sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril, Sempre!























(Fotografia de Sérgio Guimarães)


No dia 25 de Abril de 1974, em Portugal terminava definitivamente meio século de opressão, medo e atraso.

O começo da Revolução teve duas senhas. A primeira, às 22.55h do dia 24 de Abril de 1974, para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas, foi dada por João Paulo Dinis aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa:
«Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois do Adeus ...».

E Depois do Adeus

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.

Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder

Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci

E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...

E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós.






(Música: José Calvário; Letra: José Niza)

A 2ª senha foi dada com a canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso (composta em homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde José Afonso tinha actuado, no dia 17 de Maio de 1964), gravada por Leite de Vasconcelos e posta no ar por Manuel Tomás, no programa Limite da Rádio Renascença, às 0.20h do dia 25, sendo antecedida pela leitura da sua primeira quadra. Foi o sinal para o arranque das tropas mais afastadas de Lisboa e a confirmação de que a revolução ganhava terreno.

Grândola, Vila Morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade


(Música e Letra: José Afonso)

Depois, fez-se a leitura de poemas da autoria de Carlos Albino, jornalista do República e colaborador naquele programa, que, a pedido de Álvaro Guerra e do comandante Almada Contreiras, tinha ficado incumbido de enviar senhas para sincronizar o golpe do MFA.

Comunicado do MFA do dia 25 de Abril de 1974 às 04:20h

Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.
As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.
Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração que se deseja, sinceramente, desnecessária.


Comunicado do MFA do dia 25 de Abril de 1974 às 14:30h

Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.
Pretendendo continuar a informar o País sobre o desenrolar dos acontecimentos históricos que se estão processando, o Movimento das Forças Armadas comunica que as operações iniciadas na madrugada de hoje se desenrolam de acordo com as previsões, encontrando-se dominados vários objectivos importantes de entre os quais de citam os seguintes:
- Comando da Legião Portuguesa
- Emissora Nacional
- Rádio Clube Português
- Radiotelevisão Portuguesa
- Rádio Marconi
- Banco de Portugal
- Quartel-General da Região Militar de Lisboa
- Quartel-General da Região Militar do Porto
- Instalações do Quartel-Mestre-General
- Ministério do Exército, donde o respectivo Ministro se pôs em fuga
- Aeroporto da Portela
- Aeródromo Base n.º 1
- Manutenção Militar
- Forte de Peniche

S. Ex.ª o Almirante Américo Tomás, S. Ex.ª o Prof. Marcelo Caetano e os membros do Governo encontram-se cercados por forças do Movimento no quartel da Guarda Nacional Republicana, no Carmo, e no Regimento de Lanceiros 2 tendo já sido apresentado um ultimato para a sua rendição.
O Movimento domina a situação em todo o País e recomenda, uma vez mais, a toda a população que se mantenha calma. Renova-se, também, a indicação já difundida para encerramento imediato dos estabelecimentos comerciais, por forma a não ser forçoso decretar o recolher obrigatório.
Viva Portugal!

















Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidárias com os soldados revoltosos. Uma florista, que ia levar cravos para a abertura de um hotel, ofereceu um dos cravos vermelhos a um soldado que o pôs na espingarda. Depois, começou a distribuir cravos por todos os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.
O cravo vermelho tornava-se assim o símbolo da Revolução de Abril de 1974.

(Na foto, em primeiro plano, Capitão Salgueiro Maia, um dos capitães de Abril)

7 comentários:

Anónimo disse...

O POVO UNIDO NUNCA MAIS SERÁ VENCIDO

Anónimo disse...

A malta está a queimar os ultimos á que aproveitar que o nós vamos pagado a factura não dinhero para festas para o povo nem o 25 de ABRIL?? mas eles comem tudo então e o resto que se lix

O ZÉ MATEUS NÃO NÃO CUIDES TANTE DOS PROJETOS NÓS DEPOIS RESOLVEMOS
POIS ÉS UM BOM TRABAHLDOR E PERCEBES DA MATÉRIA A POTOS SÓ PARA AMIGOS???

Anónimo disse...

fiquei indignada, ao ter estacionado á porta da camara,e onde me foi dito,que não se pode estacionar, quer dizer: ´não se pode estacionar, não se pode entrar, porque é só portas e mais portas.isto é uma camara ou uma prisão?
outra coisa que queria dizer,há uma casa em frente ao mercado municipal de Vila do Bispo,que serve para o pessoal de Lagos, estes funcionários da camara, irem almoçar. isto é lamentavel, porque há tanta gente a pagar rendas caras, com dificuldades, com necessidade de casa,e esta está a uso para refeições.este presidente já deveria ter reparado nas condições em que serta gente vive.

Anónimo disse...

AGORA VEM AI MAIS UMA BOLSA DE EMPREGO PARA OS PARAQUEDISTAS E AMIGALHAÇOS DE OCASIÃO DO GIGI,ESTOU ME A REFERIR A NOVA EMPRESA MUNICIPAL QUE IRÁ SER CRIADA MUITO BREVEMENTE,NÃO PODEM SER SELECIONADOS CIDADÃOS DO CONCELHO DIGA-SE RESIDENTES,M POIS ESTES PODEM SER MAL AGRADECIDOS,E NÃO TEÊM ONDE GASTAR O DINHEIRO,750EUROS PARA INCENTIVAR A UMA MAIOR NATALIDADE JÁ É BOM. VIVA O MDI.JOSÉ DE DEUS A COMANDAR O CONCELHO.

Anónimo disse...

QUERO LEMBRAR SÓ UMA COISA:
AS PESSOAS QUE ABREM OS OLHOS E NÃO SE ILUDEM DO QUE O GIGI POSSA A VIR FAZER DAQUI PARA A FRENTE,POIS NÃO PASSA DE FACHADA.TEMOS QUE NOS LEMBRAR O QUE ELE NÃO FEZ AO LONGO DESTES 12 ANOS.É POR ISSO QUE ACREDITO NO ZÉ DE DEUS,ELE SIM,CONHECE CADA PESSOA,UMA A UMA DESTE CONCELHO.

Anónimo disse...

sendo funcionário desta camara, posso dizer, que ao longo destes anos todos nunca vi tanto desboche e balda como neste actual mandato.força mdi

Anónimo disse...

A 5 MESES DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS O GIGI JÁ PROMETE TUDO E MAIS ALGUMA COISA ,MAS A LEGALIZAÇÃO DO TAL BAIRRO EM SAGRES ONDE ELE SACOU MUITOS VOTOS, HÁ 4 ANOS ESTÁ PRECISAMENTE NO MESMO PONTO OU SEJA NADA FEZ A NÃO SER COLOCAR SINAIS DE TRÂNSITO, COMO QUEM DIZ PARA NÃO FICAREM TOTALMENTE ESQUECIDOS,POIS SERÁ AQUI QUE ELE VAI PERDER AS ELEIÇOES, SERÃO NO MINIMO 1OO VOTOS Á VIOLA,ENTRETANTO JÁ CONVIDOU CERTA MALTA PARA UMA COMEZAINA À BORLIX QUE SE IRÁ REALIZAR SÁBADO COM A PRESENÇA DA VELHA LARANJA DO PARTIDO.FORÇA MDI VAMOS LIMPAR O NOSSO CONCELHO DE OPORTUNISTAS E TAXISTAS QUE EM OUTROS TEMPOS SÓ CONHECIAM VILA DO BISPO POR CAUSA DO NOSSOS PERCEBES.O DR JOSÉ DE DEUS TENHO A CONVICÇÃO QUE IRÁ SER O PRÓXIMO PRESIDENTE DE CÂMARA.