domingo, 21 de junho de 2009

A Empresa Municipal

Tendo sido visado no blogue do PSD, e não podendo defender-me nesse espaço, faço como muitos outros munícipes e venho a este espaço de Liberdade do MDI dizer a verdade sobre a famigerada empresa para as Piscinas e Pavilhão, e porque votei contra:
Nenhum PSD tem mais motivos para desejar a concretização das Piscinas do que o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Bispo. Basta para tal dizer que este há 7 anos que vem desenvolvendo um programa de Natação para crianças e adultos em Piscinas em Lagos, como aliás é do conhecimento de toda a população, e, naturalmente, do responsável do PSD e da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Basta dizer que o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Bispo faz todos os sábados 12 viagens a Lagos para transportar uma média de 60 crianças (já houve períodos em que eram 80) sem receber um euro que seja pelo referido trabalho. Basta dizer que 7 anos vezes 36 sábados (média anual) dá 252 sábados, vezes a média de 12 viagens por sábado dá o total de 3024 viagens desde o início do projecto. Basta dizer que este Presidente de Junta nos últimos 7 anos não passou nenhum sábado com a sua família por querer desenvolver este projecto e não se arrepende de o ter feito. Basta dizer tudo isto, para não falar da Natação de adultos 2 vezes por semana, também durante 7 anos, para perceber que este Presidente de Junta deve ser a pessoa que com maior ansiedade aguarda a concretização das Piscinas. Portanto, a insinuação feita no blogue do PSD é uma perfeita maldade (para não dizer canalhice) de quem quer fazer os outros estúpidos. Não houvesse o projecto de Natação da Junta de Freguesia da Vila do Bispo e talvez a necessidade das Piscinas não fosse tão falada.
Não devemos esquecer que o PSD levantou na Assembleia Municipal a questão da legalidade da Junta de Freguesia da Vila do Bispo ir buscar crianças e adultos a Sagres para a Natação, coisa a que o Presidente da Junta de Freguesia da Vila do Bispo nunca deu importância, por ser uma imbecilidade. Mas, são estas pessoas que, a 3 meses das eleições, se vêm pavonear como defensores das Piscinas e a querer que os outros lhes passem um cheque em branco para criarem uma empresa para construir e gerir umas Piscinas, onde, seguramente, haveria mais uns artistas de Lagos a usufruir de ordenados de administradores, mais carros etc...
Pois não passou e ainda bem! As piscinas devem existir, mas devem ser um equipamento municipal, portanto de todos nós e não de uma empresa ou grupo privado. Por tal, não é estranho, nem surpreendente, que o Presidente da Junta de Freguesia da Vila do Bispo tenha votado contra, e também não é surprendente que o PSD — o mesmo é dizer quem o dirige — ande a mentir às pessoas e a vitimizar-se, quando na verdade devia ter aproveitado os fundos comunitários quando existiam (e chegaram a ser a 100 por cento para tanques de aprendizagem) por forma a executar este equipamento.
Por fim, devo dizer que o responsável do blogue do PSD revela ser um grande mentiroso quando acusa a dita oposição de inviabilizar as Piscinas e não sei quantos mais equipamentos, pois nunca refere que o Assildo da Salema (e do PSD) votou contra, e com o voto favorável deste teriam aprovado a tal empresa.
Confesso que estou farto de tanta mentira desta gente!

Luis Costa
Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Bispo

25 comentários:

batwoman disse...

Penso que mais do que artistas de lagos a gerir a empresa, que por mim tanto faz se de lagos se da patagónia, será necessário saber se uma Câmara que é apontada como sem problemas financeiros necessita deste modelo para efectuar coisas para o município.

Em todo a Europa se usa este meio para ajudar a resolver problemas financeiros e nem sempre este modelo sai com sucesso, pois é preciso verificar muito bem as regras de jogo.

Aliás neste momento em todo o mundo, até se discute se este modelo é o mais certo ou não, dado os riscos financeiros quer para os privados quer a parte pública.

Não é uma coisa que se decida assim com um estalido de dedos como se de uma conversa de café se tratasse.

Nesta questão o sr. Assildo esteve bem, tal como a tal oposição que graças a Deus tem miolos.

luis costa disse...

Agradeço ao responsável pelo blgue -MDI- o destaque que deu ao meu comentário sobre a pretensa criação da Empresa de Capitais Mistos para as Piscinas.Agradeço,não por qualquer ambição de protagonismo,mas porque considero imperativo desmitificar a manipulação monstruosa que o PSD - quais "xicos espertos" - têm procurado fazer sobre o assunto.Agradeço,ainda,o arranjo do texto e a fotografia de um tempo já distante,coisas da Inês, seguramente. Um abraço!

Anónimo disse...

Caro sr. Luis,não sou da sua Freguesia,mas concordo consigo e sei que você pertence a um grupo de homens e politicos muito raro,são os politicos que trabalham para o povo,sem mentiras e com um grande espirito de solidariedade,espero um dia que vc seja candidato a um cargo da Camara e nesse dia posso garantir que terá o meu voto e todos os que eu possa convencer...sou atento ao que se passa na nossa terra e também ouço muita gente,você tem uma excelente e merecida boa imagem por todo o Concelho,resultado do trabalho desenvolvido pela sua Freguesia e pela sua gente...BEM HAJA.

luis costa disse...

Caro, anónimo,

Não fiquei indiferente ao seu comentário,nem poderia ficar porque a manifestação de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de que sou responsável constitui um tónico fundamental para manter o espirito de serviço,de solidariedade,de utilidade pública que tem estado presente na nossa forma de actuação.O quadro politico em que temos trabalhado não tem sido favorável ao fortalecimento do papel das Juntas de Freguesia na gestão pública local e na resolução de problemas da população. Neste domínio,como em tantos outros há, ainda, um longo caminho a percorrer, mas é preciso percorrê-lo com celeridade porque,no caso concreto das juntas,vai ser muito dificil encontrar pessoas com capacidade e disponibilidade para trabalharem,de forma quase gratuita,num quadro tão adverso.É este contexto que torna as suas palavras, ainda ,mais reconfortantes .Agradeço-lhe ,também, as considerações pessoais e politicas que me faz.Um abraço!

Anónimo disse...

AVILA era uma "mocinha" gostosa de 20 anos, ainda virgem na trafulhice. Gigi, era o cara mais tarado da região, que viveu ao longo de quatro anos convidando AVILA pra ir para a cama, pro sofá, pro mato para qualquer lugar desde que fosse para fazer sucesso.
Mas AVILA não sabia nada de sucesso, e pediu instruções.

Ó Gigi, como é ter sucesso?
_ Simples, AVILA. É bom demais.

Mas como eu faço? me explica?!

_ Primeiro você levanta a saia.

Assim? disse gostosa e entregue AVILA. Mostrando a calcinha.

_Huummm! isso mesmo, AVILA. Assim mesmo.

E agora?

_ Agora eu te passeio, te ilude, te prometo e você baixa a calcinha- disse ele excitadissimo.

E agora Gigi?

_ Huumm? Agora aguarda e faz chichi porque chegou o MDI.

Dionisio Pedro disse...

É pena que hajam poucas pessoas neste concelho como o Sr. Luis Costa presidente da junta de freguesia de Vila do Bispo que mal ou bem e mesmo com todas as condições adversas tentam e fazem alguma coisa de jeito pelos habitantes deste concelho.
Combate por um progresso que se avizinha muito precario se continuar mos como estamos, é vergonhoso que um concelho como o nosso com tanta potencialidade venham os de fora explorar o que aqui existe e nos pertence.
Façam-no pelo povo e não para a gloria de meia duzias de Barões de fora que vêm encher a barriguinha com o trabalho dos outros
Um bem haja a todos e força com o bom trabalho que até aqui sem tem realizado pela boa gente deste concelho.

Anónimo disse...

A Falácia ...

Acredita com energia o disparate que quiseres e acabarás por encontrar quem acredite em ti.

Esta é uma frase de Virgilio Ferreira 1916-1996.

A tempo o Eng. Gilberto Viegas leu, e de tanto acreditar no que diz acabou por encontrar quem acreditasse nele.

Porém, pode enganar um por muito tempo, mas não muitos por tanto tempo.

Anónimo disse...

parabens LUIS têm razão têm feito um bom trabalho eu estou-lhe grátes e gosto muito de ir para lagos e ainda devia era convidar o gigi que era para ele ver o seu sacreficio e convidá-lo a fazer o mesmo já que ele é tão bom e mesmo com muito dinheiro nâo dá nada o zé pequeno é só para os amigos?

Anónimo disse...

Luis Costa, no próximo sábado convide o Presidente da Câmara para ir consigo para a piscina aprender a nadar. Mas leve uma bóia para ele, não vá ele afundar-se e engolir uns pirolitos.
"Gigi, não sabe nadar, Yo!"

Cidadã escaldada

Anónimo disse...

O Luis boa convida o GIGI para ele presidente como tu levar uma carrinha da Cãmara e tu a da junta a levar a moçada touda para lagos assim era o trabalho feito pelos os 2? já venha para o gigi mais o louvor sim para ele fazer as tais tão faladas piscinas,peço desculpa senhor presidente da junta, mas força com seu trabalho e está o verão e toca malta para a praia parabens pelo seu esforço por aquilo que faz de bom.

Oid Ali Odama disse...

É incrivel o que se diz e o que se faz neste concelho... refugiados por trás do escudo politico, há quem faça afirmações sem o minimo de veracidade ou de fundamentação!

Não se trata de defender o Luis Costa... considerando que é pessoa que não necessita de defesa. Foram muitas as provas que deu, mostrando o seu valor e a sua dedicação... tantas que deviamos colocar a mão nas nossas consciências e pensar duas vezes antes de dizer seja o que for contra a sua pessoa!

Ou será que não conta o apoio que tem dado aos nossos jovens?

A fomentação das actividades culturais, quase inexistentes antes da sua chegada à Junta?

O auxilio às escolas e à educação?

O transporte facultado quando é necessário, rapidamente e sem entraves?

O apoio a diversas associações e instituições públicas e privadas?

A promoção das actividades fisicas e desportivas e do contacto com a Natureza?

É bom ir para o parque das merendas, não é? Lembram-se quem o fez?

Lembram-se de quem fez, na verdade, alguma coisa? Ou a memória é curta?!?

Independentemente das guerras politicas é importante agradecer aos que, realmente, têm ajudado a revitalizar e a manter a nossa terra! É fundamental preservar os que se preocupam, mostrar reconhecimento e apoio! Devemos mandar o nosso feedback e fazer com que pessoas como o Luis continuem motivados e entusiasmados com o seu trabalho!

Façam boa politica, deixem-se de especulações! Não afastem aqueles que lutam e se interessam...

Evitem fazer algo de que se venham a arrepender mais tarde, quando se aperceberem que ficaram sozinhos com meia dúzia de senhores que nem os ouvem!

É que mais vale prevenir do que remediar e se perderem o Luis nem com antibióticos vão lá...

Anónimo disse...

Talvez só percebam o que ele fez quando se for embora. a junta era uma casa com a porta fechada e quando criamos alguma coisa iamos bater á porta do prsidente.agora est´aberta todo odia tem o jardim mais bonito da vila .tem carrinhas fez caminhos luz nas hortas ajuda as pessoas as crianças.o concelho da vila nunca teve outro presidente de junta assim.obrigado luis.

batwoman disse...

Eu acho que o Luis Costa tem sido um excelente presidente da Junta, mas também acho que ninguém é insubstituível, assim esperemos que haja daqui pra frente outros presidentes das juntas que façam coisas boas, e que o Sr. Luis possa fazer outros projectos também.
Devemos sair no auge e apostar em outras coisas, se não corremos o risco de se cansarem de nós...é certo que noutras coisas podemos não estar tão bem, mas ao menos arriscamos e investimos e damos e procuramos estar disponíveis e isso nem todas as pessoas sabem ser...
Para já devo dizer que as minhas filhas continuam a gostar mais do programa dos tempos livres da Junta de Freguesia de Vila do Bispo. E acho interessante, os jovens estarem ocupados com responsabilidades (os monitores são também os miúdos da nossa terra).

Anónimo disse...

Sim o Luis deve ser um variador ´ha maneira ele a dormir e o zezinho a acordade não vei nada nem percebe de um projecto !pois por isso fica tudo na gaveta e o projudicado é o povo.FORÇA LUIS FICO Á TUA ESPERA DA CANDIDATURA Á CÃMARA???

Anónimo disse...

Quem apoia luis costa para a camâra é purque quer que outros ganhem a junta.
Abram os olhos, purque o adversáio está espreitando.
Trabalhem com a cabeça e não com o coração.
Na minha opinião, luis costa deve continuar a fazer o trabalho que tão bem tem feito.
Para a Camâra, existirão no MDI outras pessoas bem a altura.

Anónimo disse...

De facto também penso que o Luís Costa é um razoável Presidente de Junta de Freguesia.
Só não lhe dou um "Bom", porque acho que ele deveria ser mais reivindicativo junto da Câmara e Governo central, em relação a alguns equipamentos que nos fazem falta em diversas áreas:
A saber: Na área da saúde, Vila do Bispo, está muito mal, nada se faz para alterar?
Na educação: Será que não é importante aqui o 12ºAno?
No desporto: Não existe nenhum espaço desportivo para nenhuma modalidade.
Bem sei que a Junta de Freguesia não tem poder financeiro.
Mas democraticamente tem poder reivindicativo.
Por isso se o faz, se reivindica, porque não informa os cidadãos?
Noutra vertente, também não percebi a sua posição na assembleia dos Bombeiros, quando aplaudiu o Sr. Adelino.
Então o Senhor acha que endividar a Instituição dos bombeiros está correcto?
Não me apercebi, que na sua intervenção tenha questionado se a instituição tinha rendimentos para superar todos os meses o pagamento de 4000 euros ao banco.
O que o Sr. disse foi que achava muito bem a contratação daquele empréstimo.
Também não perguntou, quais foram as hipotecas ou fianças pedidos pelo banco? Votaram ás cegas sem perguntas?
E agora como vai ser?
Na assembleia de Novembro passado, o Presidente da Câmara mostrou a sua disponibilidade para fazer novamente uma parceria tripartidária: Câmara, Bombeiros e Governo, para fazerem frente à verba das obras a mais.
O Sr. Adelino recusou.
Toda a gente é testemunha.
E agora vai pedir empréstimo e o Presidente da Junta aplaude, porquê?

Anónimo disse...

touda a gente está preocupada com os bombeiros e não é para menos ? se assim é á tanta merda escondida digo mesmo coisasa muito gráves que ninguem sabe e vão aprovar dinheiro sem saber para quem entâo o Adelino não presta contas ?logo se sabe quem tomar conta do barco pode lhe sair a sorte grande com uma audituria á contabelidade o Adelino deita os foguetes e faz a festa e depois têm bonca para falar do gigi para mim são toudes iguais os mesmes mentirosos e engana á populaçâo isto têm que ser dita a verdade tal o gigi como o adelino a lidar com o povo? só engordar a eles proprios bom carros casas e meninas ai que belas??? e o povo que se lixo por isso oZÉ UMA PESSOA ONESTA E CERTA PARA LEVAR ISTO COM ALGUMA ORIENTAÂO ZÉ ESTAMOOS CONTIGO SAMOS UMA FAMILIA DE PESSOAS

Anónimo disse...

Então o aDELINO DISSE NA aSSEMBLEIA DE SÓCIOS, que antes deste novo comandante só faziam dois serviços de ambulância por dia, mas agora já fazem 20 serviços, porque agora os bombeiros já têm formação.
Então anteriormente quem é que fazia as urgências? E quem é que fazia todos os serviços em ambulâncias.
As duas ambulâncias toyota que têm cerca de 1 milhão de Quilometras que foram compradas à dez anos, como é que fizeram tantos km`s? Foi a passear?
O Sr. Adelino precisa urgentemente de ser internado.
Então em 27 anos de existência dos bombeiros, sé agora no ano de 2009, é que os bombeiros adquiriram formação?
O Sr. Adelino tá doido. É só mentiras.
Cabe na cabeça de alguém estas parvoíces?
E os restantes elementos da direcção Direcção, Zé cândido, Almeida,Fátima, Sérgio Correia, Barbeiro, Vieira, enfiam a cabeça na areia, consentem na mentira?
E o Victor Lourenço, Presidente da Assembleia, que protege o Adelino e as suas mentiras. Afinal o que é que se passa aqui?
Por favor abram os olhos e começam a falar destes assuntos nos locais públicos. Não tenham medo.
O que aqui tá escrito toda a gente sabe.

Anónimo disse...

SÓ UMA NOTA INFORMATIVA:

Em relação à educação e ao 12º ano aqui na Vila o problema não é dos orgãos autárquicos!

O que se passa é que não temos população estudantil suficiente para o ministério da educação permitir a criação do ensino secundário!

Anónimo disse...

mas os orgãos autarquicos podem fazer alguma coisa por isso não é?

Anónimo disse...

Ainda nao e dia 18 a inauguracao do novo quartel. Vamos todos devolver os convites de cortica pra reciclar.Porque tanta caganca? Para tanta incompetencia... .

Anónimo disse...

O que os orgãos autárquicos podem fazer, ainda em relação à educação, é criar meios e condições para a fixação da população jovem aqui! Não temos crianças e o concelho está envelhecido!

Anónimo disse...

BOMBEIROS...BOMBEIROS...BOMBEIROS...devido ao grande valor e importancia que a população vos dá ,todos tentam abusar de vocês,o GIGI todos sabemos que agiria diferente caso fosse um dos dele que estivesse ao lemo,mas neste caso quem mais tem usado e abusado dos Bombeiros é o sr. ADELINO,passou a perna ao sr.Almeida e quando tudo estava pronto para arrancar a obra,passou ele a presidente e o sr. Almeida passou a vice...a obra passou a ser gerida pelo sr. Adelino...estava orçamentada em 600.000euros...o sr. Adelino gastou os 600.000 e em obras extras gastou mais 500.000,assim a obra ficou em 1.100.000, quase o dobro...onde? como? porquê?ninguém sabe...nem mesmo mos outros elementos da Direção...qualquer obra publica,caso ultrapasse 25% de trabalhos a mais,tem que haver outro concurso publico...aqui ultrapassou quase o dobro e foi tudo negociado pelo sr. Adelino...que eu acho tratar-se de um rapaz honesto,mas aqui a questão não é ser ou não honesto,aqui é uma questão de transparência e cumprir a lei...não apresentou projectos de alterações,não licenciou a obra,não apresentou os relatórios de medição,parecendo querer uma guerra com a Camara,por forma a se promover...foi o Dr.Rui Correia,vereador do Partido Socialista,a denunciar a situação,falando e assumindo em actas da Camara,que nos Bombeiros se estariam a passar irregularidades e até ilegalidades...não foi ninguém de outros partidos,foi alguém do seu próprio Partido...a gerência dos Bombeiros levou a que a Instituição tenha hoje dividas superiores a 450.000euros...90.000 contos,pela moeda antiga...gastam-se 50.000euros numa estátua,mas não se paga o gasóleo da bomba dos pescadores de Sagres...provocando uma situação em que houve barcos que não foram ao mar...lindo.lindo.lindo...mas temos uma estátua...agora queria inaugurar uma obra que vai continuar sem que os Bombeiros possam lá trabalhar ,até que a dívida à construtora esteja liquidada...só depois a construtora entregará a posse do Edificio e o termo de responsabilidade,com o qual os Bombeiros podem pedir vistoria e licença de utilização...certo sr. Adelino???...mas parece que o sr. Adelino ia pedir a demissão após a inauguração,deixando o sr. Almeida e restante direção a tarefa de pagar 450.000euros,mais ainda resolver a embrulhada administrativa em que você,sr. Adelino deixou a obra...projetos caducados,projetos de alterações nunca entregues etc. etc.falamos de mais 6 meses para resolver a enbrulhada,contando com boa colaboração da Camara...e a dívida como se vai pagar???...simples sr.Adelino dirá...quem vier atráz que feche a porta...depois da barraca que você deu na associação de pais,depois da forma como geriu os Bombeiros...agora vinha mesmo a calhar passar a gerir dez milhões de euros e os destinos do Concelho...conte comigo nas eleições...você è um líder politico para fazer qualquer um feliz...inteligente... conhecedor...culto...politizado...enfim um verdadeiro NAPOLEÃO...enfim ,não se esqueça de segurar as calças para não ser apanhado com elas na mão...SALAMAQUECO.

batwoman disse...

Boa! Obrigada Sr.Anónimo, a ser verdade toda esta análise...bem, isto tem de ser divulgado porta a porta e nos esclarecimentos públicos também!

Mais e melhor?! Xiça

Anónimo disse...

E depois disto o "Adeus adeus ó vai-te embora" é o titulo que mais convém para dar ao Sr.Adelino!

É muito imaturo,enfim, isto devia ser dado a conhecer ao povo através de outros meios e não só através do blog!