sábado, 12 de setembro de 2009

Algumas verdades

Pavilhão Municipal: O concelho não tem hoje um pavilhão porque o PSD, quando chegou à Câmara Municipal, uma das primeiras decisões que tomou foi a de rasgar um protocolo que estava assinado com o Governo para a construção de um pavilhão, comparticipado pelo Governo e por fundos comunitários. E depois durante doze anos andou a dormir, excepto na campanha eleitoral de há quatro anos em que usou um projecto da Câmara em cartazes partidários. Uma vergonha!

Piscinas Municipais: Nunca se preocuparam com o assunto. A três meses das eleições tentaram vender uma parceria público-privada. Que até parece que não custa nada. Ainda haverá quem acredite? Sem projecto, sem contas feitas, sem nada. Agora que já não têm fundos comunitários é que se lembraram do assunto.

Empréstimo para o Lar de Budens: Não quiseram, ou não foram capazes de recorrer a financiamento disponível para este tipo de equipamentos. Depois dizem que o empréstimo permitiria fazer creches, polidesportivos e outros. A quem pensam que enganam? O empréstimo iria libertar o dinheiro do Lar para outras despesas, mas não para aquilo que dizem e que durante todos estes anos não fizeram e que este ano já não podiam fazer. Em ano de eleições parece que chegou a época dos milagres.

Parque Natural: Os Governos do PSD e do PS criaram a Área Protegida e o Parque Natural, aprovaram o Plano de Ordenamento, as medidas preventivas, as portarias da apanha dos perceves e da pesca lúdica. Mas, agora, assobiam para o lado como se não fosse nada com eles.
Percebe-se o incómodo. Eles dizem uma coisa e os partidos que representam, no governo, fazem outra. Passam o tempo a tentar atribuir culpas a quem não as tem e não assumem responsabilidades. Com esta atitude têm prejudicado o concelho e os seus habitantes, escondem o problema e têm sido incapazes de apresentar propostas alternativas, ou de assumir compromissos políticos.
Afinal, são ou não representantes dos partidos por que se candidatam? E o que é que os respectivos partidos pensam do assunto? O PS, ou o PSD, são capazes de apresentar um compromisso escrito em como o respectivo partido, se for para o governo, não aprova a revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural? Se não são capazes de fazê-lo, deixem-se de mentiras e de demagogia barata.

Fortaleza de Sagres: Foi um governo do PSD que decidiu fazer obras e fechar a Fortaleza de Sagres. E, nessa altura assumiu o compromisso de fazer uma pousada da juventude, num outro local, em Sagres. Esta promessa ficou por cumprir.
A Câmara Municipal não tem qualquer competência nesta matéria. Este é mais um caso em pretendem atribuir culpas a quem era na época presidente da Câmara. Mas, também aqui, o tempo se encarregou de demonstrar que tudo isso não passava de uma enorme mentira e da demagogia mais baixa.

Centro Oceanográfico de Sagres: Durante vários anos foi desenvolvido pela Fundação Oceanis um projecto para a construção de um Centro Oceanográfico em Sagres. O desenvolvimento e financiamento do projecto teve por base a garantia dada pelo governo e pela Câmara Municipal do financiamento da obra, através de um protocolo assinado entre representantes do governo, da Câmara e da Fundação Oceanis. Só a celebração de tal protocolo permitiu o financiamento do projecto.
A Fundação Oceanis fez tudo o que tinha que fazer – elaborou os projectos técnicos e fez o concurso público para a obra.
A Câmara Municipal, com mais ou menos turbulência, comparticipou na parte que lhe competia no financiamento do projecto.
Porque é que não se fez a obra? Por uma razão muito simples – não havia dinheiro suficiente porque o governo se recusou a assinar um contrato-programa para financiar a parte a que se tinha comprometido. E nem a Câmara, nem os empresários do concelho tinham, ou terão, capacidade para financiar uma obra de cerca de 24 milhões de euros. Estes são os factos.
É lamentável que numa questão desta natureza se faça baixa política e demagogia populista.
O candidato do PS, que conhece os factos, vem agora com todo o descaramento perguntar quem são os responsáveis. Como se não soubesse! É preciso desfaçatez e falta de vergonha na cara.

5 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma resposta do MDI,mais propriamente do seu Lider...reposta a verdade sobre esta matéria...sem mentiras,sem demagogia,sem papas na lingua...conheço os dados,estas são as verdades das matérias em causa...também são do conhecimento dos pseudo-politicos,que ano após ano veêm falando do assunto,mentindo e tentando tirar partido da ignorancia dos mais incultos...Haja coragem para dizer as verdades...eu vou votar MDI...pela verdade na politica.

Anónimo disse...

Sobre o:

Centro Oceanográfico de Sagres

Numa acta de 2005, o sr. José de Deus dizia que a obra iria arrancar em 2008.

Terá sido naif? (naive). Terá sido cego? Terá sido incompetente?

Como presidente da fundação oceanis ao afirmar aquilo, teria de assumir as responsabilidades.

Sei q não vao publicar este comentário, mas aqui vai na mesma.
M. Martins

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Caro M.Martins

Não sei a que acta se refere. E as previsões nem sempre se cumprem. Mas a verdade pura e dura é que no final de 2006 o processo estava integralmente cumprido pela Fundação Oceanis e havia condições para adjudicar a obra. E também tínhamos encontrado um parceiro capaz, com experiência e interessado em assegurar a gestão do Centro Oceanográfico. A obra não foi por diante porque a administração central, o governo, se recusou a cumprir o que estava contratualizado no protocolo e nos mandou, à Fundação e à Câmara, arranjar o dinheiro para financiar a construção. Há verdades muito inconvenientes. E os piores cegos são os que não querem ver.
Não temos medo do debate,nem da verdade e assumimos as nossas responsabilidades.
Quanto a este assunto, no que me diz respeito, fiz tudo o que podia fazer e mais do que aquilo a que a Fundação estava obrigada.
Uma das razões porque somos tão mal tratados por entidades externas ao município tem sido a nossa incapacidade para nos afirmarmos e o persistirmos em clubismos cegos e na defesa de pequeninos interesses de grupo.
O concelho merece mais do que isso. E precisa de se afirmar face a outros interesses de ordem regional ou nacional. Os partidos comportam-se como sendo donos dos eleitores porque ainda há muita gente que se recusa a ver o óbvio. Se os eleitores de Vila do Bispo tivessem um peso decisivo na eleição de deputados, provavelmente, o Centro Oceanográfico já estaria construído.

Cumprimentos do

José de Deus

Anónimo disse...

"El Chato"

Em relação ao comentário do Sr José de Deus, diria ainda mais...:

Se ao longo dos diversos mandatos, os próprios eleitos neste Concelho acreditassem neles próprios e na capacidade do mesmo (Concelho), não só o Centro Oceanográfico de Sagres estaria a funcionar, como o Farol estaria aberto à muito tempo, o Forte de Beliche não estaria fechado, a "Picos Verdes" estaria a "armazenar" energia e a continuar a sua investigação no Concelho, etc, etc.

Cabe agora a uma "nova" classe politica (com todas as candidaturas a "remarem" na mesma direcção) seja qual for a timoneira, fazer o barco chegar a bom porto (e que seja o da Baleeira).

E por falar em Baleeira, QUANDO É QUE TODOS ACORDAM E EVITAM QUE FECHE???

Ou acham que a polémica do gasóleo não tem interesses escondidos???

Estou-me nas "tintas" para "joguetes de bancada" a ver quem tem razão.

Está chegando a hora dos candidatos (TODOS) começarem a "deitar cá para fora" ideias para salvar o Porto da Baleeeira e a Lota, para que os pescadores não tenham de ir para Portimão descarregar o pescado, quer seja de barco ou de camioneta, o pescado de SAGRES, se tiver que ir para fora, vai chegar com qualidade inferior, e isso só pode interessar aos de fora do Concelho de Vila do Bispo.

"El Chato"

Anónimo disse...

El chato e não és tu que estás a apoiar um candidato de fora???