segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL-II

O plano de ordenamento do parque natural que foi aprovado e publicado é idêntico ao que esteve a discussão pública. Ou seja, esta não serviu para mais do que para cumprir uma formalidade.
Este plano é um erro, como ficou demonstrado pela experiência do plano anterior, aprovado em 1995. E é um erro gravíssimo para as populações da área do parque.
O que está em causa é o conteúdo do plano, as regras que impõe. E não, como parece para alguns, a forma como foi aprovado. O que está em causa não é se os senhores presidentes das câmaras foram ouvidos, ou não, antes da publicação; como também não interessa saber se foram, ou não, tidas em conta as reclamações apresentadas na discussão pública.
A proposta de plano apresentada a discussão pública não servia, não prestava, nem sequer merecia quaisquer remendos. Era necessário uma nova estratégia, era, e é, necessário discutir a necessidade deste plano; era, e é, necessário forçar o governo a uma discussão séria sobre a legitimidade e a necessidade deste plano. Mas não havia, nem há, condições para tal discussão.
Este plano e a estratégia que ele contém não servem nem as populações, nem os interesses da protecção dos valores naturais. Por isso é um erro que iremos pagar bem caro.

40 comentários:

Anónimo disse...

Nem dá para acreditar! Os senhores presidentes, incompetentes e ignorantes, dizem-se ofendidos e o psd discorda da forma como o plano foi aprovado. Se lhes tivessem perguntado qual a posição que mais gostavam, se lhes tivessem falado com meiguice, com palavrinhas doces, com ternura, já não gemiam?
Ganda Humberto! Assim é que é, tudo ao natural, sem vaselina, nem manteiga,nem nada.

Anónimo disse...

Gostei deste Post do MDI,essa é a realidade nua e crua,o Plano nao serve ninguém,tem que ser impugnado Judicialmente,depois é preciso repensar e discutir sériamente o que se quer para a zona do Parque Natural,é preciso preservar a vida humana no Parque,as suas actividades económicas,precisamos de discussoes serias,mas antes precisamos tomar medidas urgente e em força.

Anónimo disse...

no PO do parque Peneda-gerês o ICNB teve de voltar atrás com as medidas que quiseram implementar, porque a população fez barulho. neste aqui é mais e melhor cada vaez tamos mais lixados, e para quem não sabe saiu uma portaria em dezembro 2010 que poribe a apanha de navalheiras e santalas de 15 fev a 15 junho, e esta hhhhem

Anónimo disse...

Já agora ficam com as calças.....
http://www.youtube.com/watch?v=Y_uTe4qnsoE

Anónimo disse...

O regulamento publicado só será idêntico nas consequências. O regulamento publicado é diferente do que foi a discussão pública. Se as alterações correspondem ao que as câmaras propuseram, os seus presidentes que digam publicamente. Pois parece que estiveram a negociar e não disseram o quê, como, quais as vantagens que negociaram para os respectivos concelhos, etc..
Não se esqueçam que há uma acta de reunião de câmara em que o Sr Adelino, Presidente, informa que reuniu com o Sr Humberto e outros.

Anónimo disse...

"""Não se esqueçam que há uma acta de reunião de câmara em que o Sr Adelino, Presidente, informa que reuniu com o Sr Humberto e outros"""

Por isso as actas não estão on line.
Matreiro e mentiroso é o que ele é.

Anónimo disse...

que historia é essa da reuniao com o hum berto e os outros?

Anónimo disse...

ONDE?!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O anónimo do 1º comentário deve esclarecer melhor a sua opinião. Quer-me parecer que este é um alinhado do Parque Natural e do ICN e que aqui veio defender a porcaria feita pelo Ambiente, contra as Camaras e as populaçoes. Será assim ou li mal ?

Anónimo disse...

gostei do termo

-Assim é que é, tudo ao natural, sem vaselina, nem manteiga,nem nada.


esta é a forma que eu espero que os costas facam o adelino ingulir a suas proprias palavras, que lhes dirigiu de forma prepotente, arrogante nas assembleias a proposito das respostas ao pareceres relativos ao monte do vital e ao plano do parque.

aquele gajo merece engulilas todas.

Anónimo disse...

fora com o rui correia, fora com o palroz, fora com o guilherme, fora com o mauricio, fora com o gigi, fora com o fernando, fora com o afonso, fora com a celestina

fora com os coveiros deste concelho

Anónimo disse...

"Este deve ser o Sousa Cintra"!!!! 10 de Fevereiro de 2011 17:38

Corre com toda a minha gente e toma conta do concelho.
E fora contigo também que ainda hás-de precisar de um coveiro e não o vais ter.

Anónimo disse...

pro anonimo 10 de Fevereiro de 2011 19:45

devem de tar muito preocupados de vos chamarem coveiros do concelho, mas a cova ja cavaram já so falta é tapar

pergutem la à celestiana e ao palroz o que é que eles acham de se fechar as escolas de barao, burgau e salema, de se fechar as extensoes de saude de burgau, salema e barao.

o que é que eles tao pra la a fazer na assembleia!

se la tivese outro a presidente na camara o que é que eles andariam prai a dizer mal na rua

o palroz fica calado, em barao o PS governo e camara ja fecharam a extensao de saude e a escola, o acordo com a onda ta pra nunca mais.

em pouco mais de um ano o partido socialista tirou tudo as populaçoes de barao, salema e burgau.

e o que é que os coveiros celestina e palroz dizem? nao foram eles que andaram a pedir pra votar no PS!

vá abram la agora a boca

tenham vergonha pá

Anónimo disse...

ha pois

vamos la ver como é que os coveiros pra proxima vao pedir votos no PS.

ja tou a ver o filme

- ha vamos votar no adelino porque ele comprou o monte do vital, foi um grande negocio, 1,5 milhoes de euros quando duas semanas depois era pra ser vendido por 900 mil euros.
- ha vamos votar no adelino porque ele fez uma granda borrada na comprar do monte, mesmo depois de ser avisado pela oposição, comprou e com o apoio dos coveiros
- ha vamos votar no adelino porque ele defendeu o povo do parque natural, nem sequer andou reunido e a acordar tramoias em lisboa
- ha vamos votar no adelino porque ele bondoso e ofereceu os terrenos e as cedencias ao cintra
- ha vamos votar no adelino porque ele promove o emprego dos amigos e enteados
- ha vamos votar no adelino porque ele paga o arranjo do porche do filho do cintra

e nao me façam falar mais

sim sim, o palroz a celetina o mauricio, o guilherme, o gilberto, o afonso e todos os outros eleitos do PS na assembleia vao ter que dizer as pessoas o que acham das trapalhadas que andam a ser feitas

sim porque andaram a pedir votos neles- era isto que defendiam?

se ficam calados é porque consentem

e se consentem é porque concordam

se nao concordam e votam a favor é porque são o quê?

vá venham lá aqui dizer o que são!

Anónimo disse...

Pessoal, sobre o PNSACV e a Camara Municipal de Vila do Bispo, já viram o que está no blogue:

http://menosepiornaviladobispo.blogspot.com/

Anónimo disse...

Essa mensagem que anda a circular pode muito bem ser feita pelo Adelino para usar UMA VEZ MAIS a população de Vila da Bispo.

ELE JUNTOU-SE AOS PESCADORES PARA LHE APARAREM O GOLPE (MAIS UMA VEZ), POIS VAI TER UMA REUNIÃO COM ELES E O SECRETÁRIO DE ESTADO.
E É SEMPRE BOM TER A FORÇA DO POVO PARA ESSAS OCASIÕES.

PORQUE DO RESTO O POVO...QUE SE LIXE.

CHEIRA-ME A ESTURRO..O AFONSINHO ANDA PAR AÍ A APREGOAR DEMAIS ESSA MANIFESTAÇÃO.....

PELO CONCELHO...SIM.....MAS PARA APARAR JOGOS SUJOS ...NÃO

Anónimo disse...

Vamos com calma,é preciso organização,a concentração sim,mas organizada e depois tem que ter seguimento e esse seguimento é uma acçao Judicial...se nao for bem organizado,vao lá aparecer pouca gente e nao vai ter impacto...acho que alguém nos está a deitar areia para os olhos...uma concentraçao e manifestaçao tem que ter rosto...nao nos deixemos enganar.

Anónimo disse...

Mas afinal que raio de manifestação é esta? em que nenhuma força politica se assume como organizadora?
Qualquer coisa não está bem.

Anónimo disse...

No meio desta tristeza toda ainda dá graça como o adelino manda os rapasolas pelo concelho fora a apregoar uma manifestação contra ele próprio, porque a malta já não vai engolir esta.
Tomem juizo e apareçam todos sim na reunião da assembleia se não me engano é no dia 26 mas deve haver outra mais cedo devido a esta situação.
Reuniões de camara e assembleia aí sim. É OFICIAL e sabemos quem lá tá.

Anónimo disse...

Concordo com todas as manifestações em defesa do interesse geral.

Concordo com manifestações que visem evitar a desertificação.

Se é no parque da Fortaleza não vão p’ra lá de noite porque as muralhas estão às escuras e o parque quase.

Circulem com cuidado porque à “buracos” nalgumas ruas, e as indenizações são só pralguns e a Cambra não se responsabiliza.

Cuidado com os “Escutas” que estão na Fortaleza.

Cuidado com alguns “cromos” candam por aí.

Anónimo disse...

A prova que os municípios já sabiam!

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1479838

Entre outras coisas o Secretário de Estado afirma que o documento que foi para processo legislativo foi facultado antecipadamente...

maria do monte disse...

EU SOU A MARIA DO MONTE ,MAL SEI ESCREVER MAL SEI AQUILO QUE QUER DE MELHOR PARA A MINHA TERRA QUE É VILA DO BISPO,QUE VERGONHA O QUE SE PASSA NESTA TERRA O MAIS E MELHOR É DONO DE TUDO E LIGUEM SE LEVANTA A DIZER BASTA DE TANTA MERDA ?? FICHAR AS ESCOLAS A SEGUIR OS SITOS A ONDE DAVAM AS CONSULTAS E JÁ SE FALA EM FECHAR O CENTRO CULTURAL,PORQUE NÃO TÊM PESSOAL ENTÃO NÃO METE OS AMIGOS TODOS PARA TRABALHAR O SABADO JÁ NÂO DÁ SEITO AOS AFILHADOS COMO É ELE QUE FIQUE SÓ COM AS DOUZELAS DA CAMARA E ACABE COM O RESTO MAIS E MELHOR

Anónimo disse...

claro que o plano do parque foi dado a conhecer antecipadamente ao adelino!
e sabem o que ele fez?
em vez de dar conhecimento ao executivo, calou-se!
e foi rapidamente fazer o plano de pormenor para os terrenos do cintra no martinhal e na mareta!

como podem confirmar com as actas, nos quinze dias andes da aprovação do plano, levou à camara os terrenos do cintra!

aquela mauzinha que esta no blog fotos antigas simboliza bem o que ele anda a fazer à população

GV disse...

MANIFESTO DE INDIGNAÇÃO

Ainda assim não é de acreditar nas declarações do Sr. Rosa, são até lamentáveis. Dizer que a preocupação dos autarcas é com o urbanismo, por isso a sua discordância com este Plano, é tentar Tapar o sol com a peneira, desviando as atenções do óbvio para o acessório.

Ou desconhece as anormalidades e ilegalidades deste Plano - e não desconhece, porque foi alertado muitas e várias vezes - ou procura "sacudir a água do capote" das suas grandes e graves responsabilidades na forma como o Plano foi elaborado e acabou sendo aprovado.

Perante tanta incompetência... Sr. Secretário de Estado, não ponha o cargo à disposição, OBVIAMENTE DEMITA-SE !

Então, havia pressa em aprovar o Plano porque as Medidas Preventivas estavam a caducar. Então porque é que o Conselho de Ministros aprovou, - ilegalmente é um facto - em 28 de Janeiro de 2011, a prorrogação das Medidas por mais um ano ? Já viu Medidas Preventivas em vigor por 4 anos ? O seu colega do Ordenamento do território deu-lhe essa dica ?

SOMOS TODOS PARVOS E IGNORANTES OU QUÊ ?

É certo que o ICNB e o sr. SEA, H. Rosa, ignoraram a lei geral do país ( RJIGT ) na elaboração do Plano, em todo o tempo. MAS NÃO SOMOS TODOS IGNORANTES ! Na província também há quem pense e quem conheça a lei, considere o ambiente e sustente o desenvolvimento económico e social da região e do país.
Aqui não apanhamos percebes com os pés ! Ainda há aqui na "parvónia" quem pense, quem saiba o que diz e o que faz. Aqui também há Doutores e Engenheiros.
Depois destas declarações do sr. Secretário de Estado, passando um atestado de ignorância e estupidez aos autarcas, não merece qualquer consideração e tolerância.
É MERECEDOR DE CENSURA E INDIGNAÇÃO...

DEMITA-SE SR. SECRETÁRIO DE ESTADO, NÃO PONHA O LUGAR À DISPOSIÇÃO. O PAÍS AGRADECE !

E nas próximas eleições autárquicas de 2013 candidate-se à Câmara Municipal de Vila do Bispo, pelo seu PS e, se merecer o apoio dos eleitores, governe o concelho e resolva os problemas das populações, com 95 % de Rede Natura e esse "Magnifico" Plano de Ordenamento do PNSACV que acaba de publicar e que tanto aprecia e elogia.

"Estou convencido que a questão
urbanística explica a atitude de rejeição do plano de ordenamento",
concluiu Humberto Rosa.

Pois convença-se que prestou um mau serviço ao ambiente, à Costa Vicentiva e a Portugal.

O Insatisfeito disse...

Diz-se muito que Adelino fez isto! ou não fez aquilo! o ministro fez não sei o quê!Bem cada um terá certamente as responsabilidades devidas á sua acção no processo.
Na verdade não existe mais nenhum culpado a não ser o "POVO".
Sim nós que votamos nesses senhores! nós que ficamos impávidos e serenos a assistir ao delapidar do nosso concelho, dos nossos costumes e tradições e mais grave ainda a assistir ao empobrecimento e de certa forma a uma "ilegalização" de qualquer actividade humana no perímetro do Parque hipotecando assim qualquer futuro a quem aqui vive.
Ainda não vi ninguém falar das restrições em "si" nem nas consequências catastróficas para quem aqui vive!Discute se muito quem tem culpa no quê quando deveríamos estar a discutir maneiras de impedir este atentado!
Estamos a falar de leis que proíbem o acesso a várias zonas do parque, leis que afectam a pesca profissional! a pesca lúdica! a apanha de marisco!o acesso a praias e zonas costeiras do parque!
Restrições a actividades de lazer(BTT,caminhadas,surf,motos,carros,etc).
Futuras construções imobiliárias(havendo excepções é claro para os já famosos "P.I.N." dos "boys" amigos de quem estiver no governo)etc etc etc
Estamos a falar de restrições a todas as actividades humanas no Parque!
Penso que chegamos a um ponto em que devemos de uma vez por todas pôr de lado as filiações partidárias!
As quezílias insignificantes que abundam neste concelho!
Deixarmos (nem que seja por um momento)de olhar apenas para o nosso umbigo! e unir-nos em prol do bem comum do nosso futuro,do futuro dos nossos filhos e netos.
Que haja união para lutar pelo direito a um futuro

Anónimo disse...

Várias as vezes que passo por aqui e já tinha pensado em não escrever mais nada.

Mas... de vez em quando leem-se umas coisas.

E assim vou continuar, não só a ler mas também a participar.

A população tem o direito, e o dever, de exigir que os politicos "do burgo", por si eleitos, se deixem de tanto palavreado e passem à acção, em defesa do Concelho.

Se existem ilegalidades, e tudo leva a crer que sim, Tribunais Nacionais.

Se, devido ao compadrio, não existe separação de poderes, politico, económico e Judicial, então Tribunal Europeu.

Qual a vantagem em se eleger um Presidente da Assembleia formado em leis? Se o mesmo não faz o que tem que ser feito, descurando as suas competencias e responsabilidades, colocando-se ao serviço de que interesses?

Quem defende os interesses dos eleitores?

GV disse...

""""" Então porque é que o Conselho de Ministros aprovou, - ilegalmente é um facto - em 28 de Janeiro de 2011, a prorrogação das Medidas por mais um ano ? .... """""""".

Confrontadas as decisões do Conselho de Ministros e as suas Resoluções, verificou-se que a prorrogação das Medidas Preventivas ocorreu apenas em 28 de Janeiro de 2010 e nenhuma outra em 28 de Janeiro de 2011, nem podia acontecer porque seria ilegal. Pelo lapso do comentário fica aqui a reparação, retirando-se o que no parágrafo anterior foi dito. Verdade e rigor, sempre e acima de tudo.

Quanto ao resto do que foi dito, EM ABSOLUTO, se reafirma.

Anónimo disse...

Pois eu, ao contrário das vozes que aqui se manifestam, estou disposto a prescindir de ir ou de pescar em alguns locais se isso for importante para a preservação dos recursos naturais e da paisagem.

Zé da Roça da Veiga

Anónimo disse...

Ó Zé da Roça da Veiga
O senhor já leu a "bendita" lei?
Então pensa que é só isso que diz .
PESCAR E IR A LOCAIS.....?

NÃO ADMIRA QUE O CONCELHO ESTEJA DA MANEIRA COMO ESTÁ COM GENTE DESTA.

""preservação dos recursos naturais e da paisagem. ""

VAI DIZER ISSO AO PADRINHO QUE ELE AINDA NÃO SABE O QUE ISSO É.

Maria da Roça do Lado Nascente

Anónimo disse...

Pois faz muito bem não ir à pesca que o peixe já é pouco. E os percebes tambem. E o gado tambem. E a agricultura tambem. E os Barcos tambem. E o turismo tambem. E a população tambem. Então para que estamos praqui a nos preocupar com o Novo Plano do Parque ?

Não se faz nada e está tudo bem.

O NOVO PLANO É lindo, maravilhoso e só temos que elogiar os do Ambiente que nos deram uma coisa tão boa.

Anónimo disse...

"Tretas"

acrescentaria...

e viva "El Bimbo" o MAIS e MILHOR prisedente que já tevemos...

se lerem com atenção, lá p´ro final, encontram o artigo que "El Bimbo" OBRIGOU os de Lixboa (rosas, passaros pintos e afins) a incluir...(de propósito p´ro Monte)...

Em troca do quê? Vomecês nã tão bons da cabeça, de nada...

Então acham que o ome ia assinar mimorandos de entendimento se os outros não entendessem o que "El Bimbo" cria? Nã tão a ver o filme todo.

Mas podem ver as fotos de Concurso Aberto em Burgau...

http://menosepiornaviladobispo.blogspot.com/

Ou como "El Bimbo" está anos-luz de avanço em relação às Nações Unidas...

http://viladobisponoseumelhor.blogspot.com/

Ou acham que as palmeiras do Vale da Torre não são tipicas de Sagres, e os caramujos, e o gaspacho e as papas de sarrabulho?

Ignorantes...das...

"Tretas"

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer se vamos ter assembleia para o parque ou não?

Anónimo disse...

"""alguem me sabe dizer se vamos ter assembleia para o parque ou não?"""

SE NÃO VAI DEVIA HAVER...OU POR OUTRA DEVÍAMOS EXIGIR QUE HOUVESSE.

Anónimo disse...

O MDI e o PSD já apresentaram um requerimento a solicitar uma Assembleia extraordinária sobre o assunto do Plano Ordenamento do Parque Natural....aguardamos que seja marcada pelo Presidente da A.M. Dr. Rui Correia.

Anónimo disse...

Cara Maria da Roça do lado nascente

De facto não li o plano com o cuidado devido. O que me pareceu é que nem tudo era mau, como aqui se faz crer. Muitas das actividades que são interditas pelo plano merecem o meu acordo. É o caso da instalação de oleodutos, de estufas de produção intensiva, de explorações intensivas de suinicultura, de aterros de resíduos perigosos e campismo selvagem. Que interesse temos nós nestas actividades ? As estufas de produção intensiva contaminam o solos e os cursos de água que depois desaguam no mar. Ainda por cima, o emprego que dão é ocupado por “escravos “ vindos da Tailândia . As suiniculturas é o que se sabe. Os aterros de resíduos perigosos, nem falar. Repito, nem tudo é mau no plano.

Zé da Roça da Veiga

Anónimo disse...

atao mas é preciso ser solicitada a assembleia?

atao mas o que e que aquele trapalhão do rui correia ta la fazer?

porra haja paciencia, atao mas anda tudo a dormir

Anónimo disse...

Se alguém do MDI consultar o Regulamento e as plantas que foram publicadas constatará que não é igual, nem idêntico. Há diferenças que convirá analisar se não agravam ainda mais as medidas draconiamnas que foram anteriormente publicitadas.
Se o que está em questão não são as ilegalidades cometidas pelo ICNB, então o que será que poderá estar em questão e que possa suspender a aplicação deste Plano?

Anónimo disse...

Então. Parece que a publicação do Plano de Ordenamento "calou" os comentadores.

Maria da Roça do lado nascente disse...

Caro Zé da Roça da Veiga....
Eu também discordo ao que ali se refere......MAS ISSO.....É verbo de encher e atirar areia para os olhos da malta...
Leia com atenção o plano. O PSD pôs online no blogue deles.

E tire conclusões...mas leia com atenção....
NÃO HÁ FUTURO NEM PARA VELHOS NEM PARA NOVOS......ACABOU TUDO.........
SE NÃO FORMOS À LUTA.
E É ESTAS DIVISÕES ENTRE A POPULAÇÃO QUE VAI DAR PONTOS À DESGRAÇA QUE NOS CAIU EM CIMA.

VAMOS NOS UNIR.
OU NÃO TEREMOS HIPÓTESE DE SOBREVIVÊNCIA.

Anónimo disse...

BEM ESTA NA HORA DE COMEÇAR ATRABALHAR PODE CONTAR COM A MULHER DO MONTE JA QUE O FRANGO NÃOFAZ NADA SE NÃO MENTIR NÓS NÃO PODEMOS DORMIR DEPOS DE OUVIR O QUE SE PASSOU NO CENTRO CULTURAL A INFORMAÇAO DOS COSTAS A DO GIG FOI UMA BOA INFORMAÇAO POSITIVA É SE NAO FAZER AS ASSINATURAS E IR EM FRENTE NAO PODEMOS CRUZAR OS BRAÇOS E TODO O TRABALHO É POUCO QUE EU QUER VER SE O ADELINO VAI ASSINAR OU NAO DEPOIS A GENTE VÊ O ALDABRAO QUE ELE É E O RUI CORREIA PENÇO QUE ESTÁ METER AGUA METEU A PATA NA ARGOLA QUANDO VOTOU A FAVOR DA COMPRA DO MONTE DO VITAL TEMOS QUE NOS JUNTAR TOUDOS SAMOS POUCOS, VAMOS MALTA RASCA????NO FUNDO A VERDADE É QUE O BARCO ESTÁ A FUNDAR-SE