sábado, 22 de agosto de 2009

Carta aberta

Exmo. Senhor Presidente Gilberto Viegas,

Venho por esta forma mostrar o meu desagrado em relação ao que se está passar no concelho, e que, de uma maneira directa, prejudica a minha família e também a vida do resto dos cidadãos residentes neste concelho. Passo a explicar:

1º - Depois de várias tentativas telefónicas, e em virtude de não ter disponibilidade de deslocação dentro do horário de funcionamento da Câmara, em todas as chamadas efectuadas obtive como resposta que o Senhor Presidente e o Vice-Presidente, o Sr. José Mateus, estavam em reunião... (só reuniões, e na realidade não se vê resultados práticos para resolver os problemas dos residentes no Concelho).

2º - No concurso para os 9 fogos de habitação entreguei tudo o que era necessário, dentro do prazo estipulado pelo regulamento. Não é que, passado 15 dias de entregar tudo o que era necessário, ficámos a saber que a cegonha vinha a caminho — para nossa alegria — pois a minha esposa estava grávida de 6 semanas?
Voltei novamente ao Centro Cultural na tentativa de reabrir o processo. Tal pedido foi-me negado. É claro, com um filho a caminho, isso também iria contar para a classificação final na atribuição da habitação. Isso não foi tomado em consideração.
Hoje mesmo estive a ver a classificação final da atribuição e, sinceramente, Senhor Presidente… digo que, no grupo das pessoas contempladas, existem algumas pessoas com melhores condições económicas e com um património familiar mais abastado do que o meu ou o da minha esposa.

Só para o Senhor compreender a nossa situação, explico-lhe o seguinte:
Vivemos numa casa de 2 quartos, alugada na Raposeira, em que o segundo quarto serve de arrumação para roupas e outros pertences do proprietário, onde temos a secretária para o computador; e o nosso filho, agora com 10 meses, continua a dormir no nosso quarto… Acha isto normal? De certeza que os seus filhos devem ter um quarto para cada um.

3º - É assim com a actual política, que o Senhor Presidente quer fixar as famílias jovens no concelho???
A maior parte dos jovens deste concelho, ou ainda vivem em casa dos pais, ou então compraram casa em Lagos ou Portimão. Outros, para arranjarem uma vida melhor foram para o estrangeiro ou para a capital, ou casaram com mulheres de outras nacionalidades/países. Nisto, podemos dizer que somos uns campeões, pois temos jovens espalhados pelos cinco Continentes, da Alemanha à Austrália, passando pelo Canadá, indo em direcção do Dubai. Enfim, talvez um dia voltem, mas aí já será tarde e será quando estiverem reformados. O ciclo vicioso continua, e o concelho é um “lar de idosos”. Sendo que existe uma minoria enrascada que faz “importação” de brasileiras. Com isto não estou a ser preconceituoso ou racista, porque todas as pessoas são livres de optar pelo melhor.

É de lamentar que isto aconteça, pois nos últimos 12 anos nada foi feito para fixar os jovens no concelho. Agora, deparamo-nos com um concelho envelhecido, que vive 2 meses no Verão, depois, na Passagem de Ano e na Páscoa. E o restante tempo??? Como se vai ocupar e dar trabalho a tantos residentes ao longo do ano, nos períodos de menor afluência turística???
A maioria, depois do Verão, sobrevive com o subsídio de desemprego. A outra parte, mais idosa, sobrevive com reformas parcas, que não chegam para pagar os medicamentos na farmácia.
Sinceramente, Senhor Presidente, você deveria ter sido o primeiro a dar o exemplo, filho da terra, mas foi morar para Lagos.... Pouco se importa em criar infra-estruturas e habitação social. A título de exemplo, nos últimos 2 anos a Câmara de Vila do Bispo construiu 9 casas de Habitação Social. A Câmara de Lagos construiu CENTENAS.

Enfim, isto para não falar nas condicionantes do Parque Natural, em que mais parece terem criado aqui uma reserva de “Índios”, em que só os “Grandes Chefes” têm direito a algumas benesses. Para se construir e se aprovar um projecto leva-se anos. A Câmara, nesta área, leva nota ZERO.

4º - Numa tentativa de termos mais qualidade de vida, a minha esposa saiu de junto da sua família e abdicou de trabalhar num Hospital Central onde tinha todas as condições para o exercício da sua profissão (Hospital de S. Francisco Xavier), e onde estava como Enfermeira Graduada há cerca de 8 anos na Pediatria, Chefe de Turno e Conselheira em Aleitamento Materno certificada pela OMS. Pediu transferência para o Centro de Saúde da Vila do Bispo. Aqui também pensámos que poderia ser uma mais-valia para o concelho possuir profissionais qualificados residentes, visto que, na altura da transferência, os profissionais no activo no CSVB estavam a atingir a idade de reforma.
Mas quem valoriza tudo isto??? De certeza que não deve ser o Senhor. Sou eu, como marido e pai, e os utentes que lá vão dando reforços positivos a quem cuida deles.

5º - Incentivos à Natalidade no Concelho: como o meu filho nasceu em Outubro de 2008, já não é contemplado, porque o incentivo entrou em vigor só em Janeiro de 2009. Pois, Senhor Presidente, pode ficar sabendo que o valor atribuído a cada nascimento mal dá para comprar alguns sacos de fraldas e algumas latas de leite para quem não consegue ou não pode amamentar o seu bebé. Isto não é ser pobre e mal agradecido… mas se tiver dó, sempre pode mandar o cheque pelo correio.
(Espero que o Senhor Presidente saiba quanto uma Enfermeira ganha: MAL, para quem tirou uma Licenciatura e cuida da saúde dos outros.)
O nosso rendimento mensal líquido não chega aos 2 mil euros, logo, como o agregado familiar é composto por 3 pessoas, segundo os analistas financeiros, vivemos no limiar da pobreza.

6º – Creches e Jardins de Infância: Senhor Presidente, em 12 anos de mandato não conseguiu pelo menos construir uma creche!!! Realmente, ou foi falta de vontade ou outra coisa, que agora não me lembro do adjectivo para o qualificar.
Já agora aproveito para lhe dizer que eu é que fico com o meu filho até às 15H30m, e quando a mãe volta do trabalho, vou eu trabalhar, só voltando a casa por volta das 02H00m. Poderei dizer que só somos uma família um dia por semana, quando estamos os três juntos.
Pode-me arranjar um subsídio para colocar o meu filho no BAMBINO, em Lagos??? E... já agora, subsídio também para o combustível, para efectuar as deslocações?


Haveria muito mais para dizer, mas vou ficar por aqui, porque estou cansado, desiludido, frustrado e não estou a ver que será no próximo mandato que o Senhor irá fazer do impossível o possível, e trazer estabilidade e alegria aos eleitores do Concelho.

Ao Senhor José Mateus, só tenho o seguinte para lhe dizer: já se esqueceu do ombro amigo onde chorou as suas mágoas... não te estou a conhecer Zézinho.

Muito respeitosamente,
E grato por um comentário,

Obrigado.

Vítor Manuel da Silva Miguel

36 comentários:

Anónimo disse...

TEM TODA A RAZÃO!
Não sei aonde isto vai parar!
9 casas para tanta necessidade?
Ainda se ele desse viabilidade de construçao! sim! porque terreno não falta!
Estamos num INFERNO!
Sendo esta terra um PARAÍSO
Vamos ter coragem e tentar resolver este e outros problemas muito graves a partir de OUTUBRO

Anónimo disse...

Até estou comovido com o exposto!
e como o Vitor tantos outros.

Nem sei o que dizer
Só que é vergonhoso

lx disse...

Caro, vitor A cãmara tem tudo para promover uma politica de fixacção de jovens e isso passa por dar prioridade aos probemas que levanta.É uma pena que num concelho onde podiamos viver bem,os recursos sejam desviados para coisas superfulas.Zé é pessoa para mudar estas politicas.

Anónimo disse...

Basta ver as listas do PSD: pessoas com mais de 65 anos são 8! O Gilberto quer lá saber do jovens. Foi por isso que andou a fazer excursões, para dar graxa aos idosos para votarem nele. Mas esqueceu-se que os idosos não vivem só de excursões. E quanto ao Adelino, esperem para ver quantas pessoas com mais de 65 anos tem ele nas suas listas.
A única candidatura que quer fixar população no concelho e aposta no jovens é a do MDI, que tem uma média de idades de 38 anos. E vejam bem a belíssima candidatura que apresenta em Sagres. Um monte de gente jovem. Pois é, os jovens estão com este movimento de cidadania.

Anónimo disse...

Tenho pena disto tudo que está a acontecer aos nossos jovens... Tudo isto me deixa muito triste.

Anónimo disse...

É normal que as pessoas não consigam falar com o presidente da câmara, ele só lá está umas 3 horas por dia. E pelos vistos, não é para atender os munícipes...

Anónimo disse...

A entrega de casas foi e será sempre uma polémica, enquanto as prioridades forem destas e animações. O dinheiro que se gasta com este tipo de coisas podia ser adoptado outras formas de actuação.
É certo que encontrar terrenos para construir também é dificil, mas tendo dinheiro na unha a coisa ia sendo feita. Assim, o homem gasta tudo e depois aquilo que realmente interessa não existe ou é pouco para abranger a quantidade de pessoas que precisam de casas.
Com a entrada de tantos fundos comunitários neste país, fez-se um campo de futebol. Também é preciso, mas entre casas e campo de futebol que não se usa, penso que seria melhor apostar na habitação.
Votem VI a unica alternativa.

Ah e o sr. adelino não tem a licenciatura. Só frequência, é tão infantil!

CVB 2009 disse...

CVB2009
ccvb2009@gmail.com

O Sr. Victor referiu "comentário", pois aqui fica o meu.

(Mas NÃO é uma resposta)


1º - ... o assunto é grave. Como serviço publico que é, ouve uma falha na resposta, falta em primeiro lugar detectar a falha.

2º - Parabéns, é sempre uma alegria para a familia. Para os politicos também, porque é mais um natural do Concelho.
Em relação ao pedido de reabertura do processo, não referiu se o prazo de entrega das candidaturas
já tinha terminado ou não. Caso já tivesse terminado o prazo não faria sentido reabrir o processo, pois tal facto daria a todos os candidatos a possibilidade de reabertura, pelo que o processo nunca estaria terminado.
Em relação há habitação, resta aqui fazer o pedido a quem tiver casa para arrendar, (com melhores condições) o favor de contactar o Sr Victor.

3º - "...dois meses" é ser optimista, eu diria duas semanas e depende de onde nos encontramos porque para alguns são quatro dias. Os residentes eu considero serem muito poucos, esse é um dos grandes problemas do Concelho. E quando o turismo "falha" vivemos do quê?
A população não é suficiente para manter uma actividade, veja-se a dificuldade com que sobrevivem os estabelecimentos comerciais que não trabalham com o Turista.

4º - Aqui só temos que agradecer a decisão tomada e a coragem para fazê-lo.
A qualidade de vida é realmente importante, embora muitos não a valorizem.
Quem valoriza são os utentes e toda a população.

5º - Quanto aos Icentivos, eu tenho duas "crianças" e também gostava de receber, mas nem subsidios.
O rendimento mensal do meu agregado já foi menos de 400 e agora não chega aos 1.300 para 4.
Mas ainda existe neste Concelho vencimentos de 400 euros, e desempregados sem subsidio de desemprego.
Temos de criar melhores condições de vida. É verdade. Mas existirá sempre alguém muito pior do que nós. Que precisa da nossa ajuda.

"Não dês um peixe, dá uma cana e ensina a pescar".

6º - Perfeitamente de acordo em relação a Creches.

Quanto ao tempo com os filhos continuo em desvantagem, por razões de opção.


Em conclusão:

Apenas comentei para demonstar que o Sr Victor não será certamente o mais necessitado. Mas depende de todos nós a construção de um mundo melhor.

Anónimo disse...

Acho que tem toda a razão...
Isto esta uma vergonha,custuma-se dizer que quem não chora não mama,foi o caso de certas gente que lhe calhou as casas...
Vamos ver o que acomteçe com as que estão em construção,se são dadas a quem preçisa ou será uma vergonha como estas.
FORÇA MDI

Anónimo disse...

E pelos vistos este gosta de chorar...e bem -- haja mais pudor e decência, e não confunda o encarnado da esquerda com o fato do pai natal: já viu que estão meio milhão de desempregados à frente de si?

Não me leve a mal, mas é só para não pensar só na sua situação, pois infelizmente é a atitude mais normal e vulgar --temos todos de ser mais solidários, entendido? boa sorte

Vitor Miguel disse...

Não é , quem chora não mama...é simplesmente o seguinte:
1º .eu sei que existem 500 mil desmpregados, ams alguns preferem viver à custa do subsidio de desemprego...sempre existem alguem pior que nós...sim eu sei.
2º. O concelho de Vila do Bispo tem todo o potencial sustentável para fixar os jovens, o que acontece é que está mal elaborado ou não existe projecto, para essa fixação.
3º. Comentário anónimos não me desmoralizam, portanto tenham coragem e identifiquem-se, como eu fiz.
4º. Temos que dizer chega!!! è necessário uma mudança para bem de todos.
5ª Todods os anos faço donativos para associações humanitárias e de apoio social, isso bem posso provar.

Anónimo disse...

Olhe, caro vítor,

Não tenho tempo nem paciência para polémicas, mas gostaria de elicidá-lo se me permite a imodéstia, que:
1. o argumento da malandragem que vive á custa de subsidios, desemprego, ren.mínimo ou outros relacionados com a situação de fragilidade social é típico da direita mais insensível e retrógada

2. as políticas de desenvolvimento endógeno, cabem tanto ao Estado, em sentido lato como à sociedade civil --se não quisermos construir uma sociedade de dependentes desde o berço à cova

3. partilho consigo o anti-anonimato, mas o que interessa é o debate de ideias e não de pessoas e não considero importante, muito menos cobardia a não identificação, no meu caso pessoal é uma questão de atitude de descrição e a coragem ou a maior força dos argumentos não se escuda na exibição de títulos académicos--muito menos a heroicidade na exibição de fotos do próprio, a não ser na pretensão dalgum protagonismo e está no seu direito, mas já agora respeite o meu direito á reserva de imagem e vida privada

4. Não confunda caridade com solidariedade: a primeira não extingue a carência, é um paliativo; a segunda visa de facto erradicar, nomeadamente a pobreza, e não a sua perpetuação. Mais uma vez a direita e a esquerda se confrontam e mais uma vez o Vitor, sendo pessoa de bem, assume uma posição conservadora, que respeito mas não é a minha
5. Assim, como diz e bem, devemos todos operar uma mudança no sistema --mas real e radical, neste último sentido de ir á raiz das questões. E neste caso os poderes públicos deveriam intervir nos casos de maior injustiça social e não na satisfação de clientelas para ganhar eleições

Em conclusão, depreendo que possa concordar comigo nas questões de fundo e se naõ disse, digo que globalmente apreciei a sua carta só não enfatizava tanto a vossa situação pessoal. Perdoe-me alguma dureza das palavras, mas tal como eu, não pode com a hipocrisia, terá de saber aguentar a sinceridade, mesmo que eu esteja errado. de todo modo não é pessoal e simpatizei com o perfil que apresenta, portanto coragem Vitor e família e muitas felicidades, melhores tempos virão. saudações fraternas deste seu amigo anónimo

Anónimo disse...

Bom,afinal existe gente com coragem para dizer o que lhe vai na alma...o Victor teve essa coragem...muito bem,mas Victor porque não apareces mais e te envolves para dar uma ajuda a mudar as coisas??...dava jeito mais um com coragem e capacidade, para dar a volta a algumas injustiças...todos somos poucos...a tarefa é dura,o Gilberto é esperto e percebeu que os velhotes, são mais em quantidade e menos exigentes que os jovens.... MDI hoje e no futuro...este será o nosso espaço politico apartidário...por nós,pela nossa terra,pelo nosso futuro...MDI

Anónimo disse...

Caro vitor
quero só lhe dizer que muita, ou quase toda, habitação social em Lagos foi feita pela CHESGAL-Cooperativa de habitação social são gonçalo de lagos, com o apoio da câmara na cedência dos terrenos,coisa que a câmara da Vila não pode fazer porque não possui nenhuns, tudo o que tem sido feito no mandato de Gilberto Viegas, os terrenos foram comprados pela Câmara.
As creches em lagos são particulares, não pertencem à Câmara, como é o caso do Bambino que você pede um subsidio para colocar o seu filho.
Para terminar quero-lhe dizer que, se ter um rendimento mensal de quase 2000 euros é viver no limiar da pobreza, eu e a maior parte dos portugueses vivemos na pobreza, mas tenho uma casa comprada por mim,vai ficar paga quando eu já for velho, mas este é o mal da maior parte dos portugueses, para poderem pagar a mensalidade têm que aumentar os anos de contrato.
Fico triste quando vejo um jovem que em vez de ter iniciativas para mudar as situações que estão mal, encosta-se à Câmara à espera de casa e subsidios, com jovens assim o concelho não tem futuro.
Outra coisa, fartam-se de escrever neste blog que gilberto viegas que ter o monopólio de tudo,para ter as pessoas sob control, mas depois querem que a Câmara lhes dei casas e subsidios para tudo e mais alguma coisa.
Sejam positivos

Vitor Miguel disse...

Caro Anónimo,

1º Não percebeu que eu estava a ironizar com o subsidio...

No concelho da Vila do Bispo foram construidas em Sagres à cerca de 30 anos 100 casas em Sagres, pelo então presindente da altura o Sr, josé Boaventura, um processo de legalização que ainda não está concluido devido a litigios com o Sr. sousa Cintra e a autarquia. Desde então nada mais foi construido em Sagres, à excepção de 4 blocos de apartamentos.De resto nada mais foi feito , e os fundos comunitários já acabaram.
A outra Habitação que existe tem preços proibitivos para os residentes do concelho. 150 mil euros por um T1....è de loucos...!!!(Por esse valor comprava uma vivenda T3 com piscina na Ericeira, concelho de Mafra). Estas habitações estão a ser compradas como 2ª casa ou a chamada casa de férias, por pessoas de fora (as de Sagres).


2º Em relação a subsidios, já trabalho à cerca de 20 anos e nuncam usufrui de nenhum.
20 anos de trabalho, por vezes a atigirem as 16 horas de trabalho , diário e sempre com os meus impostos e contribuições em dia.

3º Pois como eu não gosto de viver com a corda muito apertada ao pescoço, e gosto de dar os passos conforme o tamanho das minhas pernas, não tenho empréstimos com a banca, porque o mercado de trabalho no concelho ainda não me deu essa estabilidade.

4º Viver no limiar da pobreza: 90% das familias portuguesas, estão nesta situação, e viver ou ter direito a habitação social não é mendigar. Temos o exemplo da Chesgal(Classificada comuma das melhores do País), em Lagos onde moram lá professores , policias e outras pessoas com mais rendimentos que a minha familia, e isso não é pecado.
E se estivesse atento, na semana passada um analista financeiro disse na SIC e na TVI que um agregado de familiar de 3 pessoas , em que não tenham um rendimento de 2 mil euros mensais, faz parde da classe média-baixa; logo como a minha familia não atinge nem lá por perto esses valores, é claro que segundo esse analista financeiro, nós e os 90% das familias Portuguesas estão a viver no limiar da pobreza. Mas enfim, o que interessa é termos saúde para ir trabalhando.

5º O que mais me deixa triste, é quando as pessoas não conseguem para a prestação da casa e o banco as vai buscar, pois estas estão hipotecadas. Prova disso, é o maior leilão de casas que se vai realizar na FIL, em Setembro , a preços de saldos. isso só mostra quanto as pessoas estão endividadas.

6º Habitação Social existe na maioria dos concelhos do país. E como vivemos num estado de direito, todos nós temos direito de concorrer, seja ao que fôr...concorrer é dirente de mendigar....não sei se me fiz explicar...???

7º Fazer alguma coisa para mudar: Criticar já é fazer alguma coisa...É despertar as consciências para a mudança, e já que vivemos em democracia, acho que a liberdae de expressão ainda é um direito de todos os cidadãos.
As verdades têm que ser tidas, por vezes as pessoas não gostam de serem confrontadas com estas. O melhor seria não viverem num mundo tão pequenino e alargarem mais os seus horizontes.
A vida é feita de mudança,à que respeitar as opções(sejam elas quais forem) de cada pessoa.

Estou aberto a mais criticas, pois essas despertam na minha pessoa, curiosidade e abrem-me o apetite à refelxão.

Anónimo disse...

Ao Vitor,a todos os que ficaram de fora e até os que lhes foi atribuido uma moradia.
Estou solidário com todos vós!
Têm, TODOS, direito a uma casa para habitar com o minimo de condições, seja qual fôr os rendimentos de cada um.
Não tenham INVEJA uns do outros porque ao fim e ao cabo ninguem aqui é RICO.
Uma coisa lhes digo: este PRESIDENTE foi chantagista, porque atribuiu casa a quem lhe fez o favôr de entrar nas listas do PSP e pergunto: era essa a vontade dessas pessoas?

Este SENHOR faz favores para conseguir os seus fins e interesses.

Eu, vou, em Outubro contribuir para que este e outros problemas se resolvam neste concelho, sim porque isto é na Vila, então e em Barão, Budens,Raposeira Sagres, COITADO o que é que ele esteve a fazer este tempo todo a nos governar ou a nos desgovernar? ou outras palavrar terminadas em "ar"
O meu voto será VI

Anónimo disse...

para o anónimo de 28 de agosto às 10:20
se a burrice fosse um foguetão já estava na lua. quem é que ganhou casa a troco de ir nas listas do PSD?
estive a ler a lista do PSD e tb li a lista da atribuição das casas, porque tenho um familiar que concorreu, realmente vi uma pessoa que pertence à lista do PSD para a Junta da Vila ser atribuída uma casa, mas tb na mesma lista, do PSD, vi uma pessoa que foi excluída, por isso meu amigo não veja só em frente, como os asnos, veja tb para os lados. Seja positivo

Anónimo disse...

Bem se foram construías 9 casas e aparecem mais que 9 concorrentes...a polémica fica logo à partida instalada.
Todos temos direito a habitação, esse dogma está mais que quebrado né?
O que acho que está mal é que depois do regulamento estar distribuído e todos saberem concorrentes e júri como se joga, essas regras são modificadas na análise dos processos. Por isso é que tudo está mal. Pois os dados estão viciados a meio do caminho.
se seguissem o regulamento e houvesse transparência, olhe, tinham que se aguentar à bronca e melhores dias virão, mas a revolta é que depois quando se vai reclamar e vemos as contas mal feitas percebemos os vícios do jogo e vai daí apetece-nos chamar a todos aldrabões.
Nestas coisas não devia haver nem amigos bem partidos nem padrinhos. Estas são as regras e ponto final.

luis costa disse...

Há dois problemas.O primeiro é de facto a insuficiência da casas, 9 para 47 candidatos.Aqui estamos perante um erro de avaliação das prioridades,ou mesmo de ausência de responsabilidade política. Depois temos um problema de justiça e de legalidade que devia acabar nos tribunais.É compreensível que pessoas a quem foi atribuída casa na primeira avaliação sejam excluídas na reavaliação perante as mesmas regras de concurso? Que lhes seja alterada a classificação,tudo bem, agora excluídos ? É estranho. Sobre a situação dos candidatos no partido psd,e candidatos nas casas,não vou fazer juízos,mas é verdade que primeiro surgiram as listas dos partidos e só depois a lista das casas.Isto é,se estas pessoas tivessem sabido primeiro o resultado do concurso das casas teriam aceite ser candidatos pelo psd? eu nunca irei ter a certeza.

Anónimo disse...

estão a esquecer-se do Mário mecânico que também faz parte da lista prá junta e não lhe foi atribuida nenhuma casa,

Vitor Miguel disse...

Olá

Seguramente tenho que subscrever as palavras do Sr. Luis Costa:Existem dois problemas:
1ºO facto de a insuficiência da casas construidas, 9 para 47 candidatos.Aqui estamos perante um erro de avaliação das prioridades,ou mesmo de ausência de responsabilidade política e conciência para as necessidades do concelho.
2º Deparamonos com um problema de justiça e de legalidade e avaliação das necessidades dos concorrentes.

Se à 30 anos atrás o Sr. José Boaventura consegui fazer cercade 100 casa em Sagres, sem fundo comunitários, temos que questionar o actual presidente, como só consegui construir no concelho , no total e em 12 anos 14 Fogos de Habitação.....???

manuel disse...

isto das casas e muito estranho a vania gamboias a caixeira do lidl ficou 17 lugar e agora esta 4 com o é possivel?
eu axo k ate sei e porque esta na lista do psd e um tacho vem sempre a calhar não acham? como é possivel uma pessoa que nem esta no 9 e passa a frente de todos afinal quais sao normas deste concurso pode ser que eu ainda vá a tempo de conseguir uma cazinha sem ter concorrido lol

batwoman disse...

Eu penso que o termo mais correcto será empregada de caixa do lidl.

E também acho que devemos respeitar as pessoas que concorrem para as casas cada uma terá os seus motivos e cada um deve fazer tudo o que for necessário para conseguir atingir objectivos, acho que para ter emprego, habitação não vamos com certeza dizer "olhe vá fique você à minha frente ...". Cada um torce por si e estas coisas comigo é assim , eu entendo o problema mas é a minha vida que está em jogo e eu farei tudo para conseguir o que preciso. Tenham paciência. Se estivessem lugar desta concorrente ou de outro que fariam?
Devemos respeitar as pessoas em vez de estarmos a falar delas neste blogue, que não são para aqui chamadas. O nosso objectivo será levar as pessoas a decidirem em consciência e decidir em consciência é votar MDI _ VI! O resto não interessa.
Respeitar as pessoas e aqui neste blogue a vida de muitos está a ser banalizada.
Perdoem-me mas isto eu não gosto mesmo.

Paulo Ribeiro disse...

Independentemente de haver alguma razão de queixa ou não, isso ultrapassa-me por falta de dados e de ouvir todas as partes intervenientes. Mas não entrem por este caminho... Concordo com a Ana Paula: NÃO DEIXEM QUE ESTE BLOG SIRVA PARA ATACAR PESSOALMENTE PESSOAS, SOBRE AS QUAIS NÃO TENHAM A CERTEZA DO QUE ESTÃO A DIZER!
Difamar é facil... repor depois a verdade em caso de duvida ou engano é muito mais dificil.
Penso que trocar ideias ou linhas de orientação para o desenvolvimento do concelho é algo que está num degrau muito acima do qual o "sr. manuel" está a fazer com o seu comentário em relação á Vania Gamboias. Se entrarmos aqui todos na vida privada uns dos outros, sejam opradores de caixa no lidl, sejam pescadores, funcionariorios publicos, sejam o que quer que sejam.... então todos estamos na mira do blog do MDI! Andam aqui alguns a aproveitar tempo de antena para atacar outros, sem nada de proveitoso a reter para quem quer que seja. Acredito que na minha vida privada tambem alguem do MDI tenha algo a dizer. Ou de outra força politica qualquer, ou... outra pessoa qualquer. Será este o espaço criado para isso?? Mas a minha vida privada é isso mesmo: PRIVADA! Tal como a sua,amigo "manuel"...e a de todos os outros! Se este é o canal escolhido para falarmos uns dos outros, passará este blog a servir de "revista cor-de-rosa", no seu pior estilo, pois a coberto de um anonimato, ou de um simples nome proprio, podemos dizer, impunemente, o que nos apatecer sobre o nosso vizinho, inimigo, desconhecido... ou, quem sabe, aproveitar o canal TÂO aberto para "desancar" o/a namorado/a do/a ex...
Parece ridiculo, não é?
E é, dai não gostar. Isto de polica séria tem pouco.
Por isso, e por ter a mesma ideia, mando um abraço á Ana Paula, pela sua coragem de mostrar a sua ideia, e frontalidade ao divulgá-la: DEVEMOS RESPEITAR A VIDA DOS OUTROS E NÃO BANALIZÁ-LA!
Nunca fazer aos outros o que não gostariamos que nos fizessem a nós é uma boa bitola, e que resulta sempre...
cumprimentos
Paulo Ribeiro

Anónimo disse...

Caro Paulo Ribeiro, gostava de te lembrar que neste blog escrevem pessoas do MDI,mas tb escrevem pessoas de outras forças e até pessoas sem ligações partidárias...assim acho que sempre que aqui acontece uma critica pessoal ou algo menos agradável,poderá ser de alguém do MDI ou de alguém do PSD ou ainda do PS...caso contrário como explicas ataques anónimos que aqui tem sido feitos a mim e a outras pessoas ligadas ao MDI...este é um espaço aberto,livre...pede-se apenas às pessoas que aqui escrevem que o façam pela positiva...ataques que os façam de frente,com coragem,assumindo aquilo que dizem...eu pessoalmente tenho nojo de cobardes que se escondem para atacar os outros...tenham um pouco de decência...ou assumem ou calem-se.......Carlos Costa

batwoman disse...

Sim nisso tens razão, não é pelo facto de estar aqui neste blogue um ataque pessoal que se tem de presumir que é apoiante do MDI e tu tens sido um dos mais visados e a covardia é tanta, que se escondem atrás do anonimato.
Isso tem de ficar bem entendido.

Paulo Ribeiro disse...

Amigo Carlos Costa.
Conhecemo-nos há demasiado tempo para sabermos o que um e outro pensa...
Tem toda a razão ao tentar legitimar os comentarios dos outros, afinal de contas a responsabilidade é de quem os profere, certo?
Mas... pense desta forma:
-O "Censor" de serviço, ou administrador, o camarada, ou lá o que lhe queira chamar que administra o blog, que tem efectivamente feito uma "filtragem" de comentários, pode sempre "filtrar" os comentários que se referem a pessoas particulares, com ataques despropositados, evitando assim baixar o nivel da conversa, não entrando em assuntos "domesticos" ou da esfera privada de cada um.
Evitavam assim alguns amargos de boca como os que tenho lido aqui, como são exemplo o da Carina (que aplaudo a forma como se defende), e o da Vânia Gamboias.
São pessoas anonimas, cidadãos de direito, que merecem o nosso respeito e que não devem ser nomeados publicamente.
Eu, como o meu amigo, assumimos a nossa identidade e comentamos o que quisermos, damos a nossa opinião e partilhamos as nossas ideias, DE LIVRE E EXPONTANEA VONTADE. Não podemos publicar ou referirmo-nos a outros publicamente sem que nos autorizem... eu, pelo menos não faço. E admito que não gostem.
Quanto ao facto de o meu amigo ser visado em muitos comentários, é um sinal de que o meu amigo mexe com as pessoas, podem gostar ou não, mas mexe...
Depois, é porque é como eu neste aspecto: DAMOS A CARA PELO QUE PENSAMOS.
Resumindo: todos sabemos que os comentarios que são publicados passam por um crivo, filtro, etc.
O meu alerta foi para que não se violassem privacidades; mas não passa de um alerta...

Uma ultima nota: Se por vezes são publicados comentários á sua pessoa é porque, no fundo, o amigo até lhe dá um certo gozo a responder, de outra forma o "censor" cortava... certo??
Ou não soubessemos nós como isto funciona...!!

UM grande abraço

Paulo Ribeiro

batwoman disse...

;) nem mais. Também concordo e digo mais, tive oportunidade de saber que no blogue do PSD alguém(anónimo, sim porque quem fala mal por falar, esconde-se no anonimato) falou mal de mim e o responsável pela publicação teve consideração e respeito por mim e apesar de eu insistir que fosse publicado o comentário para eu me defender (e no caso iria brincar não ia baixar o nível)foi-me dito que gostavam muito de mim e que este ou outros comentários do mesmo género com outras pessoas também não tinham sido publicados. Não custa nada, salvaguardar a vida privada de cada um e apoiar insultos ou muito próximo disso não traz beneficio nem criatividade. Aliás, não tem este blogue que seguir a provocação sempre que alguém diz que não publica comentários. Eu sei que é difícil resistir à tentação, eu também não gosto de levar desaforos para casa, mas isso é dar importância a quem não tem. Caso o comentário seja assinado, e conhecemos a pessoa, sempre podemos olhá-la nos olhos e esclarecer alguma dúvida se assim o merecer. É uma questão de bom senso e de bom gosto e apanágio de gente positiva e cheia de humor.
Por isso está salvaguardado a questão da moderação no blogue.

Força MDI-VI vamos com calma e em frente.

Anónimo disse...

Eu acho que o que leva algumas pessoas a fazer referencia aqui a alguns nomes deve-se ao facto de ficarem de boca aberta quando têm conhecimento de algumas situações...como é o caso de uma delas ter sido grande apoiante do MDI, daquelas bem fervorosas e derepente quando menos se espera aparece nas listas do PSD e parece que até ganha uma casa!!! estranho não é??? acho que nao valia a pena era muitas vezes chama-las pelos nomes...porque para bom entendedor meia palavra basta...mas deixa-nos a pensar do que são capazes muitas vezes as pessoas para atingirem as suas metas...afinal onde está o orgulho destas pessoas! e em relação ao Vitor, e refiro-me a ele porque ele próprio deixou aqui o seu desafio, acho que sinceramente não se insere no grupo de pessoas a quem possa ser atribuida uma casa! acho que o ordenado da esposa ultrapassa muitissimo um ordenado da média das pessoas deste concelho...por isso meu caro Vitor, à que fazer contas à vida e arriscar como muitos têm feito e não ficar à espera que a "Camara" arranje casa para toda a gente neste concelho...
Eu também queria ter uma casita da Câmara e estar a pagar uma ninharia por mês, mas infelizmente também não consegui uma cunha e estou a pagar o dobro do que poderia estar a pagar, enfim é assim a vida!
Injusto é também alguns funcionários da Camara viverem em casas da Câmara e muitas vezes à borla! coitados daqueles que ganham bem menos que alguns deles e casa nem vê-las...enfim...injustiças é o que não faltam por aí...
Resta-me dizer-te para ergueres a cabeça e arriscares e um dia podes sempre dizer com orgulho que tens uma casa graças a ti e a mais ninguém.

Vitor Miguel disse...

Sr. anónimo,

só para lhe explicar o seguinte:
Se a minha esposa ganha mais que a media das pessoas do concelho, é porque estudou para isso: LINCENCIATURA em ENFERMAGEM, e os Sr. devia estar contente por ainda existirem profissionais Qualificados no concelho, porque a maioria DOS QUALIFICADOS sairam à busca dos EUROS.
E não é por uma simples questão de comodismo ou de estar à espera de Habitação social que não compramos casa.
Como já comentei em Lagos Na CHESGAL, existem professores, policias, educadores de infancia,etc...com casa.
Agora o Sr. deve estar um pouco longe da realidade do que existe de Habitação Social no nosso País.

batwoman disse...

E de facto deveria existir casas para se conseguir fixar médicos e enfermeiros no concelho.
Aliás havia uma casa que é hoje utilizada como instalação da Câmara, destinada a fixar um médico(a), era a chamada casa do Dr. Godinho, mais tarde IPJ. Alguém se lembra? Eu quando para cá vim, há 19 anos e meio, foi-me dito isso, lembro-me ainda que chegámos a ter um veterinário municipal e se não me engano estava instalado nesta casa.
Creio que uma casa é pouco, mas de facto deveria existir casas reservadas para fixar os médicos, professores, enfermeiros pois há interesse que pessoas ligadas a estas profissões se fixem no concelho. Em muitos concelhos fazem isso. O chato é quando estas casas existem, mas depois nada se faz para que elas sejam usadas para esse fim.
Há que dar incentivos a estes profissionais e a outros e isso não está a ser feito.
São coisas tão básicas, tão do senso comum que faz-me confusão estas questões ficarem esquecidas.

Anónimo disse...

Em resposta ao sr.victor:

Parece que ficou aborrecido com o meu comentário, mas acho que não percebeu o intuito do mesmo!
Mas sinceramente, pense lá um pouquinho...para voces conseguirem ser eleitos com uma casita, quantos não teriam de ficar à vossa frente??? Claro que é com todo o mérito que a sua esposa tem o curso que tem, e ainda bem que veio aqui para o nosso concelho...mas sinceramente continuo a achar que não fazem parte do grupo de cidadãos a quem cabe uma casa da habitação social. E se em Lagos há professores etc e tal nessa situação, deve ter sido um tachito que conseguiram de certeza, enfim é apenas a minha opinião...

E já agora respondo também à D.Ana Paula que pelos vistos se picou, ou que mais parece ser daqueles pessoas que sabe tudo ou que pensa saber tudo...quer estar em todas...
Mas realmente até me dá é vontade de rir quando leio o que escreveu!!!
CASAS!!! para médicos, enfermeiros etc...ERA SÓ O QUE FALTAVA!!!!
SERÁ QUE VOCÊ É DESTE PLANETA?????
Com os ordenadões chorudos que recebem era só o que falatava agora os MEUS IMPOSTOS E OS DE TODA A GENTE, agora servirem pa dar casa a pessoas para se fixarem no concelho e que recebem não sei quantas vezes mais que um cdadão comum!!! deve tar é a delirar minha senhora com todo o respeito...há quem pague com todo o gosto uma simples casita para aqui morar, porque este ainda é um dos melhores concelhos para viver...
Agora construir casas para fixar esses profissisonais, sinceramente!!! SENSO COMUM!!!! só se o seu...a malta fartou-se de rir como assunto...:-))))))))))))))

Anónimo disse...

A Paula tem toda a razão,já tivemos Médicos a residir no nosso concelho como o caso do Drª. Godinho que desde já agradeço a esso HOMEM bom e humilde toda a disponibidade que nos dedicou, que por acaso até residiu numa casa (alugada) se calhar até inferior á sua senhor anónimo de 12 de Setembro ás 23:36.

É verdade que se destinou na altura casas bastante modestas e económicas para eventuais vindas de médicos .

Senhor anónimo é por estas e por outras que este concelho não segue prá frente.

Então nós só merecemos que aquele Centro de Saúde (Grande Obra e cheio de condições)só esteja a funcionar como está?
Um simples RX aonde vamos? a Lagos, muitas vezes a pagá-lo.
E muitos outros exames e consultas da especialidade.

Olhe sabe o que lhe digo, ao contr´
ario do senhor, quando li o seu comentário!
Deu-me uma grande vontade de chorar porque este concelho e este povo FAZEM PARTE DESTE PLANETA e se você não cria condições para fixar os Médicos os enfermeiros e todo o tipo de gente que nos queira servir,é VOÇÊ que Não FAZ PARTE DESTE PLANETA.

Só se ouve comentar , por aqui e por acolá"essa terra é um "ATRAZO" só tem tascas e má língua"

Povo do concelho de Vila do Bispo vamos em Outubro todos contribuir para que pela positiva se mude estas MENTALIDADES.

Anónimo disse...

Em resposta ao sr das 10h37:

Se o Sr. acha que é preciso criar condições para essas pesoas se fixaremm cá é porque tem uma visão muito má do noso concelho e se é um atraso, é porque tem pessoas "ATRASADAS" como você com essa forma de pensar retrograda...ora sinceramente...tenha Dó...
Há que criar condições de trabalho e postos de trabalho para essas e outras pessoas. Porque se o Sr. e qualquer pessoa gostar deste concelho para aqui trabalhar, viver e educar e criara os filhos de certo não se importará de pagar o que se paga em qualquer outro concelho do País. Porque meu caro aqui sim tem-se qualidade de vida.
Haja bom senso e tenham mas é juizo quando para aqui vêm escrever barabaridades do género.
e parece que o Sr.também se quaduna c essa forma de pensar, e sendo um apoiante do MDI até me arrepia....
Até custa a crer que haja pessoas assim...secalhar ainda vive muito agarado ao passado...acho que devia viver o presente e acreditar num futuro melhor e acreditar que o nosso Concelho é um GRANDE concelho tirando a má lingua como o senhor.
Cá para mim o senhor só pode ser um desses profissionais que só olha para o seu umbigo.
Força MDI.Abaixo mentes destas.

Vitor Miguel disse...

OLá Sr. Anónimo de 12 de Setembro de 2009 às 23:36.

1º Não estou aborrecido com os seus comentários.

2º Mas parece que Sr. não está bem informado sobre o que é Habitação social, sendo assim eu passo a explicar: Habitação Social, são casas, com custos de construção controlados, que são feitos ou pelas Câmaras ou por Cooperativas de Habitação. Estas visam alojar pessoas, através de um concurso público. È claro que existem alguns requesitos para as Habitações serem atribuidas a quem participa nestes.

3º Sobre o que eu sei, e já mencionei, nenhuma das pessoas que eu conheço (ex: Professores, etc....)ficou com uma casa,por tinha uma "cunha" ou um "Padrinho". Aqui devemos ter em conta o numero de Habitações construidas, em que em primeiro lugar foram comtempladas as pessoas com menos rendimentos. É claro , que construindo-se um grande numero de casas, consegue-se satisfazer as necessidades da população (Isto é o que o Exmo. Presidente, Sr.Júlio Barroso, tem ajudado a fazer em Lagos - Centenas de casas...!!!). Agora no nosso concelho 9 casas para 32 candidatos...???...Isto é simplesmente falta de planeamento para as necessidades do concelho.

4º Não estou a "chorar" que devia ter sido comtemplado com uma casa, mas que o processo de atribuição não foi claro, não foi. Isso prova-o , quem moveu a acção em tribunal contra a câmara.E depois foi tipo baralhar as cartas, cortar e dar o jogo de novo.

5º Sendo eu filho deste concelho ,não tenho que estar a alimentar as aligibeiras de construtores de fora ,que fazem e vivem da expeculção imobiliária, e assim vão fazendo fortunas às custas dos mais abastados. Quem compras essas casas: pessoas que não são do concelho, e que as compram como casas de férias. Como eu já comentei, existem noutros concelhos do País, habitação com melhor qualidade de construção e de acabamentos, a preços bem mais baixos que os praticados no Concelho da Vila do Bispo, sobretudo em relação a Sagres, Salema e Burgau...Simplemente, viaje um pouco pelo nosso País, e conheça as obras de outros Presidentes e de outras Câmaras.Ou então simplesmente pelo nosso Algarve. Por aqui já poderá ter uma ideia do que já poi feito, apesar de tambem existir expeculação imobilária. Por exemplo nos ultimos 4 anos em Vila Real de Santo António, foram construidas 300 casas.

5º Ao outro Sr. senhor, que nos chamou de atrasados, pois fico sabendo, que o barreto é para que lhe serve. Da minha parte sempre lutei por aqui ficar, e num passado recente, em conjunto com outras pessoas, participei na criação de uma associação, organizei eventos de Surf e Bodyboard e fiz parte de uma Juventude Política. Infelizmente, por falta de tempo e por outras razões, tal envolvência nestas actividades não me é possivel.

Mas enfim como o velho ditado diz: A àgua lava tudo menos a má língua.

Não sou um "velho do Restelo", que fico simplesmente sentado e a criticar os marinheiros e as naus, a partirem para as descobertas.

Vamos alargar os horizontes , minha gente. Cultivem-se de conhecimento e de sabedoria.

Por ultimo, ainda não perdi a esperança e tambem não deixei de sonhar com um futuro melhor para todos nós. Se aqui temos os nossos empregos, se foi que decidimos morar, à que reunir forças e não baixar os braços.

Anónimo disse...

ora Sr Victor

parece que em breve sempre irá ter a sua casita.
o qué preciso é ter fé e votar no sitio certo, certo?