segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O MDI e as Freguesias

O MDI é um Movimento de cidadania, um Movimento de base, um Movimento de aproximação das pessoas e, consequentemente, o seu modelo de organização alicerça-se nas Juntas de Freguesia como um dos pilares fundamentais da acção política.
O MDI, ao contrário do PS e PSD, apresenta candidaturas a todas as Freguesias do Concelho: Sagres, Vila do Bispo, Raposeira, Budens e Barão de S. Miguel. Tratou-se de uma decisão de referência do projecto MDI.
Uma decisão trabalhosa porque obrigou à recolha de centenas de assinaturas de proponentes e à mobilização de dezenas de candidatos, mas primordial para quem, como nós, acredita nas Juntas de Freguesia enquanto instituições decisivas na interpretação e concretização dos valores inerentes ao Poder Local e na realização diária e eficaz de tarefas que tragam uma melhoria das condições de vida das pessoas.
O MDI entende como inaceitável, como um sinal do nosso atraso, como uma manifestação limitativa da Democracia, do Estado de Direito e do exercício do Poder Local, que ainda existam no concelho Juntas de Freguesia a funcionarem à porta fechada. Esta situação constitui uma vergonha para quem é presidente de Junta de Freguesia (nestas circunstâncias) e, também, para o próprio Presidente da Câmara Municipal.
Com o MDI, nenhuma Junta de Freguesia funcionara à porta fechada. Este é o primeiro compromisso e inabalável.
Com o MDI, os presidentes de Junta de Freguesia serão os primeiros autarcas a ouvir a população e os primeiros a ser ouvidos pela Câmara Municipal em encontros de trabalho periódicos e regulares.
Com o MDI, as Juntas de Freguesia terão os meios financeiros adequados a um funcionamento administrativo digno e um papel útil na resolução de problemas do quotidiano da vida das comunidades que representam.
Com o MDI, haverá uma política de descentralização de competências e de meios em todas as áreas em que, de forma concertada, se entenda que podem trazer acompanhamento permanente e maior eficácia na gestão de bens ou equipamentos, ou outro património público.
No domínio sócio-cultural, de ocupação de tempos livres e educativo, as Juntas de Freguesia devem ter meios reforçados que lhes permitam um papel mais activo junto das populações.
A Câmara Municipal, gerida pelo MDI, saberá estabelecer com as Juntas de Freguesia protocolos pelo período do próprio mandato, de modo a que estas, de forma programada, planeada e regular, possam contribuir para uma melhor organização social nas vilas e aldeias e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida das populações.
A experiência desenvolvida nos últimos 12 anos em Vila do Bispo pela Junta de Freguesia local corresponde, de forma muito objectiva, a um exemplo positivo que queremos ver implementado, alargado e melhorado em todas as Freguesias do Concelho de Vila do Bispo.

Com o MDI, pelas Freguesias!

Luís Costa
Candidato pelo MDI à Junta de Freguesia de Vila do Bispo

16 comentários:

batwoman disse...

Sei que tem desenvolvido uma grande cumplicidade com a comunidade principalmente os jovens.
Outras histórias mirabolantes que por vezes tenho lido, posso dizer que até agora nunca senti a arrogância que tanto o acusam, aliás até costumo ser bastante intuitiva com esse tipo de atitudes e não senti isso à cerca da sua pessoa.
Por isso ;) força.

luis costa disse...

Em nome do MDI,mas, também,em meu nome pessoal,muito obrigado !

Anónimo disse...

Tudo quanto fazemos na vida, é para nosso prazer em primeiro lugar. Só gostando muito do que se faz nós podemos ajudar os outros a desfrutar desse prazer que sentimos na actividade que exercemos.
Isto parece acontecer consigo Luis Costa, pois pelo seu trabalho, honestidade e dedicação à população da Vila (e não só) tem demonstrado isso mesmo.

Continue Luis Costa, são pessoas como você que fazem com que se possa viver melhor nesta terra.

Conheço outras pessoas também integradas no M.D.I. e que desinteressadamente (como o Luis) dão o seu contributo para que se possa alterar a forma degradante como ainda se vive neste Concelho.

A todos vós, o meu reconhecimento sincero pelo vosso trabalho, independência e dedicação, que estão a ter para que seja possivel mudar o rumo e melhorar as condições de vida da população do Concelhode Vila do Bispos

Força M.D.I. Pela positiva.
O concelho precisa de vós.

Saudações
Maria João

Anónimo disse...

O prazer para determinadas pessoas,vem no seguimento do espirito de missão.
Dei-me ao trabalho de analizar as caracteristicas da grande parte dos primeiros três candidatos dos diferentes concorrentes ás próximas eleições autárquicas.
Como este blog é minimamente livre, só não aceita as babuseiras e maldicências que outros, disfarçados de "Associação" deles,publicam.
Acho estranho ainda não se saber de que houve queixa crime contra aquela bandalha. Mas compreende-se, pessoas honradas, crediveis e de nivel acima da média não gastam energias com "fertilizante biológico".

Por outro lado também não dão a conhecer aquilo que é secundário ou acessório.

Contudo, fiquei tomado por uma ideia, "porque é que o MDI divide competentes pela Assembleia Municipal, pela Freguesia de Vila do Bispo e pela Câmara não os concentrando num projecto de Câmara?"

Espero ter essa resposta na campanha.

Anónimo disse...

Lendo, a sua opinião fico ciente de que, algo de novo está a passar por aqui.

E "Aqui" precisa dessas novidades, pois "contratar" Candidatos a presidentes de junta reformados, e ludibirá-los é apanágio do PS e do PSD, ou ainda, muito melhor, é apresentar mais do mesmo. Em Sagres, mudam as faces mas o pensamento lá está, Vila do Bispo trás novidade o PSD avnça com um candidato que quer ganhar e tem ideias para 2013, em Budens bastou apontar um cargo de Director geral do Lar e aí está o melhor candidato a presidente de junta, na Raposeira, era uma vergonha se o PSD não concorresse, como poderia limpar a imagem do candidato do PS?,Barão de S. Migue?!!, aí o PS fez um bonito acordo, trazendo três em um. Alguém na federação do PS está com muita azia, pois "SALVAR" a candidatura do PS á Assembleia com o VIsceral adversário de Adelino Soares e desconfiado politico da federação, è complicado para um municipe "ma ou menos" informado, compreender.

Mas qué questa gente quer?

Já não há vergonha na cara?

Fico confuso tambem quando leio os nomes do MDI.

José de Deus, Militante do PS.
José Marques, Militante do PS.
Carlos Diogo, Militante do PS.

Afinal o PS não quer estes gajos?! ou os gajos não querem este PS.

Anónimo disse...

SENHOR LUIS COSTA
SENHOR PRESIDENTE DA NOSSA JUNTA DE FREGUESIA DE VILA DO BISPO

Já passaram por lá muitos, entre eles o senhor Santos da Pensão Mira Sagres o Senhor José de Sousa todos HOMENS de grande amôr á nossa terra.
Posso afirmar que tanto eles como o Luis merecem ficar na nossa Galeria das boas recordações da nossa terra.

Tambem afirmo com toda a certeza que o Luis vai ficar mais uma vez à frentre da nossa freguesia, pois é uma pessoa COMPETENTE, HONRADA, SOLIDÁRIA,
HUMILDE, DEDICADA e COM GRANDE PERFIL para o cargo a que se destina.
O nosso povo não vai em cantigas, pois sabe muito bem a quem confiar a resolução dos seus problemas a nível local.
Força amigo LUIS mantenha a sua personalidade a sua coragem e a sua inteligencia para com os outros.

Isto não é fazer politica é dizer aquilo que é justo dizer!

Obrigado
FORÇA

Anónimo disse...

Li há pouco noutro blogue algo que me sencibilizou,o canditato do PSD á junta de freguesia da Vila a insurgir-se contra os seus apoiantes da forma pouco digna como estão a tratar o nosso presidente, parece-me ser um caso raro nos dias que passam, e motivo de reflecção.

josé disse...

É,ainda não li ,mas trata-se de uma atitude de grande elevação moral.A família Pereira é esperta,poderosa,e misericordiosa com os seus adversários políticos. Pelo que sei os comentários que lá são feitos são anónimos,pelo que facilmente se conclui que é o povo de vila do bispo que lá vai comentar.São as crianças,os jovens, os idosos,até os próprios elementos do MDI,pela calada da noite vão ao blogue do PSD para dizer mal do Luís Costa.A quem é que o nosso querido anónimo pensa que engana?

josé disse...

É,ainda não li ,mas trata-se de uma atitude de grande elevação moral.A família Pereira é esperta,poderosa,e misericordiosa com os seus adversários políticos. Pelo que sei os comentários que lá são feitos são anónimos,pelo que facilmente se conclui que é o povo de vila do bispo que lá vai comentar.São as crianças,os jovens, os idosos,até os próprios elementos do MDI,pela calada da noite vão ao blogue do PSD para dizer mal do Luís Costa.A quem é que o nosso querido anónimo pensa que engana?

Anónimo disse...

O blogue do PSD, é um sítio onde eles falam uns com os outros´uma comunicação em circuito fechado,uma conversa viciada. Já desisti de lá ir fazer qualquer comentário porque só publicam o que lhe é favorável. Para arranjar leitores vêm ao blogue do MDI lançar umas farpas como o comentário do bondoso fernando.

batwoman disse...

E pronto irritei lá no outro blogie, um anónimo.
Que chatice.
Isto de ter a mania que sou boa e desatar a armar-me aos cucos pra todos os lados, tava-se mesmo a ver no que ía dar. Irritei um anónimo e fui protagonista no blogue PSD, num alto momento do real protagonista.
Eh pa´, sou mesmo um espectáculo !!!!
eheheh
pois conversam uns com outros e aparece lá esta chata...fica o baralho tresmalhado.
Isto de querer ser cidadã do mundo e estar atenta é irritante...(credo, a mulher não se olha ao espelho. Não tem meias pra coser minha senhora? Irra.Cale-se.)
loool

ze de barao disse...

ganhariam sim em barao de s.miguel se a grande amiga carmelita tivesse como cabeça de lista.o sr. vidal ja la teve na junta e nao fez nada.perguntem aos populares de barao se eles gostam dele.....
a carmelita simmmmmmmmmmmmmm.....

amigo do zé de barão disse...

Se ganharmos pode bem acontecer que a Carmelita a meio do mandato passe a ser a presidente.Sem a dedicaçaõ do Vidal não seria possivel ter conseguido apresentar lista em barão.Numa terra tão pequena não é fácil arranjar assinaturas para 2 listas independentes.Mas é bom que as pessoas de barão possam escolher. Barão não é terra de um só senhor.Actualmente a junta de barão é amais atrasada do concelho.

Anónimo disse...

então votem pela carmelita e obriguem o vidal a ser homem!

ze de barao disse...

pois caros amigos a junta de barao ja parece que anda no tempo dos dinisauros porque o actual presidente ja la esta a muitos anos....eu continuo a dizer a carmelita sim......ja me ia esquecendo que foi que aconteceu ao dr.ze de deus e ao palros eram tao amigos e agora dao-se mal...gostava que me fosse esclarecido isso ja fiz essa pergunta uma vez e nada de resposta tem medo de que se saiba a verdade.......

MDI - Movimento Democrático Independente disse...

Caro Zé de Barão

Creio que não vale a pena perdermos tempo com estas pequenas provocações.
Como sabe não aconteceu nada entre mim e o Palroz e, pelo que me diz respeito, não tenho qualquer motivo para me dar mal mal com ele. Nem dou. Por isso não tem qualquer sentido essa sua afirmação de que nos damos mal. Temos opões diferentes. O que é legítimo. Mas que não nada que ver com as relações pessoais.

José de Deus