quinta-feira, 4 de junho de 2009

Entrevista aberta

Gostaria de fazer uma pergunta ao candidato José de Deus?
Use esta caixa de comentários e exponha directamente a José de Deus as suas dúvidas, que o candidato responderá a todas as questões.
Não se acanhe! 
Pergunte, que José de Deus responde!

Nota: pedimos que usem esta caixa de comentários apenas para fazer perguntas directas ao candidato José de Deus, uma vez que esta é uma zona exclusiva de Entrevista (pergunta/resposta) que ficará aberta até às eleições autárquicas. Para fazer comentários que não sejam perguntas, sugerimos que usem outras caixas de comentários.

75 comentários:

Anónimo disse...

Dr. José de Deus, eu gostava de saber a sua opinião sobre os eventos culturais deste concelho: o Festival de Setembro tem sempre e só música pimba, o Centro Cultural da Vila do Bispo não tem tido nenhum evento cultural de jeito nos últimos anos.
Gostava de saber a sua opinião sobre o que se tem oferecido em termos culturais a esta população.

Anónimo disse...

Dr, José de Deus gostava de saber a sua opinião sobre as nossas praias não terem bandeiras azuis. Obrigado.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Não concordo com o facto de a Câmara persistir em não candidatar as praias do concelhoà bandeira azul.
Actualmente a bandeira azul é um símbolo de qualidade por todos reconhecido e constitui um factor de valorização das praias.
Parece-me que não passa de uma "birra" sem sentido e que só prejudica o concelho. E todos sabemos qual o resultado das políticas do "orgulhosamente sós"

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

No domínio da cultura acontecem umas coisas. Mas parece não haver qualquer política cultural. E tem havido uma enorme confusão entre o que é actividade cultural e animação.Faz-se demasiado ruído. Propaganda; como em quase tudo o resto. E qualquer política cultural precisa de envolver as pessoas, a sociedade civil. Em Vila do Bispo a actividade cultural está quase reduzida as manifestações oficiais e estas são na quase totalidade demasiado indigentes do ponto de vista cultural. E a cultura é seguramente um factor de desenvolvimento de uma comunidade se contribuir, como pode, para abrir perspectivas e alargar horizontes. Só que isso não interessa a um regime apostado em manter tudo na mesma e a definhar.

José de Deus

Anónimo disse...

DR JOSÉ D DEUS O QUE ACHA DA EMPRESA MUNICIPAL QUE O ACTUAL PRESIDENTE DA CAMARA QUER CRIAR? OBRIGADO.

Anónimo disse...

Dr.Jose Deus gostava de saber a sua opiniao sobre a criaçao de uma Empresa Municipal com 51% capital PRIVADO e 49% capital PUBLICO,parece-me que esta situaçao favorece claramente o PRIVADO em claro prejuizo do PUBLICO....e o publico aqui somos nos povo,porque cada vez mais a CAMARA V.BISPO, pertence a toda gente de LAGOS e ALJEZUR,em detrimento dos indigenas....sera que a empresa Municipal era necessaria????....e nestes moldes???.....desde ja obrigado pela disponibilidade.

batwoman disse...

Como tem corrido a adesão das pessoas do concelho em relação à sua candidatura?

Ana Paula

Anónimo disse...

Senhor jose de deus, o que acha do novo espaço internet que a camara abriu há pouco tempo?

Anónimo disse...

Dr josé deus, na escola EB 2,3 que o senhor ajudou a nascer, não acha que devia ter também até ao 12º ano? Obrigado.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Esta tentativa não passa de uma manobra de diversão. O Gilberto Viegas é o primeiro a saber que tal projecto não tem qualquer viabilidade. Mas sempre serve para acenar com umas promessas de empregos e para fidelizar alguns apoios eleitorais. Procura fazer desta forma o que já não tem espaço para fazer na Câmara.
Não se compreende como é que é necessário recorrer a investimento privado para fazer investimento público quando se apregoa a boa saúde financeira da Câmara. Afinal a Câmara não tem capacidade de investimento e é incapaz de satisfazer necessidades básicas da população como é a construção de umas piscinas municipais. E com os quadros de que dispõe também não se entende a necessidade de recorrer a uma empresa para gerir equipamentos públicos.
Creio que só agora que acabou o tempo das vacas gordas é que perceberam a realidade que é o concelho de Vila do Bispo. E a verdade é que o dinheiro não dá para tudo. Lamentavelmente serão os munícipes que irão pagar nos próximos anos os desvarios destes "senhores"

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Ana Paula.

A adesão das pessoas do concelho ao Movimento que apoia esta candidatura tem sido surpreendentemente boa. Apesar de alguns receios, o pessoal do "regime" não é para brincadeiras e há ainda muita gente com medo de represálias, são já algumas centenas aqueles que subscreveram a candidatura do MDI. E sentimos e sabemos que há uma esperança a crescer.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

O espaço Internet até podia ser uma boa ideia. Mas, como muitas outras, tornou-se numa obra do regime em que tudo tem que ser oficial e depender da Câmara.Aquilo que podia ser um espaço dinamizador da sociedade e um espaço para os jovens não passa de uma repartição pública com uma utilidade bastante reduzida. Abre quando eles chegam e fecha quando eles partem. E os que aqui vivem não contam para nada. As obras não podem servir apenas para umas bonitas fotos de propaganda e para umas festas de inauguração. Devem ter uma utilidade social, devem ter uma finalidade, servir as pessoas. Infelizmente, não é isso que acontece porque estes "senhores" não deixam qualquer espaço para a sociedade civil. Controlam tudo e às cinco da tarde, quando partem, fecha tudo.É preciso acabar com este estado de coisas e devolver a vida a estas terras e a estas gentes.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Esta é uma questão que preocupa muitos pais em Vila do Bispo. Mas é preciso ter consciência da realidade. O concelho de Vila do Bispo não tem, actualmente, dimensão, nem número de alunos para que a Escola tenha o 12º ano. A verdade é esta e não podemos confundir os nossos desejos com a realidade. E cada dia que passa, com o afastamento dos jovens e com a diminuição da população, tal objectivo torna-se ainda mais difícil de atingir. Também eu gostava que as coisas fossem diferentes. Mas o pior que se pode fazer é iludir a realidade e fazer de conta que vivemos num qualquer outro sítio. No entanto, creio que é possível alterar a situação, melhorar a relação da Câmara com a Escola e contribuir para que esta sirva, por outras formas, para criar mais oportunidades de formação para os jovens do concelho.
É urgente inverter a situação, fixar população jovem e criar uma nova dinâmica na relação da Escola com a comunidade local. Esse é um dos nossos principais objectivos.

José de Deus

Anónimo disse...

Sr.Dr. José de Deus,

Eleito, qual o nome que irá dar ao cão d´água que o pastor lhe oferecer? e ao outro, mandá-lo-á dar banho ao cão? e os animais não políticos podem entrar nos Paços do Concelho? são estas questões completamente desnecessárias que urge responder cabalmente qual casaco de cabedal em cima duma mota numa noite fria.

não perca tempo a responder ao surrealista que eu logo o apanho a laço. Abraço, liga o turbo e dá-lhe gás ao MDTDI

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

:-))
O nome do bicho depende do género do mesmo. Mas pode ser um Bobi. Para fazer companhia a um prometido tareco.Grande dupla!Mas, para já, o que estava a precisar era de um borrego para pastar nas viçosas ruas de Vila do Bispo.
Nos Paços do Concelho entram todos. E saem.Porque aquilo não é um Hotel; nem de charme. Quanto ao outro ir dar banho ao cão,ou pentear macacos, nunca faria tal coisa. Coitados dos animais!
Estou a pensar contratar um qualquer pastor de palavras tresmalhadas. Para começar a juntar algumas sílabas e acabar com o analfabetismo cultural.

José de Deus

Anónimo disse...

O Executivo de Gilberto Viegas construiu 9 casas em 8 anos. Um casal jovem não tem onde morar aqui. Qual a opinião do dr José de Deus ?

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

É pouco. Mas é sobretudo o resultado de uma total ausência de política de habitação. A quase nulidade de resultados nesta área é também a expressão de uma atitude centralista e autista. A Câmara ou constrói, quase nada, ou não tem sido capaz de dinamizar este sector com outras medidas como a auto-construção ou o apoio às cooperativas. O que acontece tem que ser feito por eles. Para depois
Sua Excelência fazer uma cerimónia, com muitas fotografias, para entregar as chaves. E isto para que as pessoas fiquem dependentes da Câmara e se sintam muito agradecidas. Não concordo com este modo de gerir a Câmara, com este caciquismo que só nos tem prejudicado e levado o concelho a definhar e a perder população.
Assim,não!

José de Deus

Anónimo disse...

Dr josé de deus muito obrigado por se dispor, ao contrario do actual presidente da camara a falar com o povo.
A minha pergunta é: o que acha da quantidade de funcionários que tem a actual cãmara municipal da vila do bispo ?

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Funcionários

A quantidade de funcionários da Câmara é o resultado de um modelo de organização concebido para dar resposta a determinadas políticas. O que a prática tem demonstrado é que essa organização parece justificar-se a si mesma e não significou uma melhoria dos serviços prestados à população. E organizações deste tipo são características de regimes centralistas e até ditatoriais-primeiro a organização, depois o serviço que deve prestar.
O que está em causa quanto aos serviços da Câmara não é tanto a quantidade de funcionários, mas o modo de funcionamento, a cultura da própria instituição e a motivação dos próprios funcionários. Tendo o número de funcionários crescido como cresceu, não se compreende a necessidade do recurso, também cada vez maior, à contratação de serviços externos.
Actualmente, o resultado da acção da Câmara é o resultado da actividade dos serviços. Em todas as áreas em que é necessário empenhamento político, persistência e liderança, nada acontece. O que é que os políticos estão ali a fazer? São simples chefes de serviços? Foi para isso que os elegemos?
É óbvio que não concordo com este modelo de organização e que penso que, face à realidade do concelho, havia forma de dispormos de serviços mais eficientes e eficazes com menos funcionários. Perante a situação criada será necessário instituir novas formas de funcionamento, motivar os funcionários e colocar esta organização ao serviço efectivo da população.

José de Deus

Anónimo disse...

Qual era o modelo de financiamento que o Sr. utilizaria para construir as piscinas em Vila do Bispo e o Pavilhão em Sagres?

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Financiamento.

Boa pergunta. Se estes são investimentos prioritários não deveriam ser canalizados para estes objectivos os recursos próprios do município? Num concelho em que estas constituem necessidades básicas não me parece que tais actividades devam ser concebidas como um bom negócio para privados, sem riscos, financiado por recursos públicos. Aos recursos próprios poderão sempre acrescer fundos comunitários. E se a Câmara dispõe de capacidade de endividamento também poderá recorrer ao crédito para financiamento parcial destes equipamentos.
Trata-se da prestação de um serviço público essencial. Alguém acredita que a população carenciada destes serviços poderia suportar os custos de uma gestão empresarial destes equipamentos?
Mas isto implica opções. E começa a ficar claro para todos que não é possível manter uma intensa actividade de propaganda e, ao mesmo tempo, dar resposta aos problemas autênticos do concelho e satisfazer as necessidades básicas da sua população.
O que é preocupante é que depois do foguetório, pago com dinheiro dos contribuintes, alguém terá que apanhar as canas

José de Deus

Anónimo disse...

Esta questão das piscinas não terá sido uma manobra política para mais tarde ser utilizada por forma a dizer que tentou fazer algo mas não deixaram?
Acredita que a Câmara esteja assim tão bem em termos de dinheiro?

Anónimo disse...

Dr josé de deus o que o sr. acha do Clube do Mar que tinha uma carrinha e um monitor e que fechou?
E de não termos um clube recreativo? De não termos onde conviver uns com os outros a não ser nos cafés? De vivermos aqui tão mal, tão esquecidos?

Anónimo disse...

Senhor José de Deus, qual foi a razão principal que o levou a candidatar-se este ano à Câmara Municipal?

Anónimo disse...

Dr. José de Deus, de facto, penso votar em si e nesse movimento que,certamente, trará muita qualidade à política do nosso concelho e nos levará no rumo certo para um futuro melhor para nós e para os nossos filhos. Mas à assuntos que desconheço e que nem para defendê-lo, tenho conhecimento suficiente. Peço-lhe que explique a traços largos esse assunto de "a culpa do parque natural é do Zé de Deus". Acredito que as coisas não são como muitos as pintam, mas também não consigo defendê-lo, e embora achar que é necessária a protecção ambiental, o facto é que exidtem várias restrições excessivas postas em prática por uns meninos com ideias extremistas que vivem em Lisboa e não conhecem a realidade do nosso concelho.

Com os melhores cumprimentos
Eleitor de Vila do Bispo

Anónimo disse...

... e esse assunto da penhora aos carros da câmara se podesse merecer esclarecimento, agradecia. Obrigado por nos dar esta oportunidade, coisa que o gigi jamais faria (a não ser que eu fosse mulher e tivesse umas pernas boas, pois o secretariado nem é estritamente necessário para se ser "secretária")

Eleitor de Vila do Bispo

Anónimo disse...

Dr. José de Deus,
O que acha de todo o processo do Centro Oceanográfico de Sagres?Pelo que parece é assunto encerrado.

Sagres perdeu, mas Portimão vai ganhar um...

Além de ser uma estrutura importante para Vila do Bispo a outros níveis, também no social traria grandes beneficios. Iria dar emprego desde a funcionária da limpeza até a pessoas com formação de nível superior.

O que correu mal? Eu penso que sei,mas gostava de ouvir a sua opinião.

Obrigado

Anónimo disse...

gostava de fazer o pedido ao drº José de Deus,uma vez que o senhor seja o nosso presidente, á bastantas casas grandes e vcelhas em vila do Bispo, e como o Zé sabe o Lar em Sagres é pequeno e é só para os bonitos ou grandes pededos,pregunta é seráo posivel construir uma casa de repouse em vila do bispo para pessoas com boas reformas ou aquelas que não tem filhos e qunado chega ao fim da vida tem dinheiro e não tem para onde ir e ficom a um canto sem companhia nem uma palavra, e dinheiro ficam nos bancos porque não á vagas em lado algum,mesmo uma casa de repouse ou esto canto é de toudos

Anónimo disse...

Dr. José de Deus,

Como pode querer voltar a dirigir um Concelho que em tempos quando foi presidente de Camara deixou que este fosse engolido pela paisagem protegida,parque natural etc,. Tirando assim o poder aos executivos de poder promover o seu desenvolvimento, sendo por isso um dos grandes responsaveis do atrazo em que se encontra o Concelho?....

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Piscinas

Durante quatro anos não fez nada e agora antes das eleições tira uns coelhos da cartola. Vejamos.
O Gilberto Viegas sabe que aquele processo não tinha viabilidade nenhuma e assim matava dois coelhos de uma cajadada. Enganava uns quantos que acreditavam nos "tachos" e arranjava uma desculpa para o que não fez e anda a prometer desde 1998. Não fez porque não foi capaz e porque tinha outras prioridades.
Para tudo arranja desculpas. Ele nunca é responsável por nada e tornou-se especialista em lançar as culpas para cima dos outros. Até agora, num executivo com maioria e sem oposição.
Quanto à situação financeira da Câmara ser boa, bastaria ver este processo para se perceber que o Gilberto pretende ter o sol na eira e a chuiva no nabal. Se a situação é tão boa como diz porque é que precisa de recorrer a investimento privado? Ou é porque a Câmara apesar de ter bastante dinheiro não lhe sobra nada para investimento?

José de Deus

Anónimo disse...

Apesar de a lei conferir esse direito, acha necessário secretárias(os) chefes de gabinete, adjuntos e ... e... segurança(que faz de secretários), vidraças?

Considera que há autonomia de acção nos funcionários da Câmara?

el chato disse...

"El Chato"
2009-06-08

Sr José de Deus, embora entenda que o Sr não tem, de momento, responsabilidade sobre o Posto de Combustiveis da Baleeira, mas porque o assunto interessa a várias pessoas (pescadores e não só), coloco-lhe as seguintes questões:
Poderá existir o "risco" de Sagres ficar sem possibilidade de abastecer as embarcações?
A receita do referido Posto não cobre a despesa?
Poderá a receita "mudar" de beneficiário?
Cumprimentos.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Clube do Mar

O Clube do Mar foi uma iniciativa com mérito que permitiu aos jovens do concelho participarem activamente em desportos, surf e body-board, para os quais esta zona tem condições particularmente favoráveis. E muito do que hoje acontece no concelho nesta área ainda se deve ao trablho desenvovido pelo Clube do Mar.
O Clebe ficou sem apoios e teve que encerrar. Por quaetões de "partidarite aguda". O que não controlam não apoiam. Esta mal. E oi uma perda.
Quanto ao resto, creio que são as pessoas que aqui vivem que têm que fazer mais por elas próprias, ter mais iniciativa e participarem mais na vida pública. Não podempos ficar à espera que outros façam aquilo que devemos ser nós a fazer por nós próprios. A responsabilidade é nossa e não podemos permitir que este regime "centralista" e controleiro se aproprie de tudo e sufoque a vida social do concelho. Mudar a gestão da Câmara é um passo importante nesse sentido.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Razões para uma candidatura

A principal razão porque aceitei candidatar-me à Câmara é porque gosto da minha terra.
Tenho consciência que posso contribuir para fazermos melhor e que é possível vivermos melhor no concelho de Vila do Bispo. Não aceito ficar indiferente à forma como temos sido tratados pela gestão municipal, não me resigno a aceitar este estado de coisas e não posso deixar de sentir-me indignado com esta situação em que, de forma deliberada, se pretende fazer de muitos sectores da população do concelho uma multidão de "pedintes" dependentes de uns senhores instalados na Câmara Municipal.

Flor das areias disse...

Aproveitando a sua disponibilidade, pergunto:Na eventualidade deste "abençoado" MDI não conquistar a vitória é sua intenção continuar com este Movimento , e continuar a lutar e utilizar estes bons elementos que o acompanham para o bom benefício da nossa terra? Há tanto a fazer!Penso que mesmo fora dos territórios camarários se pode actuar , não acha'? Obrigada

Anónimo disse...

Dr. José de Deus, o que acha o senhor, enquanto cidadão deste Concelho em relação ao novo Quartel dos Bombeiros que há dois anos que está construído mas que não pode ser utilizado?
Sendo um edifício que foi construído com dinheiros públicos (da Câmara Municipal e do Governo Central)se for eleito Presidente, qual seria a iniciativa a fazer no sentido de se alterar esta situação?

Anónimo disse...

GOSTARIA DE PERGUNTAR AO DRºJOSÉ DE DEUS O QUE PENSA EM RELAÇÃO Á AGRO EXPO,POIS EXISTE MUITAS PESSOAS COM OPINIÕES DIFERENTES.?
EM RELAÇÃO Á HABITAÇÃO,VISTO QUE ESTAS CASAS QUE ESTÃO A CONSTRUIR EM VILA DO BISPO IRÃO SER POUCAS PARA TANTA PROCURA E NECISSIDADE,O QUE PRETENDE FAZER SE VIER A SER PRESIDENTE DESTA CAMARA E OXALÁ QUE SIM,EM RELALAÇÃO A ESTE PROBLEMA QUE É PREOCUPANTE?

Anónimo disse...

Sr. Jose de Deus, gostaria de perguntar qual a sua opinião sobre o que se está a passar com os Bombeiros de Vila do Bispo, pois parece que já não passa somente de uma questão de má gestão, mas sim começa a ter efeitos a nivel operacional como por exemplo a negação de um transporte de um doente para uma unidade hospitalar, o que me está a deixar preocupado, sabendo que o sr. tem o carinho especial pelos bombeiros, e pela sua importância em qualquer municipio qual seria para si a solução para o futuro dos Bombeiros de Vila do Bispo?
Obrigado.

Anónimo disse...

Dr. josé de Deus,a câmara parece ser propriedade do gilberto,os famiares de quem o serve politicamente estão lá todos:a familia dos papas quase na totalidade,o filho do santana,tantos outros,mais os de lagos,como é que no futuro outro presidente vai poder confiar neste pessoal?

Anónimo disse...

A que se deve esta total ausência de oposição politica no concelho? Tem o dominio do gilberto a ver com este facto?

Anónimo disse...

Informo que o gigi vai admitir mais um funcionário para o posto de internet.O orçamento da câmara não tem limite?

batwoman disse...

Ganhando a Câmara qual a sua primeira prioridade?

Anónimo disse...

Então esgotaram-se as suas palavras Dr. José de Deus.
Já não responde as questões que lhe são colocadas? Deveria responder as perguntas que lhe são feitas, se nã o fizer, é melhor acabar com esta palhaçada.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Parque Natural
Anónimo 6 de Junho

Como todos sabemos o boato e a mentira andam muito mais depressa que a verdade.
E esta de me atribuirem a culpa do Parque Natural não passa de uma mentira grosseira.
Vamos aos factos.
Em 1988, quando foi criada a Área de Paisagem Protegida, era eu presidente da Câmara. Mas a competência para a criação de áreas protegidas era, como sempre foi, do Governo, que na época era do PSD. E a Câmara nem foi ouvida sobre tal assunto. E mesmo que o fosse eu nem sequer tinha maioria na Câmara. Quando em 1995 foi criado o Parque Natural e aprovado o Plano de Ordenamento eu já não era o presidente da Câmara.
E se o presidente da Câmara tinha tanto poder, porque é que durante todos estes anos não alteraram a situação? E como é que alguém que nem sequer pertencia ao partido do governo podia criar uma área protegida que engloba quatro concelhos?
Porque é que não assumem as suas responsabilidades?
Até hoje todas as medidas relativas ao Parque Natural foram tomadas pelo Governo, tanto do PSD como do PS.
O atribuirem-me a "culpa" do Parque Natural não passa de uma tentativa para esconderem a incompetência com que este assunto tem sido tratado e que tanto tem prejudicado a população do concelho.
E há quem acredite nesta enormidade porque prefere meter a cabeça na areia a enfrentar a realidade e admitir que o seu "querido" partido é que é o grande responsável pelas medidas de gestão do Parque e pela existência deste.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Penhora dos carros...

Não conheço o assunto em pormenor.
Mas pelo que sei tratou-sedo pagamento de uma dívida pelos terrenos da ETAR de Burgau. E o assunto só chegou à penhora dos carros por manifesta incompetência e irresponsabilidade do executivo do PSD. E por arrogância e incapacidade negocial. A Etar de Burgau era urgente e foi construída em terrenos expropriados porque não foi possível chegar a acordo com os proprietários. E a Câmara teria que pagar os terrenos de acordo com o preço fixado pelo tribunal. Mas parece que, para o executivo do PSD, esse não era problema deles. Esta completa irresponsabilidade é que levou à situação da penhora dos carros. Os executivos mudam, mas a Câmara permanece e os compromissos e responsabilidades são para assumir e cumprir. Ou seria preferível deixar os esgotos de Burgau a correr para a praia? O problema era pagar os terrenos ou resolver uma situação que prejudicava gravemente toda a população de Burgau? Parece que para o PSD era preferível ter deixado os esgotos a correr para a praia porque assim não tinham o problema de pagar os terrenos. Este é apenas um episódio ilustrativo da forma como esta gente vê o concelho e define as sua prioridades.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Centro Oceanográfico de Sagres

O Centro Oceanográfico de Sagres foi uma oportunidade perdida. Durante muito tempo este processo esteve envolvido em tricas político-partidárias. Quando, finalmente, se conseguiu concluir os projectos e pôr a obra a concurso não houve capacidade financeira para fazer a obra. E também faltou capacidade política para criar uma solução.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Casa de repouso

Parece-me uma ideia a desenvolver, mas que deverá ser de iniciativa privada.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Parque Natural II

Mais um anónimo que me culpa pela Área Protegida, pelo Parque Natural e pelo atraso do concelho.
E este é um daqueles que sabe que o que afirma é mentira. Mas insiste. Porque é incapaz de assumir que o seu partido, seja o PSD ou o PS, tem responsabilidades nas medidas de gestão do Parque.
E o Parque tem tido as costas muito largas para desculpar uma completa falta de estratégias locais de desenvolvimento e uma enorme incompetência no relacionamento da Câmara com o Parque.
Uma coisa é reconhecer a importância do património natural do concelho e outra bem diferente é permitir que o Parque passe a ser o controlador de tudo o que aqui se passa. E é isso que tem acontecido por falta de liderança local e por falta de propostas.
Quanto à questão de me responsabilizar pelo atraso do concelho, sempre lhe direi que, apesar de ter sido presidente da Câmara por apenas dois mandatos,me orgulho pelo trabalho feito nesse período e que mudou completamente as condições de vida da sua população e criou factores determinantes de desenvolvimento.
Como diz o povo, o pior cego é o que não quer ver. E, caro anónimo, você está demasiado inchado pelo seu próprio orgulho e arrogância para ver alguma coisa para além do seu umbigo. Mais grave é que já acredita nas suas próprias mentiras. Parece-me um caso patológico a necesitar de cuidados médicos urgentes.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Gabinete de apoio e funcionários

Acho a estrutura actual excessiva para a realidade e dimensão do concelho.
Não sei se os funcionários têm autonomia, ou não. Mas deveriam ter.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Posto de combustíveis da Baleeira

É um assunto importante que deve ser visto sob duas perspectivas distintas.
Por um lado, creio que o porto da Baleeira não pode correr o risco de ficar sem abastecimento de combustveis aos pescadores.
Quanto à gestão do posto nao tenho informação suficiente e penso que este também não é o local certo para fazê-lo.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

MDI - continuidade.

Este Movimento irá até onde aqueles que o constituem quiserem.
Em qualquer circunstância, poderá ser uma forma diferente de intervir na vida pública local.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Quartel dos Bombeiros

A situação do Quartel dos Bombeiros é o resultado da partidarização das instituições, de uma "partidarite aguda" e de jogos tácticos político eleitorais que se sobrepõem ao interesse colectivo.
O que pendo desta situação é o que tive oportunidade de dizer na última Assembleia Geral a que presidi e em que se confrontaram duas listas alinhadas partidariamente. Nessa altura pensava que esse caminho não anunciava nada de bom. E o resultado está à vista.
As pessoas têm o direito de ter opções políticas e partidárias diferentes. Mas náo podem condicionar a vida de instituições que prestam um serviço público aos seus "jogos de poder".

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Agro Expo e Habitação

O modelo da Agro Expo deve ser revisto e deverá ser tomada uma opção clara. Quanto a nós, mais do que uma festa, deverá ser uma iniciativa de promoção das actividades e das potencialidades do concelho. Pensamos que é possível fazer melhor, com mais eficácia, e com menos recursos.
A Habitação é uma prioridade e utilizaremos todos os meios e forma de cooperação para dinamizar este sector. As cooperativas e os particulares têm aqui um papel relevante. É preciso implementar uma política de habitação que mobilize os diversos intervenientes e que não se limite à construção de umas quantas habitações pela Câmara Municipal.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Bombeiros

Os Bombeiros, tendo como suporte uma Associação, prestam um serviço público e beneficiam de apoios públicos. O pior que pode acontecer a uma instituição como esta é ficar refém de um grupo, ou ter a imagem de pertencer a um grupo que a utiliza para outros fins, nomeadamente políticos. E hoje esse é um dos problemas.
Por outro lado, os bombeiros não estão acima de qualquer crítica. Como instituição pública estão sujeitos a esse escrutínio. E é saudável que as pessoas se preocupem e critiquem.
Penso que é no âmbito da Associação que terão que ser encontradas as soluções para aquilo que está mal.
Como também deve ser clara a relação entre a Câmara e os Bombeiros. Estas duas instituições não podem viver de costas voltadas uma para a outra.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Pessoal da Câmara

O pessoal da Câmara presta um serviço público e tem deveres e responsabilidades. E também tem direitos.
Qualquer presidente da Câmara terá que trabalhar com os funcionários que estão na Câmara. E exigir que estes cumpram de forma isenta as suas obrigações.
O que é mau e gerador de um clima que em nada beneficia o funcionamento dos serviços, desse modo prejudicando os cidadãos, é quando se cria a imagem de que a Câmara é controlada, também ao nível dos funcionários, por uma família política.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Oposição política

Mais do que falta de oposição política, essa sempre vai aparecendo aqui, ou ali, tem havido falta de debate público e de participação dos cidadãos. Por comodismo de uns e por medo de outros. Até parece que está tudo bem. As pessoas calam-se. Por receio de represálias. Ou porque esperam um qualquer favor.É assim que as coisas têm funcionado. Por isso é que é necessário dar voz ao descontentamento e criar uma alternativa política e democrática que não receie o debate de ideias, a crítica saudável e que não afogue a sociedade civil.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Orçamento da Câmara

Claro que o orçamento da Câmara tem limites. Mas, em ano de eleições, às vezes, parece que não.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Ana Paula

Uma das primeiras prioridades será estabelecer um sistema de atendimento aos munícipes e alterar o modo como os serviços se relacionam com os cidadãos. Desse tipo de relacionamento depende muito a eficácia e a eficiência dos serviços.
Depois de doze anos a olhar para dentro, já é tempo de a Câmara voltar-se para fora e para aquilo que é essencial - prestar melhores serviços aos cidadãos.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

"esgotaram-se as palavras"

Não, não se esgotaram as palavras. Mas não sou político profissional, nem funcionário político. E responderei a todas as questões de acordo com a minha disponibilidade. E até provocações como esta merecem que disponha de algum do meu tempo.
Apesar de o caro anónimo não fazer uma pergunta mas antes uma afirmação.
Diz que isto é uma "palhaçada". Essa é a opinião que tem do diálogo que aqui estabelecemos com todos os que pretendem saber a minha opinião acerca dos mais diversos assuntos. De forma aberta.
Lamento que pense assim. Como lamento que não se identifique.
Uma das virtualidades da democracia é a expressão livre de opiniões. Mas sei bem que ainda há por aí muitos que gostariam que não fosse assim e que por vezes, por distracção, deixam vir ao de cimo os seus tiques autoritários. É típico de quem entende a política como um jogo de poder e em que os cidadãos só entram quando, que "chatice"!, são chamados a votar.
Para nós o exercício da cidadania é muito mais do que isso. E só se fazem boas escolhas com o debate livre e aberto, com a troca de opiniões.

José de Deus

Anónimo disse...

Caro José,um comentário que pode ou não merecer uma resposta.Este espaço e as respostas que nele encontramos são um bálsamo para quem durante 12 anos teve que aturar a arrogância e pretensa superioridade do sr. gilberto.Basta ver o que se passou na última assembleia municipal para perceber o desprezo com seriamos,ou seremos,tratados no seu último mandato.O homem trata a assembleia como um bando de parvos que de 3 em 3 meses tem que aturar,não revela qualquer respeito por um orgão eleito e representativo do universo eleitoral do concelho,uma pouca vergonha,humilhante para quaquer individuo que tenha noção do que é um estado de direito.Por isso acho as suas respostas de uma elevada importância civica e pedagógica,pra mais num concelho onde, lamentavelmente,se tem desenvolvido uma cultura de poder de uma só pessoa,é o quero, posso e mando.Obrigado!

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Meu caro
Achei por bem publicar o seu comentário, apesar de não se tratar de uma pergunta.
Se aqui temos dado espaço a outras opiniões, ainda que na forma de perguntas, por vezes meramente retóricas porque já contêm uma opinião, este comentário, em igualdade de circunstâncias merecia ser publicado.
Sei que ainda há muita gente que aprecia o estilo autoritário do quero, posso e mando. Mas penso que dessa forma não vale a pena intervir politicamente. Só com um incentivo claro à participação é possível trilhar os caminhos do desenvolvimento. Este só é possível com cidadãos de corpo inteiro, com opinião, com capacidade crítica, sem medos e sem receios de quaisquer represálias. Uma sociedade desenvolvida é uma sociedade em que a liberdade é um valor fundamental. O exercício do poder é transitório e é um serviço que se presta à comunidade. Não é, não pode ser, a satisfação de vaidades pessoais. No que me diz respeito tudo farei para que a gente da minha terra volte a cultivar o espírito e a atitude de independência e liberdade de espírito que são a origem e o fundamento da existência do concelho de Vila do Bispo como entidade autónoma. Actualmente, defender estes valores e assumi-los na prática é uma urgência e significa recuperar aquilo que de mais genuíno nos caracteriza.
Não nos deixemos amordaçar. Esta é uma terra difícil, mas que vale a pena. Sejamos dignos dos nossos antepassados, livres e independentes. Temos a obrigação de respeitar um dos mais fortes traços de carácter desta gente - preferimos morrer de pé a vivermos de joelhos.

José de Deus

Anónimo disse...

Dr Jose de Deus estao integrados no Movimento Democratico Independente ao que se sabe muita gente politica dos mais variados partidos entre esta gente o Dr. que muito fizeram e engrandeceram muito embora os recursos fossem escassos o Concelho de Vila do Bispo- Estes politicos quanto a mim foram aqueles que mais fizeram e podia enumerar as grandes e fundamentais obras que o DR e os outros fizeram pois sem elascomo estariamoa nos. Tanto o Dr. como os outros estao constantemente a ser atacados nas entrevistas ingloriamente por borrabotas e o caso do grandioso presidente da concelhia do PSD esse BORDA DE AGUA QUE so tem servido para levar para casa o nosso dinheirinho que o GIGI lhe esta a dar. Onde estava essa grotesca e triste figura qundo se deu o 25 de Abril. Devia estar no berço e a mae a tirar-lhe os coeiros mas nao so ele tambem o GIGI, onde3 estavam e o que fizeram em prol da sociedade. Isto vem a proposito do facto e eu nao acredito que o DR. nao leia as aldrabices que estes mentirosos COLOCAM EM TUDO QUANTO PODEM talvez ate pagando com dinheiro do povo e o MDI NESTE ASPECTO NADA TEM FEITO DE DESMENTIDOS assim como continua calado com tantas ilegalidades e irregularidades qque se praticom na Camara que deviam ser comunicadas a quem de direito o que iria obviamente calar a boca porca desses porcos mentirosos e seria prestado um bom serviço a openiao publica que ainda nestes hipocritas acredita Responda pporqu3e se teem calado Dr. Tdos irao defacto agradecer esta resposta.

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

O MDI não está representado nos órgãos autárquicos de Vila do Bispo.
No entanto, atendendo à situação actual de inexistência de oposição na Câmara, é compreensível que algumas pessoas, como parece ser o seu caso, olhem para o MDI como a voz que tem faltado no concelho.
O nosso propósito é o de concorrermos às próximas eleições autárquicas apresentando propostas que contribuam para alterar a situação actual. Pela positiva.
Mas também não podemos ficar indiferentes a uma onda de calúnias e mentiras que são usadas como propaganda pelos nossos adversários.
A seu tempo iremos esclarecer algumas dessas questões.
Também é evidente que não poderemos deixar de denunciar situações com as quais não concordamos.
Mas, vale a pena acentuar que não embarcaremos na denúncia fácil, só por ouvir dizer, nem estamos disponíveis para corrermos atrás de todas as provocações e passarmos este tempo, que é importante para o debate sério de ideias e projectos,
a fazermos desmentidos e esclarecimentos.
Não basta dizermos que queremos ser diferentes. Somos diferentes. A política é uma actividade séria. A mentira, o boato e a calúnia não fazem parte do nosso modo de estar e intervir na política.
O povo de Vila do Bispo é suficientemente adulto e esclarecido para perceber as diferenças, para distinguir a propaganda assente na mentira, da verdade e dos projectos sérios.
Quem transforma a política em espectáculo, sobretudo à custa do dinheiro dos contribuintes, está enganado.
Podem enganar alguns muitas vezes, podem enganar muitos por algum tempo, mas não podem enganar todos para sempre.
No debate público que estamos a promover e nos encontros com a população teremos a oportunidade para esclarecermos muitas destas questões.

José de Deus

FCortes disse...

Boa noite

Sr Dr José de Deus

Quero, na qualidade de Cidadão Eleitor, no Concelho de Vila do Bispo, agradecer-lhe a disponibilidade para representar o(a)s eleitore(a)s do Concelho nos próximos 4 anos.



É também na qualidade de Cidadão Eleitor, que quero colocar-lhe a seguinte questão:

Caso seja o vencedor, quais as cinco (5) prioridades para o Concelho de Vila do Bispo?

Com os melhores cumprimentos

FCortes

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Fernando Cortes

Meu caro

A questão que coloca é funamental para uma compreensão do que é a proposta política do MDI. Mas ao referir 5 prioridades, porque não 6 ou 12?, podemos estar a propiciar uma visão redutora dessa mesma proposta.
De qualquer modo, não deixarei de responder enumerando o que considero os eixos prioritários de actuação no sentido de mudar o rumo do concelho para melhor. Como sabe o rumo actual, que ninguém consegue perceber qual é e que só deve existir nalguma cabeça iluminada, só nos levará à extinção enquanto entidade administrativa autónoma. Ou seja, o rumo que levamos com o PSD é a caminho de Lagos e à extinção do concelho de Vila do Bispo.
Inverter este processo passa, em nosso entender por:
1- Alterar o modo de funcionamento dos serviços;
2 - Políticas integradas e cosequentes de acção social;
3 - Estabelecimento e consensualização de objectivos estratégicos e consequente intervenção no ordenamento do território;
4 - Apoio ao desenvolvimento económico;
5 - Dinamização da sociedade civil.

Isto, dito assim, pode parecer pouco, vazio, ou quase nada. No entanto o conteúdo de cada uma destas linhas de actuação constitui a base do nosso programa e do nosso compromisso com os eleitores.
Muito em breve publicaremos neste blog essas mesmas bases de modo a que sejam discutidas.

José de Deus

Anónimo disse...

Caro Dr. José de Deus,

Li com atenção todas as perguntas e respostas deste post e fico com a sensação de um grande vazio. Há palavras bonitas, frases com sentido, mas na essência não há nada.

O claro exemplo é a sua resposta ao sr. F. Cortes. Responde muita coisa, mas não diz nada.

Como eleitor indeciso, gostava claramente, sem rodeios e de uma forma muito directa perguntar-lhe quais as primeiras acções concretas em actos que vai tomar se ganhar as eleições em Outubro. Palavras bonitas leva-as o vento, por isso creio que está na altura de se começar a dizer aquilo que realmente se vai fazer por este concelho.

Pergunto-lhe ainda quem é que o vai ajudar a tornar esse projecto e essas acções (que espero que me diga quais são) realidade.

O Sr. até pode ser muito competente, mas sózinho não conseguirá nada seguramente. Verifiquei que há muitos pruridos em se dizer quem está connosco, quem ajuda, quem participa e no fundo quem será eventualmente Vereador consigo.

Fico a aguardar uma resposta concreta e sem rodeios.

A política não se faz de rodeios e se tem um projecto forte e aliciante informe os eleitores indecisos como eu e como muitos muitos outros.

Cumprimentos

J. Cintra

Anónimo disse...

Dr. josé de Deus, algumas vezes li no blog do M.D.I que o Sr. teria como companheiros no movimento pessoas do nosso Concelho, mal conceitoadas (moralmente e não só)Pergunto:
depois do que acaba de se passar com uma dessas pessoas, que todos sabemos, não respeita nada nem nimguém, (tipo macho latino ordinário) vai continuar a dar cobertura a escumalha dessa natureza?... Aqui me fico, por agora...

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Caro J.Cintra

Vou tentar responder-lhe de forma objectiva e sem rodeios.
Como disse na resposta ao F.Cortes, em breve colocaremos no blogue o desenvolvimento das ideias que indicámos como áreas de acção prioritária. Uma resposta detalhada à sua pergunta implicaria expor um programa completo, o que, como bem compreenderá não caria neste espaço.
Quanto às pessoas que irão dar corpo a este projecto a seu tempo serão conhecidas e divulgadas as listas de candidatos do MDI.

José de Deus

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Caro anónimo

Lamento que se esconda no anonimato para fazer insinuações e juízos de valor sobre pessoas que nem se atreve a nomear. Porque não se identifica e se submete também ao juízo dos outros? Lembro-lhe a frase bíblica - quem nunca pecou que atire a primeira pedra. Você deve ser um santo. Mas que nunca fez nada, porque só quem nada faz é que não erra.
Aqueles que estão no MDI são gente conhecida,vivem ou trabalham no concelho e têm um passado no concelho. Não apareceram agora, caídos do céu e sem mácula, porque não são conhecidos. E são gente de carácter que assume as suas opiniões, o seu passado e os erros cometidos. Temos passado. E memória. E estamos dispostos a continuar a contribuir para que seja melhor viver neste concelho.

José de Deus

batwoman disse...

“Só quem arrisca ir longe demais pode alguma vez descobrir até onde consegue ir ” esta frase aplica-se ao grande MJ! R.I.P

Perdoem-me mas gostava bué dele!

Viva MDI!

Anónimo disse...

Caro Dr. José De Deus,

Lamento que não tenha avançado mais sobre as minhas questões. Não seria necessário expôr todo um programa como diz, mas apenas dar a conhecer quem está consigo de uma forma activa e próxima e que será o seu braço direito no arduo trabalho de gerir a câmara.

Mas ficarei a aguardar, um pouco mais desapontado, mas a aguardar.

J. Cintra

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Caro J.Cintra

Apesar de não ter feito uma pergunta este seu comentário merece uma resposta.
Numa fase em que estamos a preparar listas e a discutir opções programáticas deve compreender que o mais normal é não divulgarmos nomes de forma avulsa.
Pretendemos que esta candidatura aos órgãos autárquicos de Vila do Bispo seja apresentada como um todo e com um programa.
Mas estamos disponíveis para falarmos de todos os assuntos e para respondermos a perguntas objectivas sobre assuntos de interesse comum.
Volte sempre.
José de Deus

Anónimo disse...

Existem outras candidaturas,ningúem conhece ideias nem quem será o braço direito ou esquerdo dos candidatos à câmara,curiosamente consigo todos querem conhecer desde já todos os pormenores,não haverá aqui o dedo de outras candidaturas?

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Pode ser. Ou apenas uma curiosidade natural. Mas também pode acontecer que haja um interesse maior em relação ao MDI que veio introduzir um factor de novidade neste processo. A seu tempo divulgaremos os nomes.

José de Deus

Anónimo disse...

o zé tens que por tambem o papel para a rua a dizer o que pensa sob esta ratueira! sim de apanhar votos nós temos que ser intelegentes porque o gigi não os pode ter toudos que tambem têm uma cota parte culpa? neste proceso e á muito para dizer?sim porque isto anda tudo á diriva nos armazens é uma vergonha vé-la se ele se procupa algo e os projetos istão tondos a respeitar os prazes???