segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A mudança pela positiva

No concelho de Vila do Bispo, um grupo de cidadãos decidiu constituir um movimento independente para concorrer às próximas eleições autárquicas.
Encabeçado por José de Deus, que já foi presidente desta autarquia entre 1986 e 1993, nasceu assim o MDI - Movimento Democrático Independente, que pretende mudar o cenário político de Vila do Bispo «Pela Positiva!»

Para José de Deus, cabeça de lista do Movimento Democrático Independente, as eleições autárquicas que se vão realizar este ano são uma oportunidade que os cidadãos do concelho não podem desperdiçar, para que tomem nas suas mãos o seu próprio destino e alterem o rumo dos últimos anos.
Este movimento de cidadãos trouxe o enriquecimento do debate de ideias e de opções para o concelho e uma atitude nova e positiva para enfrentar os problemas e as dificuldades.
Apelando à participação dos cidadãos, para que façam uso do exercício pleno da cidadania, José de Deus considera que a intervenção cívica e política dos cidadãos, nas decisões que a todos dizem respeito, não se esgota nos partidos políticos. Num concelho como o de Vila do Bispo, onde todos são poucos para o que é necessário fazer, é urgente a participação dos cidadãos e a mobilização da vontade colectiva na defesa do interesse público.
O MDI compromete-se, pela positiva, a dar voz aos cidadãos e a trabalhar para todos.

A necessidade de mudar
O MDI surgiu da necessidade sentida por um conjunto de cidadãos do concelho de criar uma alternativa às políticas e à gestão do PSD. As políticas avaliam-se pelos resultados. E o resultado é que o concelho tem menos gente, menos vida, menos actividade e tem falta de equipamentos essenciais de que o PSD nunca quis saber. Durante estes 12 anos andou entretido em propaganda, em montar uma organização que está muito para além das necessidades do concelho, em espalhar alcatrão, em criar equipamentos de utilidade duvidosa. Andou entretido a “arrumar” o concelho, preocupado com as aparências e esquecendo-se de algumas necessidades fundamentais. A principal preocupação foi com aquilo que parece visto de fora, ignorando o que sentem e precisam aqueles que aqui vivem. Por este caminho é a própria existência do concelho que, a curto prazo, estará em causa.
Por tudo isto, é tempo de mudar!

As nossas propostas
Após um diálogo intenso com a população do concelho, o MDI está a preparar uma proposta que será o seu compromisso com os eleitores, uma vez que será a partir de uma visão do concelho de quem nele vive e trabalha, e das suas necessidades, que o MDI estabelecerá as suas prioridades.
Eis algumas:
• Reduzir a burocracia nos serviços da Câmara e eliminar procedimentos inúteis. Tornar efectivo e eficiente o atendimento aos cidadãos.
• Implementar políticas de apoio social consequentes que não fiquem por acções pontuais, mas que constituam uma resposta aos problemas reais da população e que contribuam para alterar o seu modo de vida.
• Inverter a tendência de perda de população, sobretudo jovem, o que só se conseguirá com uma política séria e eficaz de intervenção no sector da Habitação Social. Sem pessoas não há desenvolvimento.
• Dinamizar a economia local com uma intervenção efectiva da Câmara Municipal no estabelecimento de uma estratégia para o concelho (revisão do PDM), com investimento público e com o apoio aos cidadãos e às empresas.
• Construção de creches, de umas piscinas municipais e de equipamentos culturais que permitam a dinamização da sociedade civil e do associativismo.
José de Deus considera ainda que há algumas áreas que não sendo da responsabilidade directa da Câmara exigem o empenhamento desta de modo a que contribuam para uma estratégia de desenvolvimento local que tenha em conta os recursos do concelho e como pilar fundamental o incremento das actividades ligadas ao mar.
A Câmara Municipal não pode continuar de costas voltadas para as intervenções e políticas de âmbito nacional, parque natural, fortaleza de Sagres e porto da baleeira. Neste âmbito, deverá ser activa e interveniente de modo a que tais intervenções contribuam para o desenvolvimento do concelho e não surjam desgarradas da intervenção e do investimento municipais.
É preciso alterar as prioridades e o modo de actuação dos órgãos autárquicos.
Pela positiva significa que vamos melhorar o que está bem, vamos corrigir o que está mal e que vamos trabalhar com todos, independentemente das suas opções político-partidárias.
Precisamos de uma Câmara Municipal democrática e aberta aos cidadãos e não de uma câmara burocrática e fechada sobre si mesma.

Por tudo isto somos uma alternativa para mudar e para vencer.

8 comentários:

Anónimo disse...

Por tudo, o que aqui li,porque aquilo que penso sobre o desenvolvimento do Concelho,pelas pessoas que estão no MDI,tudo,mas mesmo tudo...me leva a dizer:sou um incondicional apoiante do vosso/nosso Movimento Independente...MDI.MDI.MDI.MDI.

batwoman disse...

Também neste blogue surgem os assuntos colocados com a seriedade merecida.
Acredito sim que é "Possível viver melhor no Concelho".

VI-MDI...... X

batwoman disse...

Desenvolvimento
Flexibilidade.
Novas perspectivas.
Novas apostas.
Dedicação.
Lealdade.
Proximidade.
Respeito.
Responsabilidade.
Prosperidade.
Progresso.
Solidariedade.
Diálogo.
Recursos Humanos.
Recursos Financeiros.
Simplicidade.
Humildade

Todos estão incluídos, por isso vamos votar VI-MDI.

batwoman disse...

Não tem muito haver com este tema, mas encontrei esta frase. Gostei e concordo.

"O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado."

Albert Einstein

Penso que a malta do MDI é democrata!!!!

Anónimo disse...

FORÇA MDI,OS DIAS ESTÃO-SE A APROXIMAR DO GRANDE DIA QUE EU ESPERO SEJA VITORIOSO, POR ISSO LUTEM ATÉ AO ULTIMO MINUTO E DESMASCAREM DE VEZ AQUELA GENTE QUE NOS TEM JOGADO AREIA PARA OS OLHOS AO LONGO DESTES ANOS TODOS. JÁ CHEGA.É POSSIVEL,EU VOTO ZÉ DE DEUS E A MINHA FAMILIA TAMBÉM.

Anónimo disse...

No blogue do PSd aparece relações de compromissos desde 2005, mas ele não está lá desde 1998?

Ou só começou a trabalhar pro concelho desde 2005? se sim o que esteve lá a fazer desde 1998?
as pessoas vão voltar a votar no "Ganda Vigarista"?

Anónimo disse...

DRº ZÉ DE DEUS APROVEITE ESTES ULTIMOS DIAS PRA DIZER TUDO O QUE TEM QUE SER DITO SEM EXCESSÕES.
TUDO É IMPORTANTE REFERIR PARA AQUELES QUE AINDA POSSAM TER DUVIDAS.
LUTE COM TODAS AS FORÇAS PARA CONSEGUIR UMA VITÓRIA BONITA MESMO QUE NÃO VENHA SER PRESIDENTE, NÃO VAI SER UMA DERROTA COMPLETA,VALEU A PENA O ESFORÇO. DE QUALQUER MANEIRA EU ACREDITO E QUERO-O CÁ COMO PRESIDENTE.FORÇA MDI.

Anónimo disse...

QUERIA FAZER UMA PERGUNTA SIMPLES.
COMO PENSA O DRº JOSÉ DE DEUS RESOLVER OU AJUDAR PESSOAS QUE PRECISAM DE HABITAÇÃO QUE NESTE MOMENTO A GANHAR O ORDENADO MINIMO E A PAGAREM RENDAS DE CASAS NA VOLTA DOS 250€ OU MAIS?
O QUE FICA PARA COMER?
O GIGI NUNCA PENSOU MUITO NISTO.
MAS.
ESPERO QUE O SRºPENSE.EXISTE CASOS DESTES NESTE CONCELHO.OBRIGADO.O MEU VOTO É SEU.