quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mudar é preciso!

O MDI constitui uma efectiva alternativa política à actual gestão do município de Vila do Bispo.
Num diálogo intenso com a população do concelho estamos a preparar uma proposta que seja o nosso compromisso com os eleitores.

É a partir de uma visão do concelho, de quem aqui vive e trabalha, e das suas necessidades, que estabeleceremos as nossas prioridades.

Reduzir a burocracia nos serviços e eliminar procedimentos inúteis é uma dessas prioridades. Tal como tornar efectivo e eficiente o atendimento aos cidadãos.

É necessário implementar políticas de apoio social consequentes que não fiquem por acções pontuais, mas que constituam uma resposta aos problemas reais da população e que contribuam para alterar o seu modo de vida.

Constitui um objectivo fundamental inverter a tendência de perda de população, sobretudo jovem, o que só se conseguirá com uma política séria e eficaz de intervenção no sector da Habitação Social.

O investimento a realizar pela Câmara Municipal deverá ser útil à população e contribuir para a melhoria das suas condições de vida. Os equipamentos a construir são para usar e não apenas para contemplar, para ficarmos a olhar para eles.

É urgente a construção de creches, de umas piscinas municipais e de equipamentos culturais que permitam a dinamização da sociedade civil e do associativismo.

Há algumas áreas que não sendo da responsabilidade directa da Câmara exigem o empenhamento desta de modo a que contribuam para uma estratégia de desenvolvimento local. São exemplos o Porto da Baleeira — quer na sua vertente de porto de pesca, quer como porto de recreio — e o património cultural, nomeadamente o conjunto da Fortaleza de Sagres, o Farol do Cabo de S. Vicente e a Fortaleza de Santa Catarina.

Muitos destes objectivos serão prosseguidos com o estabelecimento de parcerias e de uma cooperação estreita com organismos da administração central e com as associações e instituições locais.

Vamos mudar de atitude, de políticas, definir um rumo e concretizar os objectivos.

Pela Positiva!

14 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da visão do MDI em relação à estreita colaboração com as outras entidades que tutelam equipamentos no concelho de Vila do Bispo.

Penso que é importante a CMVB não ter uma visão "açambarcadora" de tudo o que existe.

A colaboração é importante para que todos possam usufruir e tomar conhecimento do que existe em Vila do Bispo.

Quanto ao MDI... penso que já incomoda muita gente.

Oid Ali Odama disse...

pois... já vai sendo tempo de alguém se preocupar com a riqueza cultural do nosso concelho! é triste ver tudo tão sub-aproveitado e ao abandono! veja-se a fortaleza de santa catarina, com toda a sua história, a desaparecer no mar sem ninguém se preocupar!

e o que me dizem da nova propaganda junto à caixa de crédito agricola? por acaso assisti à colocação do cartaz (já que não havia nada para ver no centro cultural e era sexta-feira à noite) e adorei a forma como fizeram os buraquinhos na relva!

a ver se agora não se esquecem de regar todos os dias o placard! para ver se cresce e dá frutos... pode ser que sim!!

Anónimo disse...

A Propaganda junto a CAIXA AGRICOLA pertence ao Partido daquele arquitecto de LAGOS que depois vai ser candidato nas AUTARQUICAS....grande abuso a colocaçao do Placar na relva escavando a mesma....um abuso...aprendeu com o sr. Gilberto...isto no Concelho samos todos uns atrasados...analfabetos...e jumentos,...o que seria de nos sem os iluminados de Lagos que nos comem as papas atrz das orelhas....MALTA de Lagos ajudem por favor esta triste gente onde me incluo....que seria de nos sem vocemesses...BEM HAJAM seus iluminados....ZECA TRAMBOLHO vosso criado.

Anónimo disse...

Zé D'Olhão

Não batam mais no "ceguinho"

Mais uma vez alerto para uma grave situação que é dirigida à mesma pessoa, mas não é nada pessoal, acontece que os actos praticados merecem ser denunciados;
Desta vez está em causa a bomba de gasoleo do Porto da Baleeira, a qual "abastece" os barcos de pesca, e que é da responsabilidade da Direcção dos Bombeiros, acontece que já o ano passado houve falhas, quer de abastecimento quer de pagamento ao fornecedor.
Por outro lado quando da campanha para as eleições da direcção dos bombeiros, a lista adversária denunciou no seu caderno eleitoral, que a actual direcção, queria abdicar deste contrato, alegando que não dava lucro, ao contrário os outros diziam que dava lucros significativos livres de despesas;
Agora a situação é a seguinte falta gasoleo para abastecer os barcos e há uma divida ao fornecedor no valor de (27 mil euros), o fornecedor está a tentar fazer contrato com outra entidade.
Será que o "Monstro" não é também responsável por isto?
Valia a pena pensar nisto!...
No fundo estou a ficar com pena desta gente.
Até breve.

Anónimo disse...

VILA DO BISPO TEM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA, e por ordem régia o pastor foi despedido e as suas ovelhas confiscadas. Assim o quis el-rei dinis sem dom nem reino, e com pesar se exilou en terras de espanha...o mesmo acontecera a Colombo, por falta de visão da corte. E uma corte onde não há um bobo, é uma corte tristonha...de manhas e com muita ronha; já na Grécia Antiga, a ironia era o método para atingir a verdade e nas democracias mais antigas e robustas, é o sentido de humor e a livre opinião que indiciam a democraticidade- daí que os fundamentalismos não a aceitem, pois poria a ridículo a sua seriedade. Quem não distingue ficção de realidade e/ou piada de insulto, pode ser muito instruído mas não é culto, nem tão pouco educado, e pior não é livre e daí a oprimir os outros, se tiver poder, é um passo. Bem, mas este é o discurso ético e moral, que como sabemos na política não interessa nada, porque esta, desde pelo menos Maquiavel, é moralista e visa tão-só a conquista e manutenção do poder: os fins justificam os meios. Hasta Siempre! do pastor sem palavras, que são do pai

Oid Ali Odama disse...

pois...

já agora respondam-me a uma coisa:
-aqueles papelinhos que andaram por aí a distribuir, onde se podia ler que no dia 22 iriam envenenar as ervas, serviram para enganar quem? as próprias plantas??

é que elas não se deixaram enganar... na rua do espaço internet e da gnr, por exemplo, continuamos a ver lindas árvores e algumas plantas exóticas a crescer junto às janelas e fachadas das casas - QUE GRANDE FACHADA!! será que não as deviam transplantar para os jardins públicos? se calhar faziam mais falta aí...

ou então... tenho uma ideia melhor... e que tal aproveitar o facto de chover dentro do pavilhão desportivo da escola eb 2,3 e levar para lá as ervinhas? como os alunos não podem lá ter aulas, faziamos uma estufa e sempre se poupava na rega!!

Anónimo disse...

"El Chato"
2009-05-29 0:00

Mais uma vez o amigo "Zé D'Olhâo" apresentou um assunto importante para o Concelho, o Posto de Abastecimento da Baleeira.

1ª Questão: Quem fornece o combustivel às embarcações que dele necessitem??

2ª Questão: Se os Bombeiros saiem, quer ocupa o "lugar"?? Privado?? E o Associativismo??

3ª Questão: SERÁ QUE ... é mais um serviço (aos pescadores) que se estingue?? Passam a abastecer em Lagos??

4ª Questão: Já teve inicio o processo de "encerramento" do Concelho de Vila do Bispo???????

5ª Questão: Se é rentável para um privado porque dá prejuizo aos Bombeiros?? (expliquem-me que eu não sou contabilista).

6ª Questão: A Associação de Pescadores não pode "tomar conta"???

Caso não existam interessados, proponho que seja a "nova Associação" a tomar conta "do Barco".

"El Chato"

Anónimo disse...

"Cidadão Preocupado"

Pois o Senhor diz que não é contabilista, mas se é sócio daquela Associação Humanitária, aquela que fornece o combustível aos barcos, aquela a qual tem por presidente o Sr. Adelino, deveria verificar as contas, porque é um direito que lhe assiste e talvez encontrasse aí as respostas para as suas perguntas.

Então em anos transactos esta bomba era uma importante fonte de rendimento para os bombeiros e agora deixou de ser?
Porquê?

Verifiquem as contas.
E já agora, atalho para dizer que as contas referentes ao ano de 2008 que deveriam ser apresentadas em Março de 2009 à assembleia de sócios, ainda não foram.

Porque será?

A direcção está a infringir a lei.

De que serviu ao Sr. presidente, de se armar em galo pedrês na assembleia de Novembro 2008?

Teoria, porque na prática não funciona.

Os sócios e outros, têm o direito de saber o que se passa com a contabilidade da Instituição.

Os sócios têm o direito de saber, porque razão o novo quartel não foi inaugurado em 21 de Março de 2009 tal como o Sr.Presidente da direcção prometeu.

Os sócios têm o direito de saber, porque razão, os serviços em ambulância são recusados (como o que aconteceu com o sócio da Fonte dos Monteiros, que pediu uma ambulância para ir a uma consulta a Lisboa como era habito mas esta foi recusada.

Os sócios têm o direito de saber, o motivo dos bombeiros estarem a abandonar a Associação.

Os Bombeiros estão desmotivados, e os sócios têm o direito de saber o porquê.

Existem muitas coisas que os sócios têm o direito de serem esclarecidos e isso tem que acontecer na próxima Assembleia.
Esta tem forçosamente que ser marcada para cumprir o que está estipulado por lei.

Há muitas coisas Sr. "El Chato", que o Senhor não sabe, que anda no segredo dos Deuses.

Um dia todos vão cair na realidade.

Nessa altura talvez já seja tarde de mais. A morte da Instituição tá eminente.

Anónimo disse...

Com todo o respeito, mas o Sr. não esteja com ideias abstractas.
A bomba da baleeira, é muito importante para os bombeiros.
É uma mais valia para a Associação dos Bombeiros.
O que está mal, é a forma como estão a geri-la.
Se não há gasóleo é porque o venderam, nesse caso têm o dinheiro para o pagar, é muito simples.
Porque segundo sei, a receita que reverte a favor dos bombeiros é muito compensadora.
Por isso nada de outras ideias, vamos manter a bomba na posse de quem está, que é a Associação dos bombeiros e vamos é sacudir os oportunistas que não a sabem gerir.

Anónimo disse...

Senhor anónimo de 30 de Maio de 2009 18:22 que diz:
Se não há gasóleo é porque o venderam, nesse caso têm o dinheiro para o pagar, é muito simples.

Amigo Adelino, QUEM NÃO TEME NÃO DEVE assim se diz

Eu como sócio e não querendo acreditar em tudo o que se diz gostaria de ser esclarecido neste assunto e em muitos outros referente aos Bombeiros.

Amigo ESCLAREÇA ponha o PRETO NO BRANCO.
È muito simples.
Eu fui dos que votei em si nas ultimas eleições, por isso mais uma razão para ser esclarecido.

O amigo é a unica pessoa que pode acabar com esta confusão toda.

Tire da sua cabeça A CAMARA MUNICIPAL e o PS e vá em frente com os BOMBEIROS.Ainda não percebeu quanto é PORCA a politica dos partidos existentes PS, PSD e outros.
Jà se esqueceu o que o VAIRINHOS lhe fez, na noite em que perdeu as eleições DESAPARECEU.
Pense nisto!
Foiça pela POSITIVA

Anónimo disse...

Comentario simples que diz tudo a bomba devera ficar nas maos dos bnmbeiros desde que seja garantido o abqastecimento regular aos pescadores, como nao tem acontecido ate aqui. Se os bombeiros estao descontentes e estao a ser mal geridos ha que mudar a direcçao e os socios tem todo o poder para o fazer. Mas cuidado o presumivel candidato tera que conhecer muito bem as continhas para nao pagar pelos erros ou sabe-se la quemais. Mas nao deixa de ser caricato nao e o actual presidente da direcçao dos bombeiros o candidato do P S A cAMARA. qUEM FORAM OS CULPADOS POR ESTA DECISÃO.Querem brincar com coisas serias, que grande fatalidade para o P Socialista que toda a sua existencia no Concelho foi respeitado. Oque mais ira a acontecer neste Conclho junto a beira mar plantado. Grande pedrada no charco.

Anónimo disse...

Venho propor ao Engº. Viegas que mande fotografar o ISIDRO que se encontra regularmente deitado á porta da Farmácia de Vila do Bispo e outras vezes sentado na parágem do autocarro com as calças em baixo (e outras coisas que não digo aqui) , isto mesmo á hora dos miudos da escola embarcarem.
Senhor Engº e depois publique as referidas fotos no seu Boletim Municipal.
È uma grande proposta, digo eu!
VILA DO BISPO neste momento conta com 5 Assistentes Sociais, não me venha com desculpas.
Ele ainda não lhe foi pedir nemhum cigarrinho?
O Isidro é um ser Humano como qualquer outro e deve ser tratado como tal e não como tem sido até agora um mendigo

Anónimo disse...

Bombeiros....Bombeiros....Bombeiros....Não.

Parece que são os bombeiros culpados do que "bem-mal" fazem as suas direções...
Claro que não...

Onde vai o dinheiro do aluguer (se é que alugam) da sala?
Qual a rúbrica onde é lançado esse dinheiro e outro como o dos tanques de água transportada e vendida?
Muito mais haverá para perguntar, não aos bombeiros, mas sim aos dirigentes da assossiação dos bombeiros. A seu tempo muitas coisas devem ser esclarecidas...

"Um amigos dos bombeiros, que muito respeita e louva o seu trabalho"

Anónimo disse...

moçada vamos derrotar o gigi e os seus aliados no próximo dia 11 de outubro, os jovens e menos jovens teêm que ser mais persistentes que a grande parte de apoios que Gilberto Viegas tem na 3ª idade, o futuro é nosso o gigi já nos enganou tempo suficiente, encheu a câmara de gente extra terrestre agora a 3 meses das eleições anda a cumprimentar toda a gente , como se fossemos tótós. Eu própria nunca mais serei enganada pelo gigi.Força MDI . DR José de Deus a Presidente de Câmara.