sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O direito à cidadania

Hoje sinto-me bem!

Sinto-me bem, porque, colocando sempre os interesses colectivos como prioridade, e utilizando os caminhos legais (Lei Orgânica nº 1/2001 de 14 Agosto), o direito de cidadania, a intervenção cívica que nos compete a todos, formalizou-se em 17 de Agosto no Tribunal da Comarca de Lagos, a aceitação do Movimento Democrático Independente grupo de cidadãos eleitores concorrentes às próximas eleições autárquicas de Outubro 2009 no Concelho de Vila do Bispo.

Soubemos desde sempre que para uma obra destas era necessário coragem, persistência, espírito de sacrifício e capacidade de trabalho.

Fomos coerentes. Entendemos que sendo um movimento cívico, que nascera para despertar e apresentar propostas credíveis para o Concelho, teria que envolver todas as localidades. Assim o fizémos, e candidatámo-nos a todas as Freguesias.

A recolha de proposituras iniciou-se em Março de 2009. Em quatro meses de actividade do MDI chegámos a pessoas e realidades diferentes, que por vezes pareciam surrealistas para o século XXI. Conhecemos os contornos de como as pessoas que detêm cargos de responsabilidade autárquica — e mesmo de Instituições sem fins lucrativos — transformam os cargos de responsabilidade perante os seus concidadãos em cargos de poder sobre os outros, criando laços de dependência ou mesmo prepotência.

Sendo um movimento pela positiva, só utilizamos um “NÃO”, o não à segregação. Isto é, quem quiser ajudar a fazer parte da solução dos problemas do Concelho, pode vir, independentemente da religião, tendência ideológica ou partidária.

Sinto-me bem porque tivemos dificuldades e dúvidas na colocação dos candidatos nas listas, bem como os restantes concorrentes, mas nós só existimos desde Março. Os restantes concorrentes existem na generalidade desde 1974, com estruturas, apoios e assessores. O que pelos resultados obtidos, me leva a sentir melhor.

Os problemas do Concelho focam-se no Social (as Pessoas a Habitação, a Educação), na Economia (sem o sector primário, Agricultura e Pesca, dificilmente se conseguirá mais valias no Turismo) e no Ambiente (transformar as imposições dos governos centrais, de ordenamento do território em oportunidades de turismo ambiental).

As soluções serão apresentadas muito em breve. Já que somos pioneiros na comunicação e interacção com os eleitores através do blogue, será aqui a primeira apresentação, estando desde já lançado o repto de que até ao fim de Agosto o tema será o SOCIAL — as Pessoas a Habitação, a Educação.

Para que nos sintamos melhor, discutamos ideias e não pessoas.

Pela Positiva.

José Marques

MDI VI

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem...caro Marques,sinto-me em sintonia com aquilo que você diz...mais uma demonstração da qualidade e do bom senso existente no MDI...faço minhas as suas palavras,fica demonstrato o espirito com que estamos no MDI...sim,digo estamos,porque eu embora não faça parte do Movimento,...definitivamente estou com vocês...contem com o povo de Vila do Bispo...PARABÉNS:

batwoman disse...

Gostei.

E lembrei-me de uma cena. No primeiro Big Brother aquele em que mais malhavam foi o que ganhou!

Se formos ver, o primeiro ministro recebeu muitas criticas e todos falavam mal dele e o que aconteceu, maioria absoluta.
Há 4 anos o Eng Gilberto Viegas ganhou com maioria também e se bem me recordo mais reforçada.

Será que não deveriamos seguir o concelho do Sr. Marques? Discutir ideias e não pessoas?????

Acho que poderíamos mudar de estratégia, pois acho que podemos ir à procura de mais exemplos e verificarmos que o povo apoia aquele que parece estar a ser o desgraçadinho! E será isso que nós pretendemos?

Temos de contrapor com ideias e projectos e esquecer um pouco a resposta aos tolos, mesmo que tenhamos uma vontade enorme de o fazer.
Digo eu e assino.

Um abraço e bem hajam todos os que vierem por bem.

luis costa disse...

Caro, Marques

Um abraço "contagioso" de amizade,deste seu amigo que se encontra enfermo.O grupo-MDI-reconhece-lhe o trabalho,a dedicação,e o espírito com que encarou esta causa,aceitando o entendimento que foi feito da conjuntura politica,sem ,em algum momento exígir honrrarias pessoais.O meu amigo sente-se bem -porque aqui não há gente a lhe querer espetar punhais nas costas - e nós também nos sentimos bem consigo porque confiamos nas suas capacidades,na sua lealdade,na sua amizade.Os seus camaradas do PS(alguns) é que nunca lhe viram qualidades,nós encontramos-lhe muitas.Um abraço amigo!

Anónimo disse...

Mais, temos de reforçar o que o Dr. José de Deus fez, e demonstrar que ele foi traído e julgando que as coisas estavam a ser feitas, foi traído por quem mais confiava, principalmente gente do Partido Socialista, mesmo dentro da Câmara. E quando ganhou o senhor Boaventura, que agora reconhece o valor do Dr. José de Deus, e está a apoiá-lo, inventavam mentiras sobre José de Deus.Estes, socialistas da ca... agora estão numa indefinição sem saber para que lado pender, por um lado são PS e por outro querem o MDI - VI, querem é estar a fazer as aldrabices parecendo que são gente de confiança.!
Sr Dr. José de Deus, isto é para ganhar não é para ficar só pela oposição. Portanto, mãos à obra!

Anónimo disse...

É Mesmo assim Marques...

Dos fracos não reza a história.

O caminho faze-se caminhando. Mais valem passos pequenos, firmes e seguros, do que grandes passos inseguros e fracos...

Como sempre estive no passado, estou no presente e, concerteza estarei no futuro, a dar-le o meu modesto, mas sincero apoio.

Força amigo, a verdade vencerá.
Pela Positiva

um abraço amigo.

FCortes disse...

De candidato para candidato, embora em lugares e listas diferentes, quero cumprimentá-lo, bem como a toda a sua lista. Naturalmente que como Nº1 terá responsabilidades acrescidas.

Naturalmente que partilhamos de opinião semelhante em relação a prioridades, é natural, também, que possamos divergir na forma de as resolver.

Mas é da responsabilidade daqueles que forem eleitos, como certamente o seremos, que trabalhem para a resolução dos problemas da população do Concelho de Vila do Bispo, como acredito que o faremos.

Pelo que sei até ao momento, existem muitas pessoas dedicadas à causa publica nas diversas listas, esperemos que 2009 seja um ano de mudança de mentalidades e da forma como se faz politica.

Cabe ao cidadão eleitor decidir, recolheço, aqui, publicamente, que não será tarefa fácil.

Vamos dificultar-lhe essa tarefa, fazendo uma campanha pela Positiva?

Conto com o amigo, pode o amigo também contar comigo.

Fernando Cortes

Anónimo disse...

"Sr Dr. José de Deus, isto é para ganhar não é para ficar só pela oposição. Portanto, mãos à obra!"

Um anónimo disse isto.
E eu outro anónimo digo:

TEMOS DE REPETIR ISTO BEM ALTO PARA DENTRO DE NÓS

Anónimo disse...

ESSE AMIGO QUE FALA DO BOAVENTURA QUE TENHA UM POUCO DE RESPEITO OU ENTAO DIGA QUEM E PARA QUE TODOS SAIBAM SE E MAIS AMIGO DO ZE DE DEUS DO QUE OU OUTROS QUE SEMPRE FORAM AMIGOS DELE. ALIAS 3ESTE AMIGO ENTRE ASPAS ATE NAO SABE QUE O ZE DE DEUS TAMBEM E DO PS . DEVE SABER QUE OS BONS POLITICOS NAO SAO INIMIGOS UNS DOS OUTROS SAO ADVERSARIOS. ADEUS AMIGO APOIANTE DO MDI

Anónimo disse...

Também eu: hoje sinto-me bem --tomei o viagra e vou
fugir aos impostos pondo o que saquei na zona franca da Madeira! francamente sou um democrata...menos financeiramente. Bem-hajam fisco e justiça pelas férias que me estão a proporcionar no meu recém investimento na Mareta...está sempre a crescer e não há melhor que apostar numa dupla: PS-PSD!

Anónimo disse...

Gostei do que li. Homem directo.
E todos os contactos que tenho tido com ele têm sido inteligentes e de apoio ao cidadão.
Desejo-lhe uma boa campanha com sucesso.
Tem o meu apoio.

Anónimo disse...

Amigo Marques, sou grande admirador seu ,estou noutras listas,tenho pena, mas pode ser ke um dia nos encontremos... um abraço.

sandra mateus disse...

tenho seguido com atenção o blog e fico feliz pelo interesse dos cidadãos, vejo que o interesse se estende tambem aqueles que dizem não acreditar na força do mdi.A politica deveria de ser encarada como o futebol cada um torçe pela sua equipa mas no final do jogo somos todos amigos como antes quer se perca ou se ganhe.Um abraço forte ao amigo luis costa e força para a campanha que se aproxima.