quinta-feira, 3 de março de 2011


Moção de Censura aprovada ontem na Assembleia Municipal de Vila do Bispo e apresentada pelos eleitos do MDI


MOÇÃO DE CENSURA


O novo Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que entrou em vigor no passado 4 de Fevereiro (RCM 11-B/2011), vem condicionar de forma extremamente negativa o desenvolvimento do concelho de Vila do Bispo e compromete o seu futuro.

Este Plano impõe demasiados constrangimentos à agricultura e à pesca, actividades tradicionais que deveriam ser apoiadas, e não cria condições propícias ao aparecimento de novas actividades compatíveis com os valores naturais, nomeadamente na área do turismo sustentável.

Se no geral, este Plano é mau, no caso de Vila do Bispo, é péssimo. Comparando as cartas que definem o zonamento das diferentes áreas de protecção, é forçoso constatar que o Plano é muito mais restritivo em Vila do Bispo do que no restante Parque Natural.

De facto, as Áreas de Protecção Complementar II, ou seja, aquelas onde este Plano admite algum desenvolvimento, são praticamente inexistentes em Vila do Bispo; o mesmo não acontece em Aljezur nem em Odemira. Consequentemente, no concelho de Vila do Bispo, o desenvolvimento turístico previsto para a Costa Vicentina pelo PROTAL está inviabilizado à partida, dentro do Parque Natural, mas, em Aljezur é admitido.

No concelho de Vila do Bispo, os perímetros urbanos são cercados por zonas de protecção que irão impedir, ou dificultar muito, o seu alargamento futuro (por ex. Sagres ou Vila do Bispo). O mesmo não se passa em Aljezur.

Este Plano demonstra, uma vez mais, o autismo e a prepotência do ICNB, mas também resulta muito da forma como o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Sr. Adelino Soares, conduziu este processo na sua fase final, nas reuniões de concertação e durante o período de discussão pública.

Nesta fase, nunca levou o assunto a reunião de Câmara, para que o executivo municipal, como um todo, se pronunciasse e o mandatasse para defender a posição do município perante o ICNB.

Nunca solicitou a inclusão deste assunto na ordem de trabalho da Assembleia Municipal, como é de lei, tratando-se de Ordenamento do Território. Assim não houve nenhuma tomada de posição deste órgão que lhe pudesse dar mais força negocial face ao ICNB.

O Presidente da Câmara Municipal apenas promoveu uma sessão pública no Centro Cultural, sem a presença do ICNB, que não passou de uma encenação para se desresponsabilizar, sem efeitos práticos, como infelizmente demonstra a entrada em vigor deste Plano.

Em Maio, depois portanto depois da discussão pública, levou à reunião de Câmara uma moção que nem sequer foi consensual (acta n.º 11).

Indo a reboque dos Presidentes de Câmara de Aljezur e Odemira, não foi capaz de se aperceber do tratamento altamente discriminatório a que estava - e continua a estar - a ser sujeito o concelho de Vila do Bispo, nem entendeu o cinismo e a má fé negocial do ICNB neste processo.

Agindo de forma isolada e com manifesta falta de competência relativamente à matéria em questão, o Presidente da Câmara Municipal não soube defender adequadamente os interesses do município de Vila do Bispo.

Perante o exposto, a Assembleia Municipal de Vila do Bispo, reunida em sessão extraordinária no dia 2 de Março de 2011, delibera, nos termos do Art.º 2.º do Regimento, censurar o Presidente da Câmara Municipal, Sr. Adelino Soares, por gestão irresponsável do processo de revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O grupo municipal do MDI

Vila do Bispo, 2 de Março 2011

28 comentários:

Anónimo disse...

Bom começa a cair o castelo de cartas. Afinal a importância dada a determinados assuntos resultou das "conveniências" de uma política de favores, imediatista e como diz o mdi, autista, que descurou outros sectores importantes para o futuro do Concelho. Utilizam a divida para esconder a incompetência. Claro que quem beneficiou da politica dos favores locais irá também beneficiar dos favores "dos fazedores de ordenamento" à revelia dos municipios.

Anónimo disse...

Merecida Moçao de Censura ao Presidente da Camara de Vila do bispo...nao discutiu o assunto com os Vereadores,nao discutiu com a Assembleia Municipal...foi tratar dos assuntos de Vila do Bispo com os de Aljezur,confiando que eram todos do Partido Socialista....fomos comidos pela sua incompetencia,Aljezur fica com zonas de construçao por todo o território....Vila do Bispo fica sem nada e nao estou a exagerar,é realmente :nada:....para construir,sómente uma pequena mancha amarela junto à Raposeira....mais nada,nem para crescer os perimetros urbanos....ruina total,resultado da brincadeira de miudos que é a Camara de Vila do Bispo neste momento....pagamos todos,o erro e parvoice que foi escolher o Adelino para Presidente,nem ao diabo lembrava tal ideia.

Anónimo disse...

Bom trabalho dos Deputados do MDI,uma grande demonstraçao conhecimento e trabalho,um esclarecimento publico do melhor que já assisti,mais aprendi naquela assembleia,sobre o Plano do Parque,que em todas as outras que já vi e ouvi,muito bem a Moçao de Censura ao Adelino,era o que ele merecia por tanta ignorancia e incompetencia,Vila do Bispo a perder em toda a linha,cavamos o nosso enterro enquanto Concelho,tudo graças ao Adelino.

Anónimo disse...

Politicas de conveniencias e de conivencias,politicas de favores pessoais,politicas de faz de conta,interferencia em concursos publicos,perseguiçoes tipicas de um ditadorsito de trazer por casa,mentira como arma,desculpabilizaçao como defesa...Adelino no seu MAIS e MELHOR....O Concelho no seu MENOS e PIOR.

Anónimo disse...

finalmente uma boa noticia, conseguir aprovar uma moção de censura contra o mais e melhor não é fácil, parabéns.
só é pena não terem maneira de o fazer sair de lá, esse artista já fez demasiado mal ao nosso concelho.

Anónimo disse...

Vamos ver no dia 12, Sábado, no Centro Cultural, quais as mentiras, quais os "voltedeface" (nos quais são especialistas) que nos vão apresentar.

O "face oculta" bem que se fartou de sorrir enquanto o "chefe mas pouco" levava na cabeça.

Falta saber se tal felicidade se deveu ao "chefe mas pouco" estar a levar na "mona" ou o sonho da "cadeira do poder".

A sessão promete...

Anónimo disse...

Bem se a moção foi aprovada, inclui deputados do partido socialista a votar contra o adelino? fixeeeeeeeeeeeeeee

Anónimo disse...

Deputados do partido socialista e... não se estarão a esquecer de agradecer ao PSD? Fica-vos mal, mas tudo bem.

Anónimo disse...

a importância dos deputados do partido socialista anónimo de 5 de março de 23:26, é q significa que estes desta vez estiveram do lado do psd e do mdi e contra o seu líder!

melher do monte disse...

boa noite pessoal de trabalho espero que no sabado a reunião no centro cultural seija o ADELINO A ESCLARECER ESTE CONCELHO ?? DE TANTAS MENTIRAS QUE TEM DITO E TÃO MAL FEZ AS PESSOAS QUE AQUI VIVEM .O ADELINO DEVIA DE TER VERGONHA DE ESTAR A DAR ESTE CONCELHO TUTAL DESPREZO MAS ISTO TAMBEM DAQUI A 2 ANOS TEM O PAGO FORA COM O DITADOR E JÁ ESTÁ CÁ A MAIS

Anónimo disse...

Claro que as pessoas também veem o trabalho do PSD,mas a verdade é que o grande trabalho tem sido obra do MDI...Moçoes,Propostas,Requerimentos,trabalho de casa bem feito,que depois resulta, em grandes demonstraçoes de conhecimento na Assembleia Municipal,temos que reconhecer e dar o mérito a quem o tem,o MDI tem feito um enorme trabalho na oposiçao.

Anónimo disse...

até o Plano de Ordenamento do Parque NACIONAL da Peneda-Gerês é mais razoável e permissivo, em TODAS as áreas de protecção,em termos de actividades admitidas e de parâmetros urbanísticos aplicáveis...!!!
terá certamente algo a ver com a qualidade e a combatividade dos autarcas de lá, que não se contentam com gesticulações vociferações ou outras encenações...
sp

Anónimo disse...

HOJE AR RECEBI PELO O CORREIO UM MAPA MUITO BEM FRITO COM UMA BOA INFORMAÇÃO ASSIM SIM É QUE DIZ AS VERDADES COSTAS QUE É O QUE O ADELINO NÃO CONSEGUE DIZER MAS EU ESTOU NA REUNIÃO PARA VER ELE SE CAGAR TOUDO O PÁ NÃO DEIXOU ELE POR MAIS MENTIRAS JÁ CHEGA ESTÁ NA HORA DE NEM O DEIXAR FALAR AQUI O RUI CORREIA QUE MANDE ELE SE CALAR JÁ BASTA ESTE É UMA VERGONHA BOM TRABALHO E FORÇA MULHER DO MONTE

O 3º Candidato disse...

Ver até ao fim.

http://dre.pt/pdf1sdip/2011/03/04400/0128001283.pdf

Conduzam com cuidado.

Anónimo disse...

Parabens ao MDI, pelo coragem, pelo conteudo e sobretudo por conseguir a aprovação... já agota, que consequências legais e políticas para um executivo censurado? Ou será que não há juristas que possam ler a lei das competências, e adaptá-la????
De qualquer forma o MDI, através dos Irmãos Costa, provaram!!!!
Valentes!!!!!!

Anónimo disse...

Como diz o 3º candidato.
Conduzir, com cuidado? vamos é ter de deixar de conduzir.
O melhor mesmo é deixar as viaturas em casa e andar a pé.
E já agora gajos deste conselho, deixem de de dar chou na noite, deixem de fazer figurinhas....(tristes), diga-se de verdade indesejáveis.
Isto de um indivíduo estar num local de lazer e andar a ser abordado para falar de politiquices, aborrece e já parece os que estão lá no poleiro, gandes acordos se fazem naqueles corredores, e até se contratam pessoas. Mas vocês!!!!!
Evitem cometer excessos,Estão a estragar a vossa credibilidade, e a por em risco o trabalho de um grupo. Depois de uma noite como a de sábado deverão deixar as viaturas à porta deixem-se de armar em engraçadinhos.
A gnr anda aí e não gosta de ver o que viu.
Esta é a minha recomendação.
Tino!!!!!!!!!!!!! senhores.

Anónimo disse...

Belíssimo trabalho sim senhora.
E a seguir o que se vai passar????
A moção foi aprovada, qual é o resultado prático.
Estamos a aguardar.
Isto não pode continuar!!!!!!!!
Ficamos sem hipóteses de nos expandirmos, já não bastava ter pouco, agora podemos dizer que ficamos na miséria.
O 1º Ministro não consegue dar a volta à situação nacional e os seus seguidores fazem o mesmo.
E nós é que pagamos.
Precisamos de mais trabalho e temos que emigrar,pois aqui não é possível ganhar o pão.
Estou seriamente a pensar em emigrar,para conseguir sobreviver e estou cansado de ir ao mar, buscar o meu alimento.
Investi na minha formação e agora tenho que pô-la em prática, não queimei as pestanas para nada.
Neste canto, nada consigo fazer e o mundo aguarda-me.Seria uma mais valia para a progressão económica deste concelho,mas tenho as portas fechadas e de todo não tenho medo de trabalhar, favores não preciso não pedirei batatinhas. Já me propus fazer uma associação mas aparecem entraves a todos os niveis, burocracias.
Continuem no vosso melhor e não se iludam que o pior está para vir.
Até um dia.

Anónimo disse...

sou da raposeira e venho aqui pedir que voces vejam o que se passa com as obras do sumafero

ja me diseram que o adelino confirmou que se vai fazer uma rotunda onde tá o sumafero

essa obra vai dar cabo da raposeira e vai acabar com o transito para a vila e para sagres

peço vos que façam alguma coisa aquilo nao pode ficar como ele quer

obrigada

Anónimo disse...

VAMOS TODOS QUE ANDAR A PÉ, OLHA O PREÇO DO COMBUSTÍVEL, MAS ATÉ É ACONSELHÁVEL, OLHANDO PRA QUEM REPRESENTA ESTÃO TODOS A FICAR XXL," PICADOS PELAS ABELHAS", OU SERÁ FESTANÇAS, CUMIDA E BUBIDA A MAIS.

Anónimo disse...

A moção foi aprovada, a AMVB censurou o Presidente e agora vou é ver passar a passarada. lol

Anónimo disse...

Sr.Presidente Adelino e restante excutivo,tanta simpatia de inicio e agora é só XUTOS NOS TRASEIROS DOS FUNCIONÁRIOS, prometeu que ia estar ao lado dos funcionários e ajudar e AGORA onde está a compreensão? É só ARROGANCIA-SÓ LHE fica Mal

Anónimo disse...

ENTÃO O PESSOAL DA RAPOSEIRA QUE VOTOU ADELINO NÃO VIO A ONDE ESTÁ E O ESPERTO DO GUILHERMO O QUE ANDA A FAFER ESSO PALHASO SÓ TÊM É MERDA NA CABEÇA E NEM SABE A ONDE É A MÂO DIREITA E VAI ATRAZ DO ALDABRÃO DO ADELINO????E O PESSOAL NÃO NÃO ABRE O OLHO JÁ É TARDE É COMO OS PARQUES E VÃO MESMO PAPAR ALI A RETUDA E O RESTO É CONVERÇA

Anónimo disse...

a verdade é que foi feita democracia e ganhou quem "voces" votaram... AGORA PAPEM-NO!!! Somos tao burros no concelho de vila do bispo. Eu incluido! Nunca vamos aprender?!

Anónimo disse...

Imaginem se o Guilherme, ia querer que foose feita uma variante na Raposeira,eu acredito é que ele tenha feito pressao para manter a estrada por dentro da Raposeira,se assim nao fosse,como ia ele vender barro*artesanato*??...aquilo assim fica de feiçao para o Guilherme,se por acaso morrerem uns quantos,que importa se nao for ele,ou alguém da familia dele??...fiquem à espera de o Guilherme defender o bem da comunidade,aliás esse foi sempre o seu combate,defender os mais indefesos...o grande Presidente do Partido Socialista: Guilherme Leal da Cruz.

Anónimo disse...

Não sou mar á vista, nem nunca usei esse "nick name"...de Sines foram duas doutoras, uma "ganhou" uns belos patins depois de ajudar no que pode as pessoas da vila... a outra caiu nas boas graças dos rosas (virou rosa)e ajudou a pagar os patins da que regressou...nada é eterno, ninguem está cá para sempre!a "boa" de hoje, foi a que mordeu a mão que a levou para a vila!O mundo dá voltas e a que regressou a Sines, muito gostava de voltar á vila, e ninguem sabe o que o futuro reserva a ninguem... uma coisa é certa - enquanto esteve na Câmara da Vila não prejudicou ninguém!E ninguém tem nada contra ela, só se tiverem inveja por não serem uma mulher de armas e coragem, como ela!
Fiquem bem vila bispenses porque 2013 não demora, e cá estamos para ver se querem continuar com essa mancha ( nódoa) rosa na câmara... por mim o MDI é que devia lá estar, e há gente, dentro do movimento e apoiantes que sabem como fazer as coisas,dentro da lei, sem chular ninguém! Agora, há que arrumar com o Sòcrates depois com o Adelino, e seremos muitos nessa luta, também!

Anónimo disse...

Bom gente!
Toca a reunir.
Vem aí um socrates laranjinha que preconiza medidas mais gravosas para os trabalhadores, idosos, jovens, etc..

Anónimo disse...

O PSD agora vai-se esquecer do plano.E eles lá se vão preocupar com o Plano.
Agora a preocupação é o FEEF e o FMI e reduzir as "benesses" do povo que até queria ter saúde gratuita, educação gratuita, e direito a alguma alimentação. Quer o acaso que o concelho continue na sua pobre condição de periferia de um país atrasado e fundamentalista na defesa dos direitos dos banqueiros.

Anónimo disse...

Por falarem em medo...

Alguém viu quem agrediu um jovem junto da EB 2,3 de Vila do Bispo?

Um adulto agrediu um jovem (14 ou 15 anos?).

A mãe do jovem agredido tem receio de represálias por parte do agressor e não quer apresentar queixa.

As entidades oficiais não podem fazer nada sem queixa.

Se alguém presenciou a agressão (e tiver coragem)denuncie a agressão junto das autoridades policiais (GNR de Vila do Bispo).

Medo? Com ou sem motivos "ele" existe!