosto. Debater ideias, opiniões, mas... sempre dentro do maior respeito por todos aqueles que pensam de forma diferente.

A sociedade é tanto mais rica quanto mais ideias divergentes houver.

MAS há decisões que têm que ser tomadas e eu tomei a minha: Preparar-me para enfrentar o Futuro, leve o tempo que levar.

Como cidadão sinto essa obrigação.

O tempo começa a tornar-se curto para tantas tarefas que ainda falta realizar. No entanto, no meu pouquissimo tempo disponível, vou sempre tentar fazer melhor em cada ano que passa.

Vamo-nos encontrando por aí.

Um forte abraço aos que lutam pelo Concelho de Vila do Bispo.

Aos outros... olhem... sejam felizes.

Anónimo disse...

Calma pessoal

Depois de assistir ao caso portucale,apito dourado, fatima felgueiras, isaltino de oeiras, valentim de gondomar, mesquita de braga,casa pia, bpn, bpp, bcp,free port, face oculta, estradas de portugal............... O QUE SÃO 4.OOO IDEOLOGIAS?
OU UMAS LUZINHAS DE NATAL OU ATÉ UMAS MOEDITAS PARA O AUMENTO DOS IMPOSTOS MUNICIPAIS.....

CAROS AMIGOS PORTUGAL JÁ ERA... OU EMIGRAMOS TODOS E DEIXAMOS A CORJA PARA TRAZ A ROUBAREM-SE UNS AOS OUTROS.
OU VAMOS RELAXADAMENTE APANHAR UNS FIGOS E SENTARMOS BE BAIXO DA FIGUEIRA A COME-LOS E APROVEITEM BEM ENQUANTO NÃO HOUVER TAXAS PARA ISSO, PORQUE IRMOS À MARÉ TAMBÉM É COISA DO PASSADO.

TENHAM TODOS UM BOM FIM DE SEMANA, e aproveitem o descanso, pois estou a ver que até isso nos querem tirar... pelo que ouvi dizer as praias este Ano não vão ser limpas.... ou por outra vão ser....MAS À CASEIRA.
Maria João

Paulo Ribeiro disse...

Boa Noite,
A Câmara Municipal, nos dias que correm, não pode ser gerida como se de uma qualquer loja comercial se tratasse. Não podemos olhar, no final do dia de laboração, para o dinheiro que fizemos na caixa, para sabermos com o que contamos, para no dia seguinte irmos às compras. Se assim fosse, qualquer um tinha capacidades para gerir uma Câmara.
Gerir uma Câmara é muito mais do que isto.
Os últimos tempos em que me lembro que a Câmara Municipal foi gerida desta forma remontam ao último mandato do PS,em que os tempos eram outros, que embora estivéssemos em pleno desenvolvimento do II Quadro Comunitário de Apoio (dinheiro da CE), não fomos buscar nem um tostão! (Posso até estar a exagerar…. Mas foi muito pouco do que poderia ter sido, isso foi!!)
Durante os 12 anos seguintes a Câmara foi gerida de uma forma mais calculista, mais avançada, alguns dirão até mais arriscada. Mas quem sabe gerir, não teme. Quem está informado, não teme. Quem quer fazer, não teme.
Fechou-se este ciclo de gerência.
Eis que o actual Presidente da Câmara se queixa de que a Câmara tem 5 milhões de euros em dívidas (pelo menos eu li isso no “Vila´s do Bispo”)
Será que o Sr. Presidente tem presente o que são contas-correntes com fornecedores?
Será que o Sr. Presidente da Câmara tem coragem de vir divulgar as datas das referidas dívidas? Não serão contas-correntes com as obras em curso?
Será que o Sr. Presidente da Câmara tem a noção de que em cada mês que passa há uma panóplia de coisas a pagar e acertar?
Será que o Sr. Presidente da Câmara tem a noção que a gerência da câmara anterior tinha tudo isso debaixo de um rigoroso controlo financeiro (pelo memos até começar a campanha eleitoral, porque a partir dai, a lei pouco permite em gestão)?
Será que o Sr. Presidente tem presente o que são investimentos?
Será que o Sr. Presidente tem presente que esses investimentos darão elevada receita?
Será que o Sr. Presidente tem presente que tem que ir buscar essa receita, obrigatoriamente?
Será que o Sr. Presidente tem presente que, se desviar deste caminho, não poderá acompanhar o ritmo de investimento, pois as receitas da Câmara são insuficientes para as necessidades de investimento?
Será que o Sr. Presidente da Câmara, alem de já estar á procura de elevar os impostos municipais, alem de dizer em várias entrevistas que precisa que a Administração Central invista mais aqui no concelho (outra vez nos nossos bolsos!) não saberá colocar ao serviço da nossa comunidade toda a panóplia de adjuntos, chefes de gabinete, secretários e demais conselheiros, mais ou menos oficiais, a procurar programas de fundos comunitários que nos sirvam e que equilibrem a sua vontade de fazer obra sem nos “descalçar” o pé-de-meia??
Se me disserem que uma Câmara bem gerida tem que ter os cofres cheios de dinheiro, para comprar luzes no Natal, para limpar ruas, para limpar praias… para promover investimento, para criar programas de apoio social, para renovar viaturas e máquinas… digo-vos: A Câmara de Vila do Bispo nunca teve os cofres cheios de dinheiro, mas sabia onde o ir buscar e estava a fazer este trabalho…. Alguém o nega??
Agora respondam-me:
Há 12 anos que isto vinha sendo possível, que vinha melhorando, que seguia um rumo de evolução…. E agora, só porque mudou o Presidente da Câmara as coisas tornaram-se MUITO MAIS DIFICEIS de concretizar!
Pergunto ainda , na capa da minha ignorância: AS COISAS FICARAM MAISA DIFICEIS DE CONCRETIZAR, OU A CAPACIDADE DE AS FAZER È QUE SE ESGOTOU NO DIA 11 DE OUTUBRO??
Paulo Ribeiro

Anónimo disse...

Paulo eu se fosse a ti ficava um pouco mais em silêncio no que diz respeito a contas da Câmara. Olha que se calhar as coisas não foram nem de longe nem de perto bem calculadas e bem feitas.
Tem calma moço e contém essas conclusões ok?
Terás oportunidade de saber melhor essas coisas qd estiveres a vigiar a Câmara vais perceber o que de facto foi muito mal gerido e que este e tbm o próprio gilberto etrá dificuldades em resolver!!!!!
Acalma-te que andas muito , mas muito longe da verdade de como foi a Câmara gerida.
alguém que sabe e muito bem o que se passa.

batwoman disse...

Bom dia.
Debater ideias, projectos, formas de ser e estar, ideais etc etc, como um dia já foi este blogue, que saudades...
Como vemos nos a actual forma de estar no nosso concelho depois das eleições autárquicas?
Iremos ser mais participativos?
Exigentes?
Já notamos alguma diferença na forma de estar neste concelho?
Como estamos nós agora a olhar o nosso concelho, depois de Gilberto Viegas ter saído?
O Natal está aí próximo terão todas as crianças um desejo concretizado? Poderemos nós fazer uma espécie de angariação de brinquedos ou roupa?
Estarei a ser idiota com este tipo de conversa? Então se estou, perdoem-me.

Anónimo disse...

Interessante o que o anónimo das 10:04 diz.
Mas conte-nos mais, como anónimo que diferença faz....?

O certo é que o Gilberto não desandou!! candidatou-se outra vez mesmo havendo gente a dizer que havia dívidas....se houvesse ele saberias resolver, coisa que não acontece agora com o novo executivo.

Como é do conhecimento de todo o Portugal, a Câmara de Vila de Bispo é uma das poucas Câmaras que não se encontrava endividada.
Pagava as suas contas a 23 dias, quando tinha 3 meses para as fazer.

AGORA se querem chamar dívida a investimento...já é outra coisa.
As casas, apartamentos e lojas estão lá para ser vendidas...será que isso não é dinheiro em caixa?
Isto só para mencionar uma pequena fracção do que é investimento e retorno de capital.

Dívida eu chamo a alguém que resolveu ir de férias, arrebenta com a massa toda e depois anda de tanga sem ter onde ir buscar o dinheirinho que derreteu.

Mas se sabe de alguma coisa que nós devíamos saber também, agora é a altura para despejar, não vá andarmos para aqui enganados e a pedir para o tempo voltar para traz.
Maria João

Anónimo disse...

Maria João e você paga esse investimento como se não há dinheiro para isso?
Não há dinheiro, melhor já não havia!!!! Já/não/havia/ percebe?

Paulo Ribeiro disse...

Pois é assim mesmo, Maria João.
Tambem penso dessa forma.
E como diz, isso é só uma fracção do que há a fazer em termos de gestão... há muitas outras acções a tomar, programas comunitários a candidatar (mesmo obras já iniciadas, isso é possivel) parcerias a realizar (como a creche e lar de budens, se for esse o caminho que quiserem escolher)...
Agora ficar com o "menino nos braços" e não saber como trocar a fralda... isso é grave.

Quanto ao anónimo das 10:04:
Ninguem fugiu, se houver irregularidades tão graves como diz, façam uma auditoria, peçam uma inspecção e punam os culpados de tal descalabro. Não os punam na praça publica, sem mostrar provas de que a gestão foi tão danosa.
Também podem fazer outra coisa: convoquem o Eng. Gilberto Viegas para uma reunião de trabalho, não só acredito que ele estará disponivel, como vos ajudará a compreender como se resolvem esses "problemas" que não deixam dormir ests almas...

Paulo Ribeiro

Paulo Ribeiro disse...

Anónimo das 20:01
Pois é aí que está a questão, e que eu e a Maria João concordamos, mas que vocês não entendem (ou não querem, pois não me parece ser dificil)
Se foi investimento, e se tem todas as condições de retorno quase imediato (visto que as obras estão praticamente acabadas) é só tratar de pôr a concurso, entregar aos concorrentes e receber o retorno. E partir para outra...!

Se acha pouco, faça as contas de quanto valem as casas, apartamentos, lojas, lotes para auto-construção, etc (está tudo pronto...!) e depois verá que as "dividas" praticamente desaparecem.
Paulo Ribeiro

batwoman disse...

A Águia e a Galinha
Uma metáfora da condição humana

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.
Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas. - Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia. Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direcção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...

E Aggrey terminou conclamando:

- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efectivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.

( Autor: Leonardo Boff)

Sejamos águias e controlemos a galinha que há em nós e assim cresceremos como cidadãos do concelho mais lindo do Algarve!

Vitor Duarte disse...

Curioso que agora não sabém donde vem o dinheiro para pagar o investimento, só umas dicas:
- De recursos próprios, é certo que devido à crise, as receitas de IMT , deverão de estar aquém do previsto (como em todo o Algarve), já nos outros impostos e taxas, como o IMI as alterações serão certamente pouco significativas.
- Com RECEITAS DE CAPITAL, tais como comparticipações do Estado e UE. À medida que os investimentos forem concluídos a Câmara receberá essas comparticipações. Também com venda de habitação social, casas e/ou lotes, lojas.
- Com recurso a empréstimos, afinal na realidade o PS tem maioria na Câmara e Assembleia, é fácil aprová-los. Tanto mais que ao contrário de outras, tem a capacidade de endividamento quase intocável. Tem aprovado um empréstimo de 3 milhões de euros, para aquisição de terrenos e REQUALIFICAÇÃO URBANA, da anterior Assembleia Municipal. Mas claro foram os senhores que reprovaram até um empréstimo, com um spread bem baixo, para a contrução do lar de idosos e creche de Budens, seria agora 1 milhão de euros de liquidez (dava jeito mas reprovaram).
Se a Câmara, as empresas ou os particulares, esperarem para terem capitais próprios suficientes para todo o custo dos investimento, dificilmente os farão. Vejam como os governos de todo o mundo reagiram à crise: Injectando liquidez, subida dos défices e dívida pública e INVESTIMENTO PÚBLICO, é o que faz por exemplo o chefe do vosso partido, enquanto primeiro-ministro.
Estou a responder a anóniomo(s), o que torna dificil e desigual o debate, seria interessante a identificação do(s) mesmo(s), eu calculo quem é....mas!!!

Anónimo disse...

Como é isso? !!! já não havia dinheiro?
E o Gilberto Viegas recandidata-se para quê? havendo esse GRANDE problema !!!
As casas, lojas etc não estão pagas?
Que eu saiba o Lar de Budens também estava com os pagamentos em dia.

O não haver dinheiro é bom...é sinal que foi investido....AGORA é saber ir buscar mais de onde o outro veio mas para isso é preciso SABER-SE e trabalhar-se para isso o que não estou a ver ninguém com competência para o fazer.

O que eu estou a ver é quererem ir buscar o crédito que temos, para ser usado sabe-se lá bem como, pois se seguir o exemplo dos bombeiros etc...

DAQUI A 4 ANOS TEREMOS UMA CÂMARA SEM DINHEIRO E ENDIVIDADA.
Não estou a ver a manutenção do existente a ser feita e entramos no "tudo à caseira" como no tempo do Boa Ventura.
Vamos ter um Concelho com aspecto abandonado e abandalhado.
Com o Gilberto fora da corrida e com a boa votação que o MDI teve, será isso que o Sr José de Deus quererá encontrar?
Acho que ele não merece isso, nem nós o merecemos.

SOLUÇÃO...(sei que não pode ser, mas seria a solução)
Ponham lá o Gilberto outra vez e mandem o actual Presidente aprender como se gere uma Câmara, e quando passar o exame (não ao Domingo e nem por fax)retorne ao poder.

Sei que isto é uma patetice, mas mais patética é a situação em que todos nós nos encontramos, aquela Câmara virou uma bandalheira com os corruptos a entrar e sair fazendo o que lhes apetece, dando ordens a funcionários fazendo do Presidente um palhaço.
Eu até nem estou contra o Adelino, ele é que nem se apercebe onde está metido e quando se aperceber já vai ser tarde de mais, O RAPAZ NÃO TEM BAGAGEM, DISPONIBILIDADE OU CAPACIDADE sejamos honestos.

AGORA A GRANDE DESCULPA PARA A INCOMPETÊNCIA É QUE NÃO HÁ DINHEIRO.

ARRANJEM-NO...
NÃO FOI ISSO QUE O GILBERTO FEZ QUANDO PARA LÁ FOI?
NINGUÉM O VIU A CHORAMINGAR PELOS CANTOS.
NÃO TINHA DINHEIRO...NEM PROJECTOS PARA O IR BUSCAR.
COM QUE ENTÃO QUERIAM OBRAS, EVOLUÇÃO E AINDA UM SACO DE MOEDAS DE OIRO NA GAVETA PRESIDENCIAL....MAIS CRÉDITO NO BANCO?

TENHAM DÓ........TRABALHEM, E DEIXEM-SE DE COMÍCIOS PÓS TOMADA DE POSSE.
MANDEM OS PSSDs E OS OUTROS TACHISTAS DE LÁ PARA FORA E EMPREGUEM GENTE CAPAZ PARA LEVAR O CONCELHO PARA A FRENTE.

Maria João

Anónimo disse...

Ana Paula
A tua história é "enternecedora".

Mas acorda....pois a situação foi invertida.
O Gilberto deu asas de águia ás galinhas do Concelho, ou já te esqueces-te como o Concelho era à 12 Anos?
AGORA AS ÁGUIAS VIRARAM PINTAINHOS E OS ABUTRES JÁ SOBREVOAM.
E OS PINTAINHOS NUNCA VÃO CHEGAR A GALINHAS.
Se abrem o bico viram churrasco, se não o fazem, pagam e não bufam ou serão engolidos.
E tu estas lá dentro e sabes bem que é assim.
NÃO VALE A PENA NOS ENGANARMOS E TENTAR USAR ÓCULOS COR DE ROSA, A COISA ESTÁ NEGRA.

PÁRA DE SONHAR E VAI À LUTA E NÃO SERÁ COM PALAVRINHAS MANSAS QUE LÁ VAIS CHEGAR.
Maria João

Anónimo disse...

AINDA BOMBEIRO

O alerta fica no ar:
Andam estagiários a fazer serviço em ambulâncias. Coisa que a lei proíbe porque não têm formação para o efeito.
Por isso, Povo deste concelho, ficam avisados, se algo correr mal no desempenho desses serviços com os utentes ou familiares não culpem os Bombeiros, mas sim quem os Comanda.
Ontem numa reunião com os Bombeiros no quartel, o Sr.Presidente da Direcção (Adelino) veio anunciar que iria renunciar ao cargo, para se dedicar à Câmara Municipal, uma vez que agora é o Presidente.
Estava-mos mesmo à espera que isto acontecesse.
Agora que o barco naufragou, o capitão fugiu com os ratos.
Só que o barco encalhou ainda com ele a bordo, porque ele é que era o timoneiro.
É bom que as pessoas não se esquecem de tudo o que se passou.
E agora como vai ser?
Vai ficar o Almeida com o leme.
A tentar o salvamento do naufrágio?
Que tipo de rebocadores é que existem para este tipo de salvamento?
O Sr.Adelino também anunciou que a Câmara Municipal vai contratar o Joel para assumir as funções de Comandante municipal.
Andam todos malucos.
Então neste nosso Município não existem pessoas com mais capacidade que o Joel?
Que experiência tem ele de Protecção Civil? Seis meses.
Que me desculpe a Administração do blogue, mas não posso me identificar. Como é lógico....
Tenho aqui deixado bastantes comentários a denunciar actos impróprios passados nos bombeiros, por isso não me posso identificar, mas de facto já estou a perder o empenho em ser bombeiro, um dia destes vou embora e pronto, não estou para ser alvo de chacota e palhaçada junto dos colegas de outras Corporações.
Antigamente isso não acontecia.
Onde já se viu o Joel em Comandante Municipal, isto tá tudo doido?
Povo de Vila do Bispo, abram os olhos porque o barco já naufragou e mais dia menos dia vai abaixo também o porta aviões.
Em tempos, jogaram borda fora os melhores timoneiros, com a ajuda de alguns marinheiros revoltosos e oportunistas, agora quem tem razão?
Estão contentes?

Anónimo disse...

A Camara está cheia de BUFOS.
Funcionários e colegas muita atenção com quem venham a conversar.

Anda um INTRUSO que é auxiliar administrativo da Assembleia Municipal a controlar os trabalhadores.

Aonde isto vai parar?
Afinal quem manda na Câmara?

Não assino com medo deste INTRUSO

Anónimo disse...

E anda outro BUFO nos serviços técnicos. Eu já aqui queria ter dito, mas tive receio que me chamassem de maluco ou paranóico.
Trabalhar desta maneira está a ser insuportável.

E sempre quero ver onde vai parar essa história da pedra da bala.
Anda para lá tudo num redopio a querer dar a volta por cima.

Um Mês e já está a malta a entrar em depressão.
Eu nem assino....mas se for para a rua como andam para aí a dizer, vomito tudo.

batwoman disse...

ò Maria João ñ me conheces quero lá saber de gilberto viegas ou outro qualquer. Acorda digo eu mulher, afinal o que mais interessa é estar a olhar para o futuro e o futuro não tem nada haver com quem não está lá!!!!
Além do que as águias é porque sou do benfica ehehehehehe
Para quê essa agressividade toda.
Tás sempre a falar mais do mesmo e isso já enjoa!
Muda a conversa e segue o teu próprio conselho e esse sim concordo em pleno, que é o tal
TRABALHEM, E DEIXEM-SE DE COMÍCIOS PÓS TOMADA DE POSSE.
isso sim é que é conversa de uma mulher de armas.
deixa lá esses sonhos de ai e tal o outro eh pá esse já cá não manda. Esquece.
Acorda.
E vamos mulheres abanar este concelho para o rumo certo que as mulheres é que sabem mesmo o que os filhos precisam!
Tou ctg nessa luta mas chorar pelo gilberto ou seja lá por que politico for nem penses!!!!

batwoman disse...

Ok nas eleições autárquicas o povo do concelho decidiu. E decidiu o quê?
Decidiu retirar o poder a Gilberto Viegas e entregar os destinos do concelho a Adelino.
Até aqui tudo bem, correcto?
Fica um executivo PS com maioria relativa que também um dia já teve o Sr.Gilberto. Nada que já não tivesse acontecido também a José de Deus.
Portanto nada que já não tivesse acontecido neste concelho.
Ok.
Até aqui tudo bem, correcto?
O povo pretendia talvez dar uma hipótese a Adelino, puxando as orelhas ao Gilberto e procurando que as forças politicas dialogassem em prol do concelho.
Ok.
Também nada de novo quando é perguntado aos vereadores da oposição se pretendem ter pelouros.
Ora ...aqui surgiu desta vez uma situação nova. Um elemento da oposição resolveu aceitar e portanto as regras do jogo modificaram-se.
Agora, existe quase certo uma maioria absoluta que convém ao Adelino.
Resta saber se não é um estratégia ou se é uma estratégia eheheh estão a ver o trocadilho?
Será que este é o rumo certo
Será que o clima de "paixão" pelo concelho é sincero?
A ver vamos.
;)

Anónimo disse...

POIS É. TAMBÉM JÁ SEI DESTE INTRUSO.O POVO ESCOLHEU E VAI TER O QUE DEZEJA. OU SEJA, GENTE COMPETENTISSIMA PARA GERIR ESTE CONCELHO. SÓ QUE NO FUNDO QUEM SOFRE É O POBRE DO FUNCIONÁRIO.
QUERIA DEIXAR AQUI UM APELO:
NÃO SE DEIXEM HUMILHAR POR INTRUSOS É TEMPO DE REAGIR, CASO CONTRÁRIO VAI HAVER MUITA GENTE A SER CONTROLADA NAS MÃOS DESTA GENTE.
SE AS PESSOAS SE CALAREM E NÃO DIVULGAREM O QUE SE PASSA CADA VEZ É PIOR E ISSO FAZ COM QUE ESTES INTRUSOS E SUA EQUIPA MANIPULEM MAIS AS PESSOAS.
O SALAZAR JÁ MORREU,NÃO PRECISAMOS DE MAIS NENHUM.
NÃO POSSO PÔR O MEU NOME POIS TAMBÉM FAÇO PARTE DA CASA.

Anónimo disse...

Que conversinha, Ana Paula...

E dizes á outra para acordar....??

No natal já tens prenda! Um despertador... ofereço eu!!

Andas na aldeia e não vés as casas!
... depois delas te entrarem pelo nariz, voltas-te para nós e dizes: olhm moços, que fixe....: CASAS!
Tem dó, Paula!

Anónimo disse...

Alguem me contou que á um grupo de sócios a pedir antecipação de eleições para os bombeiros, para organizar aquela instituição e fazer uma auditoria rigorosa e punir os culpados.
Porrra acordem pessoal, vamos nos organizar e disciplinar isto, senão todas as instituições do concelho ficam entregues aos abutres.
As pessoas deste concelho tem rapidamente abrir os olhos. Senão mais vale fugir para Angola.

Catarina Felicidade
Sagres

batwoman disse...

looool eu aceito a prenda.
Até porque ñ tenho despertador.eheheheh

Pois isso eu concordo ñ há casas e ñ há muita coisa, mas teremos de sr mais exigentes né?
Estarei connvoco nessa luta mas chorar e olhar para o passado, desculpem mas não faz parte da minha maneira de ser.
Vá tão muito raivosos ainda!!!!
Respirar fundo, olhar sereno, tramquilidade e assim conseguiremos pensar numa soluçao todos juntos pode ser?
Ah caraças ñ se chateiem comigo que a luta ñ é uns contra os outros!!!!
Estão a perder as energias!!!!!

Anónimo disse...

Eh pá, só queria dizer que gosto bué das musicas que põem aqui no blog todas as semanas. Só é pena não porem também textos novos, que isto tá muito parado. Vão entretendo o pesoal com música...
Mas pronto, pelo menos é boa.

DJ Bispo

Anónimo disse...

O Dr.José de Deus chumbou a proposta do subsidio para os bombeiros na reunião de cãmara, apresentada pelo Adelino porque estava mal elaborada,pudera esta foi elaborada pelo Joel comandante e não deixa de ser corrupta, então vejamos;o Joel mandou para a cãmara o pedido de subsidio de 19€por dia para 10 bombeiros ECIN,s para juntar aos 41€ que o estado manda, assim cada bombeiro receberia 60€ por dia (turno de 24h)até aqui tudo muito bem.
So que a escala de serviço de ECIN,s era feita com cinco bombeiros voluntários e cinco assalariados do serviço de saude.
Os cinco bombeiros do serviço de saude estavam a verde na escala como se duma equipa de ECIN,s se tratasse,mas não recebiam nada porque são assalariados e estavam no horario de trabalho,assim consegue emganar o estado e a cãmara,tem uma escala ficticia de dez bombeiros na realidade sendo so cinco e amealha os 41€ do estado mais os 19€ da cãmara total de 300€/dia para os cofres da associação.
Talvez até o Adelino não saiba disto,porque isto estava armadilhado para o Eng.Gilberto Viegas,e o Joel assim mostrava muita operacionalidade 10Homens de ECIN,s mais os de serviço de saude so que na realidade eram sempre os mesmos,porque na equipa de 10ECIN,s certos dias eram apenas quatro elementos.
Fez muito bem Dr. José de Deus ...A oposição tem de estar de olho bem aberto.

ECIN's = Equipa Combate Incendios Nascentes

José Marques disse...

A postura dos eleitos pelo MDI será sempre pela positiva e em prol da defesa da legalidade e dos interesses do Concelho.
O nosso vereador na oposição, Dr. José de Deus, como se disse aqui, votou contra um subsidio para os bombeiros. Fê-lo para evitar constrangimentos de ilicito ao recém eleito Sr. Adelino, e sempre colocaremos os nossos conhecimentos e experiência ao serviço do Concelho.
Trabalharemos numa prespectiva estratégica de Desenvolvimento do Concelho, e assim, seremos mais uteis de certeza, do que o simples apoio tácito e estratégico que o PSD resolveu dar ao PS.
Ainda hoje, não compreendo porque é que o PSD concorreu, seria mais sincero ter apoiado o PS.
Somos oposição porque concorremos com um programa estratégico diferente, e não ganhamos a Câmara.
Seremos oposição nos locais próprios de discussão autárquica, exprimiremos as nossas opiniões noutros forums, que são abrangentes, como o caso preocupante da Associação Humanitária, mas aí,fá-lo-ão os Sócios.
E os Bombeiros Voluntários estão a tornar-se um caso preocupante.
Há que compreender a necessidade do Presidente da Câmara querer apresentar soluções para as pessoas que o procuram, contudo, cuidado,porque existem afirmações recentes relacionadas com as casas a distribuir, que são eventualmente enquadradas na figura de " corrupção de Eleitor", o futuro o dirá.
Quanto à dormencia deste blog, entendo que está vivo, a avaliar os comentários colocados.
Até breve, desejo a todos dinamite cerebral.

José Marques

Paulo Ventura disse...

Paula,

Penso que a tua frase:

"Será que o clima de "paixão" pelo concelho é sincero? A ver vamos."

Faz todo o sentido..
Todo o teu comentário faz todo o sentido... Neste momento o que mais me preocupa é o futuro da minha terra que me viu nascer...

Como já o tinha dito:

Estou preocupado...
Estou ancioso...

Sei e acredito que há uma vontade de fazer alguma coisa pelo concelho pelo actual Presidente, tenho é receio de não o deixarem fazer...

Ao fim de contas é o meu concelho de onde me orgulho em VIVER!!!

Anónimo disse...

Não estou a entender o comentário do Paulo Ventura, será que é mais um eleito nas listas do PSD a passar-se para o PS?
Quem é que não deixa o actual presidente fazer alguma coisa?
Com a ajuda dos do partido que tu foste eleito, tem a maioria na Câmara e na Assembleia e mesmo assim não deixam o coitado fazer alguma coisa?
Ou prometeram-te alguma coisa ou és muito ingenuo.

Anónimo disse...

Amigos, para quem ainda não percebeu eu digo:o Sr. Adelino Só-Ares não ganhou com maioria,mas numa golpada de artista e com o dinheiro do erário publico,comprou a Belinha que tinha sido eleita no PSD,portanto a partir desse momento o Sr.Adelino passou a ter maioria na Camara,comprada, mas é dele...assim pode tomar as decisões que entender e ninguém poderá pela via do voto,chumbar o que quer que seja...seria bom que as pessoas estivessem atentas a estas questões,assim não vinham para os blogs escrever parvoices com essa de o Paulo Ventura dizer que tem medo de não deixarem o Adelino fazer o que ele quiser,parece que a malta acha que as oposições não deviam existir,não me surpreende,pois no tempo do Salazar elas (oposições) não existiam...Paulo,tu que até me pareces um rapaz bem intencionado e nada parvo,não achas que devias tentar perceber melhor como as coisas funcionam,evitando assim dizeres algumas asneiras e consequentemente dares um contributo mais válido para o crescimento qualitativo da terra que dizes amar,tenho a certeza de que és capaz de fazer melhor....cumprimentos do teu amigo Carlos Costa.

Anónimo disse...

ideias todas muito interessantes tirando certos falsos testemunhos que se fazem por aqui que não se devem fazer porque quando não há provas não vale a pena levantar poeira, apesar que muita poeira será verdade.
tudo isto é 1 ciclo vicioso porque as pessoas para não perderem la o seu lugar cativo mudam de lado como quem muda de roupa só é pena terem mudado e não terem perdido... possivelmente ja deveriam ter certezas de que o PS ganharia.
Agora quando todas aquelas pessoas que lhes foi dito que ias ocupar aquele cargo que iria fazer a aprovação daquela casa, do terreno, de uma obra...se votarem no PS e não acontecer nada acho que vão ter uma grande dôr de barriga.
agora as pessoas do concelho acho que são pouco unidas e deixam fazer tudo e mais alguma coisa debaixo das nossas barbas e ninguem se impoe.
quero ver ainda o que este senhor que subiu ao poder vai fazer para segurar os jovens a não sair do concelho porque trabalho só mesmo la no fundo do tunel ou poderei arranjar algum tacho...força mdi e nada de coligações com ps

Anónimo disse...

AINDA BOMBEIRO MAS POR POUCO TEMPO.

Sabem a última, os Bombeiros já se mudaram definitivamente para o novo quartel. Ainda bem, porque um edifício daqueles estar desocupado á 2 anos depois de construído é um desperdício.
Mas não se esquecem, só não foi utilizado mais cedo, por culpa do Sr.Adelino Soares em virtude das aldrabices que cometeu.
MAS O POVO GOSTA.
Que bom que é os bombeiros já estarem nas melhores instalações.
É pena que o Adelino não diga ás pessoas qual foi o estratagema que utilizou para conseguir a Licença de Utilização em tão pouco tempo depois de ser Presidente da Câmara.
E digo isto porque havia muito pouco tempo que o quartel não foi inaugurado por falta de documentação. No mínimo é muito estranho.
Parece que o tal de Joel, comandante de bombeiros, feito à pressa, sempre vai ser nomeado pelo Sr. Presidente da Câmara, comandante Municipal da protecção civil.
Se fosse por concurso público, este indevido seria o último, porque não tem curriculum para assumir um cargo de grande responsabilidade como este.
A Protecção Civil, é um dos factores mais importantes na vida social das pessoas, pelo que deveria existir por parte do Sr. Presidente da câmara Municipal, um maior cuidado e responsabilidade na escolha da pessoa a ocupar este cargo.
Não pode ser, este POVO DO CONCELHO DE VILA DO BISPO anda com os olhos fechados.
Como é possível tamanha leviandade, esta escolha é sem sombra de duvida, uma escolha puramente antidemocrática, não houve nenhumas hipóteses a outros possíveis candidatos.
Em tão pouco tempo como Presidente da câmara e já se nota que está a fazer MAIS e MELHOR.

MAIS e MELHOR:
Para limpar a sujeira que deixou nos bombeiros, queria aprovar um subsidio que do ponto de vista legal era ilegal.

MAIS e MELHOR:
Agora nomeia pessoas sem qualificação para ocuparem lugares importantes e de responsabilidade.

MAIS e MELHOR:
Assim que pode aumentou o Imposto Municipal sobre Imóveis.

E há Mais e Melhor a Caminho.
Já sabíamos que coisas deste género iriam acontecer. Quem conhece a peça....

Pena é que estes atentados à vida Social das pessoas não atingem somente as que neles votaram.

Será que aquelas pessoas que andavam rua abaixo rua acima com bandeiras, autocolantes, canetas, isqueiros, etc a apoiar o Sr. Adelino, agora estejam contentes e de consciência tranquila.

À POVO de Vila do Bispo, o que fostes e o que és.

Neste meu Concelho à beira mar plantado, estão a semear mistérios, malabarismos e outras nogisses que só o tempo irá decifrar.

POVO! PENSA NO QUE FIZESTE?

Anónimo disse...

Pois é, os bombeiros já mudaram para o quartel novo.
Eu como voluntário, fui fazer o meu serviço de piquete, que grande desilusão!!! Não temos sala de convivio onde ler uma revista ou um jornal, não temos água quente para tomar banho! e o Bar ainda se encontra fechado a sete chaves.
Ainda ontem passei pelo quartel e o salão onde tem um snooker e onde se pode passar um pouco o tempo estava ocupado com um baptizado, ouseja, interdito a Bombeiros...
Não há um lugar onde se possa estar.
Só existe a camarata para dormir e a Central para receber serviços, QUE DESGRAÇA!!!

Anónimo disse...

qual e a coisa qual e ela. quem serao os responsaveis e quem e que ira pagar por isso. Os polituico os fiscais da Camara os serviços tecnicos veremos. Onde sera que foram e continuam a ser ocupados terrenos publicos e se fizeram e se fazem nesses terrenos obras clandestinas. Ninguem acreditara que os responsaveis sejam eles politicos tecnicos ou fiscais nao teem conhecimento do que se passa. Seassim for tirem dai elações. De qualquer forma isto ja são uns bons principios e ainda agora a procissão vai no adro. Oque mais ira acontecer, veremos.O MDI, tera conhecimento disto. O PSD tem de certeza.

Anónimo disse...

Hoje, dia 28 de Novembro de 2009, a Assembleia Municipal de Vila do Bispo não terminou a sua sessão.
Segundo algumas conversas, parece que o actual Presidente da Assembleia resolveu aplicar os seus conhecimentos sobre leis, e com a "votação democrática" da sua bancada, julgou poder substituir os tribunais, e assim aprovar importantes documentos antes de dar posse a todos os eleitos da oposição.
Feitos os cálculos, E MESMO TENDO MAIORIA, não quiz correr riscos e não aceitou dar posse a toda a oposição, NÂO FOSSE O DIABO TECÊ-LAS.
Vai daí, tenta aprovar alguns documentos, incluindo a subida do IMI, de forma ilegal, pois a Assembleia NÃO ESTAVA CONSTITUÍDA e nem poderia ser constituída porque o Sr Doutor não tinha enviado as convocatórias necessárias, alegando não saber se os eleitos poderiam ou não tomar posse.
Resta saber, talvez nunca se consiga apurar, se a intenção era prejudicar o actual Presidente de Câmara ou os eleitos pelo MDI e PSD.
Resultado: abandono da sala pela oposição, unica forma de evitar a aprovação de documentação "duvidosa".
Beneficiados: população em geral.
Prejudicados: Actual Presidente da Câmara e o Concelho de Vila do Bispo.
Conclusão: Mau inicio de mandato.
Culpados: certos "conselheiros" que entraram mudos e sairam calados e que poucos deram por eles, mas "eles" estiveram lá.

Anónimo disse...

Está lindo e leva jeito.
Tempestade tropical que vai virar tsunami muito em breve.
Que é que se estava à espera?
Essa de lhe terem tirado a confiança politica e o irem buscar agora, mesmo sem se falarem....
Está mas é a fazer a cama ao outro para se candidatar a Presidente da Câmara para as próximas.
E quanto aos "conselheiros mudos" ainda vão levar por talhada e da forte, porque o Sr. Doutor não é de passar cartão a uns "analfabrutos" que pensaram que o estavam a usar, mas no fim vai ser ele a espezinha-los E QUEM PAGA???
O ZÉ POVINHO E O CONCELHO.

E VIVA A ESPERTEZA DAS BESTAS.